PERFORMANCE-MARKETING

Marketing de Performance: o que é e como aplicar no seu negócio

Marketing, 10 de janeiro de 2019

O marketing digital é um mundo de possibilidades. Há estratégias das mais complexas até as
simples que podem ser incrementadas no dia a dia de uma empresa. Independentemente do
tipo, elas possuem um foco: melhorar os resultados.
Nesse sentido, o marketing de performance é uma das principais estratégias utilizadas no
meio digital trazendo diversas vantagens e se destacando como fundamental para o
crescimento de um negócio.
Dois destes benefícios são a possibilidade de unir os dados de uma campanha e a criatividade
para alavancar resultados. Para que você entenda melhor o que é o marketing de
performance, precisaremos mencionar seu significado, benefícios, tipos e formas de aplicação.
Venha conosco!
O que é marketing de performance
Se você é lojista ou pretende montar sua loja online, sabe que o sucesso da marca na internet
está totalmente ligado ao número de acessos diários ao site (ou outro meio de venda).
É importante entender que as vendas de um produto, por exemplo, não irão aumentar de
repente se não houver anúncios pagos em veiculação.
Quem trabalha com marketing de performance sabe que isso não é uma tarefa muito simples.
Exige visão analítica e ferramentas adequadas para que funcione.
Em síntese, o marketing de performance é um direcionamento do marketing digital que está
fundamentado em resultados a partir da mensuração de dados.
Para ser mais específico, é o conjunto de ações que tem por objetivo a avaliação e a
reavaliação para indicar formas mais eficazes de investimento em campanhas.
Por exemplo, uma estratégia central para aumento de impressões é adotada pela empresa. Em
seguida, outras estratégias são pensadas com foco nas impressões.
O marketing de performance entra na história medindo o desempenho de cada tipo de
estratégia, visando contabilizar, gerar dados e analisar os relatórios para obter o resultado
esperado.
Pelo marketing de performance estar mais focado em ações como geração de leads e vendas,
as estratégias utilizadas devem ser rápidas e certeiras, porque o que agora dá lucro, daqui a
alguns minutos pode já não fazer mais sentido.
A importância do marketing de performance
Associado à alta performance, este tipo de marketing normalmente está veiculado às mídias
pagas. Por isso, o retorno sobre o investimento é tão mencionado, bem como todo o
desempenho das campanhas.
Com os dados analíticos, é possível saber se o dinheiro foi investido de forma correta e,
principalmente, no lugar certo para que haja o retorno.

As principais ferramentas que proporcionam melhor mensuração deste retorno são as
métricas como CPC (Custo por Clique), CPL (Custo por Lead), CPA (Custo por Aquisição) e CPM
(Custo por Mil Visualizações).
As plataformas mais utilizadas para obter resultados neste sentido são as seguintes:
– Google Ads: esta é a plataforma de anúncios do Google que permite anunciar em diversos
formatos, seja de links patrocinados, banner, vídeos e outros. Os anúncios podem aparecer no
Gmail, Google, Youtube e em sites parceiros.
– Facebook Ads: plataforma de anúncios do Facebook que, além de anunciar na própria rede,
permite anúncios no Instagram e em sites parceiros.
– Instagram Ads: funciona da mesma forma e em conjunto com o Facebook Ads. Esta
plataforma abre espaço para impulsionamento de posts, stories e muito mais.
– Marketing de Afiliados: diferente das demais, o investimento em marketing de afiliados está
diretamente ligado ao resultado. É uma forma de divulgação de produtos e serviços em troca
de uma comissão paga pelas vendas realizadas no site em questão ou pelos leads gerados.
5 tipos de marketing de performance
O marketing de performance está associado e pode acontecer por meio das impressões, dos
cliques, do engajamento (ou interação), dos leads e, como resultado, surge o crescimento das
vendas. Entenda cada um.
1. Impressões
Referente ao número de visualizações em um site, anúncios ou em publicações em redes
sociais. O número de impressões é um indicador que avalia a performance de um público a
determinado anúncio ou publicação.
2. Cliques
Alta taxa de cliques em determinado anúncio ou publicação significa que há bons resultados. É
importante gerar essa interação para que o cliente acesse o site e crie um relacionamento com
a marca. Se a taxa for baixa, o marketing de performance analisará e criará estratégias para
melhorias.
3. Engajamento
Relacionado às redes sociais, o engajamento diz respeito ao envolvimento e interação dos
seguidores. Pode ser por meio de curtidas nas postagens, número de seguidores, comentários
e compartilhamentos. Está mais ligado ao relacionamento da marca com o cliente.
4. Leads
A captura de leads pode fazer com que o negócio evolua porque estes são os clientes em
potencial. Com dados como e-mail, data de nascimento ou telefone é possível criar estratégias
de e-mail marketing para alavancar as vendas.
5. Vendas

