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Funil de Vendas: o que é e como montar o do seu blog.

Marketing, 8 de fevereiro de 2019

Você já definiu suas estratégias para cada etapa do seu funil de vendas? Se ainda
não, ou se nem sabe o que é isso, fique atento. Pois você está perdendo uma ótima
oportunidade de aumentar suas conversões!
Hoje, não há como deixar de lado o funil de vendas. Ele ajuda a definir sua
estratégia de marketing, trabalhando seu público em todas as etapas da jornada.
O primeiro passo é você entender o que é funil de vendas, como funciona e para
que serve. Depois disso, você deve pensar em estratégias para cada etapa.
Para isso, confira as dicas a seguir!
O que é funil de vendas
Para entender melhor o que é funil de vendas, pense no formato mesmo de um
funil. O topo é mais largo e vai afunilando, diminuindo de volume até chegar no final,
bem menor que o topo.
Essa é a ordem normal da visitação e interação do seu público com seu conteúdo,
onde o topo abrange uma grande quantidade de pessoas e interesses mais
abrangentes.
No fundo do funil estão os usuários mais interessados, que mais se identificam com
seu conteúdo, produtos e serviços, e por isso mais propensos a converter.
O funil de vendas é um modelo estratégico que traduz a jornada do cliente, desde o
primeiro contato até o fechamento do negócio.
Etapas do funil de vendas
Podemos pensar nas etapas do funil de vendas assim (considerando o primeiro item
o topo e o último o fundo):
1) Visitantes: primeiro contato (descoberta)
2) Leads: interesse inicial do cliente, quando ele aceita receber um contato
3) Oportunidades: quando há interesse do cliente em fechar pois ele percebe uma
necessidade
4) Vendas: quando ocorre a conversão
Mas, em geral, o funil é dividido em três níveis: topo, meio e fundo.
Topo do funil

É a fase de aprendizado e descoberta, também chamada de etapa da consciência.
Quando o visitante descobre uma necessidade ou problema e tem o primeiro
contato com seu conteúdo, produto ou serviço.
Nessa fase, o mais indicado é oferecer conteúdos que eduquem o visitante. Ou
seja, conteúdos ricos, como por exemplo infográficos e e-books gratuitos.
Mas, não esqueça de pedir um cadastro para que o visitante tenha acesso a esses
conteúdos. Ao fornecer dados como nome e e-mail, esse visitante se torna um lead
e avança no funil de vendas.
Meio do funil
Aqui acontece o reconhecimento do problema. É quando o visitante começa a
considerar a solução que você oferece.
Quem chega nessa etapa já leu bastante sobre o assunto, já consumiu materiais
gratuitos e já considera a compra. Porém, ainda tem dúvidas se a sua solução é
realmente a melhor opção.
No meio do funil, seu objetivo é ajudar esse visitante que virou lead. Ele já interagiu
com o seu conteúdo e forneceu informações básicas de contato. Agora, vocês têm
uma relação de confiança que precisa ser melhor trabalhada até chegar na
conversão.
Fundo do funil
No fundo do funil, seus leads qualificados se tornam oportunidades. Aqui, você já é
visto como uma referência no assunto e alguém que pode ajudar com algo a mais.
Esses leads já passaram por todo o processo de educação e estão prontos para ter
contato com um vendedor. Estão mais conscientes e convencidos de que sua
solução é boa.
Depois de comparações com outras empresas, esse lead qualificado vai escolher o
que acredita ser a melhor solução.
Assim, ele chega ao fundo do funil de vendas, última etapa do processo, realiza a
compra e se transforma, enfim, em cliente.
Como montar seu funil de vendas
Na prática, você pode montar seu funil de vendas em quatro passos:

1) Mapeamento: entrar em contato com o maior número possível de potenciais
clientes para entender, monitorar e otimizar a jornada de compra do seu cliente.
2) Definição de milestones: entender os milestones (marcos que mostram a virada
de um estágio para o outro) e como seu cliente passa por eles.
3) Definição das etapas: planejar seu funil com o objetivo de dar o maior suporte
possível à jornada de compra, fazendo com que o potencial cliente avance no funil.
4) Alinhamento entre Vendas e Marketing: com seu funil de vendas bem
planejado e estruturado, é preciso fazer um acordo entre os times de Vendas e
Marketing. Defina exatamente como eles podem se ajudar e trabalhar juntos com
foco nas conversões.
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