“Trabalhar com digital é fácil. É só abrir o computador ou celular, dar uns cliques, fazer postagens, que os resultados aparecem”. Você já escutou essa frase? Parece mágica, não é?
Há quem pense que o trabalho com internet é fácil, quando na verdade, exige uma série de habilidades e certificações. Existem diversas áreas que possibilitam trabalhar com digital. Como por exemplo, Marketing, Comunicação, Vendas e Afiliação.
Todas demandam aptidões, capacitações e afinidade com a tecnologia. A seguir, o Blog da Afilio lista 11 habilidades para quem quer trabalhar com digital. Esperamos que você se identifique com todas. Confira:
#1 Sede por conhecimento
No digital, todo dia surge algo novo. Por isso, é importante estar sempre atualizado, buscar informações e novidades do seu ramo de atuação.
Aliás, quem deseja trabalhar com internet deve ter sede por conhecimento e gostar muito de aprender. É recomendado sempre fazer cursos e observar quais são as novas técnicas e práticas do mercado.
Procure ler o noticiário diariamente, além de acompanhar blogs específicos que falem sobre o mercado digital. O profissional que tiver sede por aprender conseguirá desenvolver estratégias mais atualizadas e afinadas para os clientes.
#2 Dinamismo
Para trabalhar com digital é preciso ser dinâmico e conseguir lidar com os imprevistos do dia a dia. Pode ser uma falha de conexão, instabilidade em sites, falta de comunicação. O profissional, dessa forma, deve ter calma e resolver com rapidez os problemas corriqueiros.
A tomada de decisão é outra habilidade importante. É recomendado analisar as possibilidades e escolher aquela que seja ética e traga um bom retorno. Se tiver dúvida, não tenha receio de perguntar.
#3 Familiaridade com tecnologia
Não dá para pensar em trabalhar com o mercado digital sem ter a mínima familiaridade com tecnologia. Uma área é totalmente ligada à outra.
Se você quer trabalhar nesse segmento é preciso entender as qualidades, defeitos, novidades, atualizações. Portanto, seja um amante do universo digital.
#4 Mentalidade analítica
Mesmo que você seja de humanas, para trabalhar com o digital é recomendado ter uma mentalidade analítica. Ou seja, acompanhar as métricas dos seus projetos para identificar erros, acertos e traçar novas estratégias.
Para isso, é preciso que você saiba interpretar dados e tirar os insights para melhorar os resultados da empresa.
#5 Facilidade para trabalhar em equipe
O ambienta digital é cheio de desafios, por isso é necessário saber trabalhar em equipe para resolução das tarefas. Os times devem estar integrados e o profissional deve colaborar para um ambiente de troca e cooperação.
Ter empatia, compaixão, clareza e estar atento a feedbacks, por exemplo, são importantes aliados para conseguir essa proeza!
#6 Criatividade
No ambiente digital é preciso se destacar com ideias novas e criativas. Por isso, tente sempre explorar seu lado criativo.
Busque referências, faça pesquisas não apenas de empresas brasileiras como também de fora do país. Elas podem servir de inspiração para ativar ideias criativas para seu trabalho. Criatividade é um exercício diário.
#7 Ousadia
Mas, não basta apenas ser criativo. É preciso de um pouco de ousadia também. Milhares de pessoas trabalham com o digital atualmente. Por isso, é necessário se diferenciar e ter sua própria identidade.
Ouse em suas ideias, planejamentos, traga algo novo ou com um novo ponto de vista.
#8 Conhecimento de Marketing
O conhecimento de Marketing Digital é uma das principais habilidades para quem deseja trabalhar com internet. As principais expertises que temos nessa área são:
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing de Performance;
- Afiliação;
- Redes Sociais;
- E-mail Marketing;
- Push Notification;
- Marketing de influência;
- SEO.
Saiba, pelo menos, o básico sobre cada um desses temas. Muitos sites abordam os assuntos de forma fácil e didática. Aqui mesmo no Blog da Afilio você tem acesso a diversos conteúdos.
#9 Visão estratégica
Traçar metas e fazer um planejamento para atingi-las em um determinado período. Isso é ter uma visão estratégica. Essa habilidade é fundamental para um profissional de sucesso no mercado digital.
Para decidir pelas melhores estratégias, é preciso entender como o negócio funciona e onde ele pretende chegar. Dessa forma, fica mais fácil e assertivo escolher os caminhos.
#10 Boa comunicação
Um bom profissional deve ter uma boa comunicação, passar suas ideias de forma clara, objetiva e sem rodeios. Ele deve ainda ser empático, ou seja, se colocar no lugar do outro para entender o que ela precisa e trazer dados relevantes.
“Será que eu conseguiria executar tal ação? Será que eu gostaria de estar no lugar dessa pessoa?” Sempre se faça essas perguntas.
Uma forma de desenvolver uma boa comunicação se dá por meio da leitura e conhecimento.
#11 Flexibilidade
Por fim, uma habilidade essencial para quem deseja trabalhar com digital é a capacidade de adaptação. O que pode ser aplicado para as tarefas diárias e para o relacionamento com superiores, clientes.
Devemos sempre ter cautela e sermos flexíveis às situações. O que, muitas vezes, significa realizar mudanças e adaptações na estratégia. É fundamental que o profissional acate novas ideias e seja flexível para se adaptar aos novos desafios.
E aí, você tem todas essas habilidades ou ainda precisa desenvolver algumas? Conte aqui nos comentários. E não esqueça: o importante é sempre dar o primeiro passo!