Atualmente, o clube de assinaturas tem ganhado cada vez mais força e possibilidades, se tornando assim uma forte tendência, tanto para empresas quanto para assinantes. Para entender melhor o motivo, vamos explicar detalhadamente neste artigo o que é um clube de assinatura e porque essa modalidade promete crescer muito ainda.
O que é um clube de assinatura?
Para quem ainda não conhece essa modalidade, é extremamente importante esclarecer essa dúvida antes de continuar o assunto e apresentar todas as suas variações.
Um clube de assinatura é uma assinatura estabelecida entre o consumidor final e uma empresa de seu interesse. Através de uma assinatura que pode variar em função de sua recorrência e do período combinado, o consumidor recebe descontos ou benefícios em adquirir os produtos ou serviços da empresa com frequência. É importante ressaltar que um clube de assinatura pode ser pago ou gratuito.
A maioria dos clubes de assinaturas fazem envio mensal, mas algumas já estão disponibilizando escolher o período de envio por semanas. Assim, uma vez a cada período escolhido o consumidor recebe em um endereço de sua preferência – seja ele físico ou digital – o que foi contratado. Essa assinatura garante que o consumidor receberá sempre as melhores vantagens econômicas se falando do produto ou serviço comprado, e também em muitos casos, ficará sabendo em primeiro lugar das novidades da marca.
Principais Clubes de Assinatura e seus Benefícios.
Com o crescimento do e-commerce no Brasil, muitas marcas puderam criar seu clube de assinatura antes mesmo de ter suas lojas físicas. Com isso, as possibilidades de assinaturas são diversas: Clube de Assinatura de produtos pré definidos, de uma seleção de produtos escolhido pela curadoria do site ou mesmo de produtos pré definidos considerando os principais gostos do consumidor.
Podemos dar como exemplo, o clube de assinatura de cápsulas da Nespresso, que envia aos assinantes refills das cápsulas selecionadas. Ideal por exemplo para quem tem o costume de beber sempre um cafezinho.
Além dessa modalidade, existem também clubes de assinaturas digitais, ou seja: que não necessariamente entregam um produto físico. Um exemplo é do aplicativo Meu Cronograma Capilar, que oferece uma versão premium para os assinantes. Ou ainda o clube de assinatura da PetLover, que oferece aos assinantes descontos em produtos.
Um fato interessante sobre ambos os tipos de clube de assinaturas é que ambos podem ser impulsionados por influenciadores digitais, e ainda que muitos deles acabam criando seus próprios influenciadores, uma vez que oferecem descontos na assinatura ou mesmo um valor (uma renda extra) em um programa de indicação.
Agora que já apresentamos o que é um clube de assinatura, confira abaixo os principais benefícios dessa modalidade para as marcas e seus assinantes.
Benefícios de Clube de Assinatura para consumidores
- Preço melhor em produtos de interesse;
- Frequência e entrega garantidas;
- Possibilidade de garantir primeiro as novidades da marca;
- Sensação de exclusividade.
Benefícios de Clube de Assinatura para Marcas
- Receita mensal recorrente;
- Maior chance de gerar fidelização;
- Maior rentabilidade nos faturamentos;
- Melhor controle do estoque.
Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos por um clube de assinaturas a uma marca e ainda podem existir muitos outros dependendo do segmento e tipo de produto.
Um mercado promissor: clubes de assinatura.
Considerando todos os aspectos e benefícios, não podemos negar que assinar ou ainda desenvolver um clube de assinatura é uma excelente ideia e também uma tendência de mercado. Isso porque o clube de assinatura oferece benefícios para todos os envolvidos no relacionamento.
Ainda assim, destacamos outro ponto: novas realidades demandam novas necessidades. Por isso, é importante ter ideia do que será necessário para você daqui há alguns meses, e não o que foi na hora de assinar ou desenvolver um clube de assinatura.
Dessa maneira, os benefícios se tornam muito mais claros e concretos, e claro: mensuráveis. Afinal, melhor do que economizar é ter a clareza do que se poupou e as vantagens que essa ação trouxe à sua vida.
Assim, confira abaixo três motivos pelos quais acreditamos que investir em clube de assinatura é uma grande oportunidade:
- Possibilidade de se trabalhar os mais diferentes nichos;
- Dinâmica previsível, ou seja, garante um melhor controle do estoque, em outras palavras: possibilidade de iniciar sabendo de maneira muito mais concisa o espaço necessário para operação;
- Mais possibilidades de desenvolvimento de novos serviços.
Agora que você já sabe tudo sobre sobre o tema, esteja preparado para se surpreender com as mais diversas modalidades que existem!
E se você quer ficar por dentro das principais tendências de mercado e de marketing, acompanhe as nossas matérias e siga a Afilio nas redes sociais!