Com o avanço da tecnologia, a tradicional forma de comunicação foi desconstruída e o relacionamento entre cliente e marca foi ampliado. Mas para chegarmos até aqui, grandes profissionais influenciaram o mercado, trouxeram inovações, escreveram sua história e se destacam nesse universo competitivo. Graças a eles as formas de comunicação ganharam um novo formato com mais liberdade de expressão, novas abordagens e inspiraram o mercado e a publicidade. Que inclusive, os brasileiros são uma das maiores referências mundiais para o mercado criativo em matéria de modernidade.
Desse modo, em homenagem ao dia dos pais que está próximo, queremos homenagear os pais da comunicação que inspiram profissionais a construírem sua história e deixarem sua marca!
Walt Disney

O maior gênio criativo chegou a ser demitido do jornal da sua cidade com a justificativa de “não ser criativo o suficiente”.
Walter Elias Disney (05/12/1901 – 15/12/1966) foi um mestre da criatividade, transformou a forma de encantar os clientes e com seu trabalho inspirou e inspira gerações.
Seu primeiro passo no mundo da animação foi com a criação da produtora Laugh-O-Gram Films, em 1922, e foi à falência depois de um ano. Por mais que teve seus tropeços no caminho ele não desistiu, a sua trajetória foi em volta de superação. Seu primeiro grande sucesso só surgiu a partir de 1933 com o curta-metragem ‘Os Três Porquinhos’ que é considerado o curta de maior sucesso de todos os tempos.
Outro grande sucesso foi um famoso ratinho que também precisou de sua persistência até ganhar o sucesso merecido. Ele precisou fazer quatro filmes até conseguir exibir satisfatoriamente seu novo ratinho ao mundo. Os três primeiros não despertaram o interesse de nenhuma distribuidora. No ano de 1928, Mickey Mouse foi apresentado ao público antes de um filme em cartas, como resultado, é até hoje um sucesso absoluto. E foi dessa forma que Walt Disney se tornou a primeira celebridade vinda do mundo da animação. Sem dúvida, se existe alguém capaz de transformar os sonhos em realidade, essa pessoa é ele!
Philip Kotler

Ou mais conhecido como o “pai do marketing”, Philip Kotler é um estudioso norte-americano da área de economia e marketing, considerado o maior especialista no assunto. Com diversos livros e artigos publicados sobre o tema, foi o responsável por desenvolver o planejamento estratégico de grandes marcas internacionais, entre elas IBM, Motorola e Bank of America.
Trabalhando com marketing desde o início dos anos 60, ele é o inventor de ideias como a dos famosos 4 p’s do marketing que ajudam milhares de empresas nas suas estratégias e comunicação. Dessa forma suas ideias contribuem até hoje para que marcas alcancem seus resultados e profissionais traçarem um caminho de sucesso.
Se você quer trabalhar na área do marketing e comunicação, precisa conhecer alguns dos seus principais livros:
- Marketing de A a Z
- Marketing 3.0
- Marketing 4.0
Marcello Serpa

O publicitário brasileiro nada mais tem do que 168 Leões em Cannes, 25 troféus Clio, 60 do London Festival, 54 no One Show, 25 no New York Festival e 35 no Art Director.
Com uma carreira em torno das maiores agências como GGK, R.G. Wiesmeier, DPZ e DM9DDB. Trabalhou com as maiores marcas como Pepsi, Volkswagen, O Boticário, Visa e foi por 22 anos sócio da AlmapBBDO (1993-2015) conquistando destaque internacional com seu trabalho em grandes cases, como no reposicionamento da Havaianas.
Atualmente o carioca mora no Havaí e dedica seu tempo ao surfe e à pintura.
Nizan Guanaes

O responsável por fundar o Grupo ABC de Comunicação, além disso já foi considerado uma das doze lendas vivas da propaganda mundial e criou as campanhas publicitárias mais icônicas da nossa história como “Mamíferos” da Parmalat e o jingle que ficou por anos na cabeça dos brasileiros “Pipoca com Guaraná” do Guaraná Antarctica em 1991.
Além disso passou pelas principais agências do país, Artplan, DPZ, W/GGK e foi o responsável pela ascensão da agência DM9. Hoje, dedica seu tempo dando consultoria a grandes clientes.
Washington Olivetto

Sem dúvida você já ouviu falar desse nome ou conhece algum trabalhou que ele realizou. O publicitário foi o responsável por criar as campanhas mais importantes e históricas da publicidade brasileira, como os DDD da Embratel, o Garoto Bombril, O primeiro sutiã a gente nunca esquece, entre outros.
Trabalhou na DPZ, foi sócio da GGK (que depois virou W/Brasil), expandindo a agência com filiais nos Estados Unidos, Portugal e Espanha. A agência se tornou uma das mais premiadas do mundo, recebendo quase mil prêmios.
Em 2010, a W/Brasil uniu-se à McCann e se tornou a W/MacCann, ocupando a posição das 5 maiores agências do Brasil. Atualmente é o chairman delas, além de ser o CCO da McCann Worldgroup.