Por fim, quando as demais etapas estão caminhando bem significa que as vendas estão
aumentando. Invista nas etapas anteriores e na mensuração das vendas para identificar quais
estratégias funcionam para seu negócio.
Como aplicar o marketing de performance no negócio
Antes de querer aplicar os conceitos do marketing de performance nos negócios, é necessário
ter em mente os objetivos e metas com as campanhas.
Quando os objetivos estão alinhados com o que se veicula, sabendo o caminho a ser
percorrido, as chances de sucesso são maiores.
Confira abaixo algumas dicas para montar uma campanha de marketing de performance.
Planejamento
Para tudo na vida, o planejamento é a chave para se evitar problemas e, ao mesmo tempo, a
raiz de todos os males.
Obter um planejamento específico para alta performance não é um bicho de sete cabeças,
mas pode destruir a campanha se não for feito da maneira correta.
Liste em alguma planilha ou caderno os seguintes itens:
– Objetivo da marca;
– Concorrentes;
– Data para veiculação da campanha;
– Budget (valor que possui para investimento).
Definição do público-alvo
Realizar uma campanha para o mundo significa não ter retorno algum. É importante focar em
um público-alvo, segmento ou nicho específico. Definir a persona que se interessa pelos
serviços e produtos oferecidos pela empresa facilitará a forma de se comunicar diretamente
com o consumidor.
Definição das métricas e plataformas
Veja o que será analisado na campanha de acordo com o objetivo inicial. As métricas e as
plataformas colaboram para entender o desempenho e o tipo de estratégia que mais se
encaixa com seu negócio.
De acordo com o que foi dito até aqui, alinhe as informações com o resultado esperado.
Explore todos os canais de divulgação possíveis, formatos e estilos para analisar o que mais faz
sentido e é aceito pelo público.
Envolva todos do time
Não é fácil manter uma equipe engajada e pronta para as demandas que podem surgir com o
sucesso do marketing de performance.
O fato é que não é possível fazer uma campanha girar sozinho. Por isso, preparar os
profissionais para atendimento, crescimento de acessos no site e aumento de pedidos é uma
etapa essencial para que toda a equipe esteja alinhada em um só objetivo.

Cuide dos clientes
Defina as ofertas ou promoções, mas jamais esqueça de satisfazer o cliente, inclusive no pós-
compra.
Se o objetivo geral da campanha foi alcançado e vendas foram feitas, certifique-se que irá
atender prontamente todas as demandas que surgirão. Foque na imagem positiva que deseja
transmitir aos clientes.
Monitore o funil
Você sabe quais são as etapas do seu funil de vendas? Desenvolva ações para cada etapa do
funil.
Ao montar as campanhas, atente-se a que fase deseja alcançar. O ideal é que o cliente seja
fidelizado no pós-compra e se torne efetivamente um comprador da sua marca.
Você pode oferecer descontos na segunda compra, por exemplo.
Inove
Chega de mais do mesmo! É o momento de criar valor, inovar e fazer algo diferente. Há
diversos casos famosos de empresas que na entrega enviaram cartinhas ou fizeram contato
para prestar auxílio no que fosse necessário.
Ações deste tipo impactam o consumidor e criam uma relação positiva entre ambos.
Preparado para começar a aplicar o marketing de performance na sua empresa? Conte para
nós os resultados. E se precisar de qualquer ajuda, não deixe de entrar em contato com
nossos especialistas!

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