Ter uma loja virtual em 2021 ajudou muitos empreendedores e empresários a lidar com a pandemia sem adquirirem maiores prejuízos. Por isso, fique sempre de olho nas datas comemorativas para conseguir aproveitar o calendário e-commerce de 2022.
Mas, que datas são essas? Será que qualquer data comemorativa é importante para o e-commerce? Como descobrir as melhores?
De fato, não, nem todas as datas comemorativas entram no calendário do e-commerce. Mas algumas são essenciais e não podem sair do seu radar, principalmente as dos primeiros meses do ano.
Afinal, 2022 já começou e você não pode perder nenhuma data importante do calendário e-commerce que pode ser lucrativa para o seu negócio.
Veja a seguir as principais e já comece a organizar o seu planejamento de campanhas.
Conheça as principais datas do calendário e-commerce 2022
De janeiro a dezembro, muitas datas comemorativas agitam o calendário do e-commerce brasileiro. Veja a seguir as principais e não fique de fora de nenhuma delas!
30 de janeiro – Dia da Saudade
O dia da saudade não costuma ser uma data trabalhada por muitas empresas e não tem grande destaque se comparada às demais e conhecidas. No entanto, pode ser uma excelente forma de começar o ano com campanhas criativas.
Você pode usar o tema saudade para criar chamadas, publicidades e remarketings bem trabalhados e chamando o seu cliente de volta. Costuma dar muito certo para aumentar o faturamento no primeiro mês do ano.
Fevereiro – carnaval
Independentemente da área do seu negócio, o carnaval é sempre uma boa saída e não deve ser negligenciado. Você consegue abordar o tema folia de diversas maneiras.
Mas, além disso, é uma época essencial para ficar de olho nas logísticas que podem atrapalhar suas entregas e de seus fornecedores.
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8 de março – Dia da Mulher
Campanhas com o público feminino funcionam e são sucesso nos mais variados tipos de e-commerce. Afinal, as mulheres são maioria em muitas áreas e nichos.
Entretanto, cuidado com o teor da sua campanha e como vai abordar o assunto, além de procurar sempre trazer algo que faça sentido. É uma excelente oportunidade de trabalhar a imagem da marca e posicionamento social.
15 de março – Dia do Consumidor
Essa é uma das datas mais importantes para o calendário do e-commerce, pois muitos clientes chegam atrás de descontos e as empresas criam várias formas de beneficiar o público.
É importante dizer que, mesmo a data caindo no dia 15, as empresas costumam fazer a promoção na quarta-feira daquela semana, que em 2022 cairá no dia 16.
Abril – Páscoa
A Páscoa é uma data essencial para o calendário e-commerce. E ela engloba vários aspectos e categorias, tanto religioso quanto culinária, embalagens e brinquedos. Logo, movimenta vários segmentos ao mesmo tempo.
Maio – Dia das mães
O segundo domingo de maio não pode passar em branco no calendário do e-commerce. Essa é uma das datas mais expressivas para o e-commerce brasileiro, podendo as empresas dar variados enfoques, desde emotivos até humor.
12 de junho – Dia dos Namorados
O amor está no ar… o mês de junho costuma ser marcado nas empresas por dois motivos: dia dos namorados e festa junina. Com a pandemia nos últimos anos, elas exploraram bastante a primeira data no calendário durante todo o mês, estendendo promoções destinadas aos casais.
Datas do calendárioa e-coomerce no segundo semestre
30 de julho – Dia do Amigo ou da Amizade
Esta é uma data que costuma ajudar bastante o e-commerce brasileiro, principalmente no enfoque das promoções e novidades de descontos. Aquele velho: indique um amigo e ganhe algo, sempre funciona.
Agosto – Dia dos Pais
Assim como em maio, o segundo domingo de agosto também costuma ajudar bastante a movimentar um mês com poucos feriados e datas. As empresas costumam dar bastante enfoque em profissões, times de futebol e parceria.
15 de setembro – Dia do Cliente
Assim como o Dia do Consumidor, o Dia do Cliente é um marco para o e-commerce e nenhuma empresa gosta de ficar de fora. É muito comum ver campanhas, publicidades e muitos descontos para beneficiar os clientes e impulsionar novidades.
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12 de outubro – Dia das Crianças
Conquistas as crianças não é tão fácil, pois elas têm um gosto próprio. Mas, quando a campanha é bem feita e a empresa consegue atingir não somente os pequenos, mas também os pais, é só sucesso.
Muitas empresas costumam usar dessa data para criar promoções que beneficiem a família para que todos possam aproveitar, mas com foco em produtos infantis. As lojas de brinquedos são as que mais usufruem.
31 de outubro – Halloween
É uma data não muito comum no Brasil, porém nos últimos anos tem sido bastante usada como forma do e-commerce atrair ainda mais consumidores.
Novembro – Black Friday
A data mais importante do e-commerce para todos que trabalham com vendas. Para isso, as empresas que têm e-commerce costumam investir bastante em um planejamento de campanha, comunicação, aumento de estoque e estudo de logística para que tudo dê certo.
É uma data conhecida por muitos descontos, mas ao mesmo tempo tem muitas empresas com péssima fama. Por isso, cuidado para não enganar o seu cliente.
Novembro – Cyber Monday
O Cyber Monday é a primeira segunda-feira após a Black Friday e ajuda muitas empresas que querem destacar aquilo que não saiu na última semana ou criam novas promoções para conquistar quem não conseguiu aproveitar.
25 de dezembro – Natal
O Natal é uma das datas que mais movimenta o e-commerce em volume de vendas. E só essa informação basta para você ficar de olho nos resultados de 2021 para fazer ainda melhor em 2022.
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