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Marketing de Performance: Quais formatos investir?

Amanda Santoro, 18 de abril de 2016

Muitas redes de afiliação ainda trabalham, exclusivamente, com o formato de CPA (Custo por ação/aquisição), modelo de remuneração em que o usuário precisa finalizar uma ação (compra) dentro do site do anunciante. Obviamente, se formos pensar em faturamento, o modelo de CPA parece o mais lógico e mais seguro para que os anunciantes invistam em performance, mas a estratégia de cada empresa precisa sempre ser levada em conta.

A diversidade de formatos de comissionamento permite que a empresa/marca explore campanhas com diferentes focos: branding, lançamento de produtos, captação de leads, datas promocionais, e muitos outros. O que temos observado do ponto de vista de rede de afiliação é que o CPL (Custo por lead/cadastro) vem conquistando muito espaço com os afiliados, e que a contextualização dos materiais gráficos de acordo com as segmentações de público contribui muito para o crescimento das campanhas. Ou seja, o afiliado passa a ter à sua disposição diferentes tipos de comunicação aos quais poderá alinhar com as preferências do seu público, principalmente considerando segmentação psicográfica.

O email marketing utilizado tanto para campanas CPL como campanhas CPC, tem sido muito efetivo devido a sua liberdade criativa e comunicação com o usuário final. Testes AB usados nas segmentações mais simples como localização e sexo permitem que a campanha seja planejada em diferentes momentos, teste para avaliação de performance das peças, e volume para impactar os usuários com a arte que trará os melhores resultados.

Já em CPA, o que observamos é que a variedade de formatos aceitos dentro da campanha continua sendo a maior contribuição para o incremento das vendas e para o alcance do maior de número de afiliados, dentre os principais formatos podemos destacar: Cupons de desconto, cashback, links de texto, deeplinks e retargeting. Os afiliados vêm se profissionalizando rapidamente, e com isso, cada vez mais temos “especialistas” em determinados formatos tornando-se referências para o mercado de afiliação e trazendo importantes resultados para as campanhas.

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