gameofthrones

O que podemos aprender sobre marketing digital com Game Of Thrones?

Marketing, 18 de julho de 2017

Em 2017, as pessoas ficam surpresas se você não assistir ao Game of Thrones. A série tem 38 prêmios Emmy, mais seguidores nas redes sociais do que a famosa série Breaking Bad e a cada novo episódio ganha mais fãs e desperta a curiosidade de um novo público.

No último dia 16 (domingo), foi ao ar o primeiro episódio da 7ª temporada, “Dragonstone”, que registrou 10,1 milhões de telespectadores, só nos Estados Unidos, 27% a mais que a estreia da 6ª temporada. Até então, o recorde de GOT era 8,9 milhões, no último episódio da 6ª temporada. Se somadas as reprises e o público que acompanhou por streaming, a audiência salta para mais de 16 milhões de telespectadores. Isso é incrível, principalmente quando você considera que a serie é uma fantasia.

Game of Thrones faz o que todo o mercado de crescimento sonha em fazer. Eles tinham um produto que não era popular, transformaram em nome de sucesso e fizeram fortuna.

Mas como isso aconteceu?

Deixe sua equipe usar e abusar da criatividade

A HBO é conhecida por confiar na sua equipe e deixar eles seguiram suas ideias sem muitas interferências. Eles acreditam que se as pessoas da equipe se sentirem seguras e comprometidas, eles são autorizados a seguirem a sua criatividade.

Dica: Não coloque restrições criativas. Confie na imaginação e no conhecimento do seu time, eles sabem influenciar o público e atingi-los da maneira certa!

Confie na sua marca

A HBO estava muito confiante de que a história da série iria impactar o público, porque era algo novo e nunca visto em nenhuma outra série. Eles não criaram algo que o público mais gostava, e sim, criaram algo que apenas alguns gostavam. Esse público pequeno ficou interessado na história e começou a divulgar para seus amigos e nas redes sociais. A medida que estreava uma nova temporada, mais popularidade e um público maior a serie ganhava. Hoje, Games of Thrones é o que mais gera audiência para a HBO.

Dica: Não se preocupe com o número de clientes. Encontre seu espaço no mercado, acredite no que criou, entregue as promessas e aumente as expectativas. Mesmo que os clientes não comprem seu produto, eles ainda estão conscientes de que ele existe e do potencial que ele tem.

Capriche no conteúdo

Com a aproximação da 6ª temporada, a HBO começou a lançar conteúdo que chamava a atenção do seu público. Lançou clipes curtos e vídeos animados para atualizar a memória do seu público, seguido de tesears com imagens fortes da temporada anterior.

A página do Facebook da série tem conteúdos interessantes com vídeos, citações, promoções e questionários em torno dos personagens e histórias para despertar a curiosidade do público e mantê-los conectados mesmo quando a série não está sendo transmitida.

O conteúdo da marca é outra estratégia que deu certo, seja as imagens impactantes, os aplicativos relacionados ou textos especiais em sites conhecidos, como BuzzFeed.

Dica: As redes sociais de empresas devem abusar de vídeos, fotos e outros elementos visuais que chamem a atenção. Os clientes devem ser atraídos para explorar mais informações sobre a marca. Use conteúdo ousado, novo e atrativo para desenvolver sua marca e fidelizar os clientes.

Conquiste as redes sociais

Game of Thrones pegou o embalo nas redes sociais a partir da 3ª temporada. Tem seguidores ativos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e no Tumblr. Algumas das suas campanhas de mídia social mais populares foram #TheWindsofWinter, a contagem regressiva de 30 dias chamada #BeautifulDeath e #TakeTheThrone.

A estratégia de mídia social para lançar a 6ª temporada trouxe um resultado maior do que esperado. De acordo com a empresa de análise de mídia social Talkwalker, a estreia da temporada gerou mais de 1,5 milhão de postagens sociais na semana anterior ao lançamento. Durante a transmissão, quase 200 mil interações aconteceram em redes sociais.

Dica: Crie uma poderosa presença nas redes sociais. A estratégia deve ser importante para que os clientes sempre falem sobre sua marca. Faça campanhas que envolvam a participação do seu público. Mantenha-os envolvidos publicando conteúdo relevante, respondendo a suas mensagens e compartilhando suas publicações.

Game of Thrones conseguiu manter seu antigo público e adquirir novos, mantendo todos interessados desde o início. Este é definitivamente um exemplo de marketing excelente!

facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail