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Entrevista com Leonardo Li Puma da Cupons Mágicos

random, 2 de junho de 2015

Leonardo Li Puma

Nome: Leonardo Rigotti Li Puma

Cargo: Gerente de Marketing de Afiliação

Empresa: Global Leads Group – Cupons Mágicos

1. Como e quando começou o Cupons Mágicos?

O Cupons Mágicos iniciou em 2012 como um projeto da Global Leads Group, que já possuía outras iniciativas como o site Assim Se Faz (www.assimsefaz.com.br) e Dsconto (www.dsconto.com). A empresa identificou o potencial do mercado de cupons através de pequenos testes de cupons na sua plataforma de comparação de preços Dsconto, e esse teste demonstrou excelentes resultados e grande demanda dos usuários por cupons. Chegou um ponto que vimos que precisaríamos de uma plataforma específica para atender esta demanda. Hoje, o Cupons Mágicos está presente também na Rússia, México, Espanha, Itália e Ucrânia.

2. Quando vocês chegaram ao Brasil?

Em 2012 lançamos a versão brasileira do Cupons Mágicos e rapidamente nos consolidamos com um dos maiores publishers de cupons do Brasil, fazendo um trabalho consistente de conteúdo e atualização dos cupons, campanhas especiais como Black Friday e Dia dos Namorados, e construindo uma base de usuários envolvidos e sempre atualizados com os novos cupons através de nossas mídias sociais.

3. Qual a visão de vocês sobre o mercado de cupons nacional em comparação com outros países que vocês atuam?

O mercado brasileiro é o mercado que mais cresce dentro da Global Leads Group. Enxergamos, além de boas perspectivas para o futuro, uma grande oportunidade do mercado brasileiro de cupons se tornar mais profissionalizado. Isso demanda uma maior aproximação dos publishers, redes de afiliação e anunciantes. Um trabalho mais próximo com troca de informações relevantes, planejamento e estratégia em conjunto pode potencializar o uso dos cupons para trazer melhores resultados para todos os envolvidos. Em outros mercados como Espanha é prática comum o constante alinhamento de estratégias entre anunciantes e publishers com intermédio das redes de afiliação, gerando diversos casos de sucesso com retornos cada vez melhores. O Cupons Mágicos tem como objetivo cada vez mais entender a necessidade dos anunciantes para poder entregar a cada loja virtual a melhor solução através de suas ferramentas.

4. Soubemos que vocês estão lançando um novo site, quais as novidades que podemos esperar com esse lançamento?

Um dos nossos maiores projetos para 2015 foi o redesign de todo o site do Cupons Mágicos. O site foi inteiramente reformulado para ter um layout mais moderno, profissional e de uso mais fácil por parte dos usuários, que agora podem rapidamente  encontrar suas lojas e cupons favoritos ou novos, numa navegação mais amigável. O novo design foi planejado para ser mais limpo e com menos “ruido”, colocando em evidência o que realmente o usuário está buscando, os descontos. Melhoramos também nossa performance, em média temos 10x mais velocidade nesta nova versão. Para os anunciantes, vemos potencial para melhor retorno em conversão de vendas e geração de novos usuários, além da possibilidade do desenho de campanhas personalizadas. Estamos nos consolidando como um expert em compras online, oferecendo tanto para os usuários quanto para os anunciantes mais valor e satisfação com os resultados.

5. De que forma a Afilio contribui para o trabalho de vocês hoje?

Confiamos na Afilio hoje como uma rede que está aberta a sempre ouvir o publisher e o anunciante e fazer esta intermediação e aproximação para garantir melhores resultados. A Afilio sabe identificar o que seus anunciantes tem como necessidade e objetivos, e sabe como os publishers podem ajudar para atender esta demanda. O atendimento é sempre solícito, rápido e eficaz, e a troca de informações é sempre muito clara e direta. Mesmo estando um pouco distantes (nosso escritório fica na Alemanha) temos contato muito próximo com toda a estrutura da Afilio, desde atendimento até Financeiro.

6. Especula-se muito sobre a crise do país, quais seriam os próximos passos para o setor de e-commerce driblar as dificuldades?

O e-commerce deve focar sempre na satisfação dos seus clientes. Somente clientes felizes com suas compras voltarão a comprar. O uso de cupons de desconto é comprovadamente uma ferramenta que pode ajudar as lojas a atingir esse objetivo. Utilizando um cupom, é muito provável que o cliente irá fazer uma compra com um ticket médio mais alto que o padrão e irá se sentir realizado e privilegiado com a escolha da loja. Em períodos de crise, em que o consumidor passa a gastar menos, oferecer descontos pode ajudar a contornar esta situação. É importante destacar que os cupons devem ser estrategicamente pensados de forma a não atrapalhar a margem de lucro da loja, assim como devem ser desenhados de forma a atingir exatamente o objetivo de marketing desejado: aumento do número de vendas, aumento de ticket médio, novos clientes, etc.

7. Quais são as recomendações para quem está entrando no mercado de cupons?

Os anunciantes que estão iniciando no mercado de cupons deve sempre estar atento a alguns pontos. Recomendamos que cada cupom seja pensado exatamente para atingir um objetivo de Marketing específico: “o que queremos atingir com este cupom: Aumentar as vendas? Aumentar o ticket médio? Conquistar novos clientes?” – estas questões devem ser solucionadas desde o começo. Selecionar parceiros estratégicos que irão testar os cupons e auxiliar as lojas a definir a melhor ação para cada objetivo definido e divulgar o cupom dentro de seus canais também é de extrema importância. Por isso a comunicação constante com a rede de afiliação e publisher é necessária. Análise constante dos resultados também ajuda a loja a definir qual o melhor mix de cupons que irá trabalhar para atingir o seu objetivo sem danificar sua margem de lucro.

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