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O Facebook revela as principais mudanças para 2020 no mercado digital

Marketing, 25 de abril de 2017

O ano de 2020 está a menos de 30 meses de distância e já promete ser um marco na história da tecnologia. Pelo menos é o que diz o novo estudo feito pelo Facebook IQ, o “20 shifts for 2020”, que releva as principais tendências para os próximos anos que irão influenciar o mercado de comunicação, marketing e tecnologia. A principal delas diz que até 2020 existirão mais pessoas com celulares do que com água corrente ou energia elétrica em casa, afirma o estudo.

Ele também afirma que, pela primeira vez na história, a população conectada à internet irá ultrapassar a parcela sem acesso à rede. O mobile vai gerar metade das vendas de e-commerce nos EUA e a Geração Y representará metade da força de trabalho global, mas não no atendimento ao consumidor, pois 85% desse tipo de serviço será realizado sem a presença de humanos.

Esse novo estudo foi gerado para ajudar agências e anunciantes a se prepararem para as principais mudanças pelas quais as empresas e a sociedade irão passar nos próximos anos. A ideia de criar este material veio através de conversas entre os principais parceiros do Facebook, que sempre questionam como será o futuro do mundo digital.

Confira a seguir as cinco principais tendências desse estudo:

1 – Identidades Omniculturais

A tecnologia expõe as pessoas a perspectivas variadas e, com isso, permite que as pessoas explorem identidades multifacetadas. As pessoas vão cada vez mais rejeitar os limites tradicionais e abraçar formas mais personalizadas, complexas e fluidas de auto-identificação. Mudanças em áreas como gênero, maternidade, paternidade e pertencimento cultural e linguístico sairão do nicho, fazendo com que as marcas repensem outras maneiras de chamar seus consumidores.

2 – Novas Negociações

Vamos entrar em uma nova era de negociação contínua, pois a tecnologia oferece novas possibilidades, controles e vantagens para as pessoas e as empresas, e o público passa a exigir mais das marcas, tanto no serviço quanto no produto. E, ao mesmo tempo, a aceitação das pessoasquanto ao aumento de preços demonstra uma vontade crescente de pagar mais por comodidade em relação a tempo e esforço economizado.

3 – Próxima geração trabalhadora

A Geração Y ultrapassou a Geração X como a geração mais populosa no mercado de trabalho dos Estados Unidos, e estima-se que, em 2020, eles farão a metade da força de trabalho global e definirão o futuro do trabalho. Enquanto tantos estudos sobre a mentalidade da Geração X deram resultados confusos, quando se trata de por que e como eles querem trabalhar, a maioria da Geração Y parece clara em sua visão estratégica. Eles vão dirigir uma grande mudança cultural à medida que procuram mais propósito, flexibilidade e conexões significativas com as organizações e pessoas com quem trabalham.

4 – Além do envelhecimento

“Os 60 são os novos 50 e os 50 são os novos 40. As pessoas estão começando novos capítulos quando se aposentam e usando suas conexões sociais para começar um novo desafio nessa fase da vida”, afirma Ann Mack, diretora de marketing insights do Facebook. Os futuros idosos serão pessoas vivendo vidas mais saudáveis e conectadas. Eles não só viverão melhor, como também por muito mais anos.

5 – Comprando perto e longe

Por um lado, as pessoas irão valorizar cada vez mais a cultura e comércio local. Por outro, os consumidores irão adquirir produtos de outras partes do mundo. Dados do Facebook revelam que dos 65 milhões de negócios feitos em sua plataforma, 35% são para pessoas de outros países. “No Brasil, quase 60% das pessoas estão conectadas a empresas em outro país. De maneira geral, os consumidores descobrindo novos negócios todos os dias. É isso que é fascinante, quebrar barreiras que existiam antes. A tecnologia está permitindo que esses produtores locais entrem em novos mercados nunca imaginados”, observa Ann.

O ano de 2020 estará aqui em poucos anos, mas muitas previsões do que ele vai causar no mercado digital já estão ao nosso redor. Isto nos dá a oportunidade de se organizar para traçar as melhores estratégias para o futuro, de modo que quando 2020 chegar, você já estará preparado para as novas tendências.

 

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