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Como melhorar a taxa de abandono de carrinho de compras

Marketing, 16 de outubro de 2018

Antes de você começar essa leitura, um spoiler: você pode estar perdendo muitas vendas pelo chamado “abandono de carrinho”. Mas, calma. Esse é um problema muito comum em lojas virtuais. E é justamente sobre a solução para esse problema que vamos falar neste artigo. Segundo o estudo E-Commerce Radar, a média foi de 82% de carrinhos abandonados em 2017.
Já de acordo com a Forrester Research (https://go.forrester.com), cerca de 50% dos lojistas virtuais sofrem com taxas superiores a 50% de carrinhos abandonados. O abandono de carrinho acontece quando o usuário seleciona os produtos, coloca no“carrinho” da loja virtual, mas não finaliza a compra, “abandonando” o site.
Se você se assustou com a média bem elevada, é ainda pior. No E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho se manteve estável em comparação aos anos anteriores. É por isso que a pergunta mais feita pelos donos de lojas virtuais é: como melhorar a taxa de abandono de carrinho de compras?
Alguns motivos do abandono de carrinho
Antes mesmo de pensar novas ferramentas para melhorar sua taxa de abandono, avalie se não há algo errado com a estrutura que você tem hoje. Veja alguns motivos que podem estar levando ao abandono do carrinho na sua loja.
User experience
Hoje cresce bastante o conceito de UX, em inglês "user experience". Consiste no conjunto de elementos e fatores ligados à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa. O termo foi utilizado pela primeira vez por Donald Norman na década de 1990, mas começou a ganhar força recentemente. Pense em como está sendo a experiência do usuário na sua loja virtual.
Preferência pelo desktop
O acesso mobile pode ser um dos motivos. Ele cresceu exponencialmente, mas a confiança de fazer compras pelo celular não acompanhou. Há muitos consumidores que criam seus carrinhos em dispositivos móveis mas preferem finalizar a compra no desktop.
Falta de informação
A página de finalização, conhecida como checkout, precisa ter o resumo de todas as informações da compra, de forma clara e detalhada. Antes de apertar o “finalizar compra”, o consumidor quer ter certeza dos detalhes do produto, cor, tamanho, tipo, forma de pagamento, frete e etc.
Tempo de carregamento de página

Ninguém gosta de site lento, não é? Quando se trata de uma compra, então, é fácil desistir quando a navegação é muito lenta ou várias páginas apresentam erro. Uma navegação difícil aumenta a chance de o consumidor desistir da compra.
Formulários extensos
A vida de hoje, bem corrida, requer praticidade e simplicidade. Quando se depara com muitos
campos a preencher, o consumidor desanima. Formulários extensos, com muitos dados a
serem informados, são capazes de fazer o consumidor abandonar o carrinho e comprar em
outra loja.
Frete
Em muitas lojas virtual, só é possível saber o valor do frete na página de finalização da compra. Assim, apenas para uma consulta, o consumidor é obrigado a colocar o produto no carrinho e seguir, para só assim saber o custo e prazo de entrega.
5 soluções para melhorar a taxa de abandono de carrinho
Retargeting
Essa é uma das estratégias de marketing mais eficientes atualmente. Sabe quando você pesquisa um produto, depois entra em outro site e “milagrosamente” aparece aquele produto nos anúncios da página? Pois é, isso é retargeting.
Essa estratégia de marketing digital permite que anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em seu site. Significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa, com o objetivo é impactar, de novo, o usuário que já demonstrou interesse no seu produto.
Já percebeu que isso tem tudo a ver com o abandono de carrinho? Alguém que chegou até a última página de compra mas não finalizou pode tomar essa decisão justamente com o retargeting.

As taxas de conversão costumam ser excelentes, pois os usuários são impactados de acordo com seu histórico de navegação. Com o retargeting também é possível fazer campanhas para públicos específicos, por exemplo quem apenas visitou o site, quem já conhece a loja mas não realizou nenhuma compra, e até os clientes que já conhecem o site e já compraram.
E-mail marketing
Quando chega até a página de checkout, o cliente, muito provavelmente, já forneceu um e- mail de cadastro. Só aí você já tem um valioso contato para continuar a comunicação mesmo depois do abandono de carrinho.
Em alguns casos, esse e-mail de cadastro vem acompanhado das preferências dos usuários, que também podem ajudar na segmentação dos e-mails enviados.

Envie informações sobre queda de preço ou facilidades de pagamento, que podem ser grandes atrativos para resgate dos carrinhos. Lembre o usuário da compra e mostre que ele pode recomeçar de onde parou.

Outro possível uso eficiente do e-mail marketing é fazendo o disparo para bases nichadas de afiliados. Já falamos aqui sobre o marketing de afiliados no nosso Blog em “Saiba mais Sobre Marketing de Afiliados”, e o e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta no sentido de atingir um público específico e mais propenso a finalizar a compra.
Cupons de desconto
Outra opção que pode melhorar bastante sua taxa de abandono de carrinho é oferecer cupons
de desconto. Assim, você pode dar um desconto em um dos itens selecionados, na compra por inteiro ou em um item complementar, que normalmente é comprado em conjunto com um dos produtos escolhidos.

Além disso, também é possível trabalhar os cupons de descontos com afiliados. O anunciante emite um código de desconto para uma categoria ou um produto que pode ser disponibilizado para toda uma rede de afiliados ou afiliados específicos.
Plugin de recomendação
O plugin de recuperação é uma tecnologia especial com alto poder de conversão. Essa ferramenta considera o que já falamos aqui e é tão importante: experiência do usuário. Consiste em uma caixinha de diálogo personalizada, que recomenda produtos de acordo com os hábitos de navegação do consumidor. Dá para programar recomendações de ofertas especiais, frete grátis, produtos com desconto e muito mais. E o mais legal: de forma personalizada e humanizada, o que é muito mais atrativo aos usuários e com mais chances de conversão.
Recuperação de carrinho
Essa solução usa o e-mail marketing e lembretes no site do anunciante para recuperar aquele cliente que abandonou o carrinho de compras. É possível filtrar por campanha, recomendações de produtos e descontos.
É uma forma prática de o anunciante automatizar todo o processo de recomendação de produtos e traçar estratégias para persuadir os usuários a fechar a compra. Também dá para personalizar o conteúdo e disparar diferentes mensagens, otimizando as ofertas e anúncios, e convertendo mais.

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