SEO para Black Friday: 3 dicas de como usar essa estratégia para impactar nas suas vendas

Com a temporada de compras no fim de ano, milhares de consumidores correm para comprar os presentes para amigos e familiares. Por isso, é hora de se preparar! A Black Friday 2021 está chegando! Isso significa que se você tem um e-commerce, o seu negócio precisa estar preparado! É hora de organizar o estoque, definir os descontes, criar as estratégias e, claro, cuidar do SEO para Black Friday.

De fato, fazer o seu negócio se destacar no final de ano não é uma tarefa fácil. Isso porque com a crescente popularidade da data, a competição por visibilidade tem se tornado cada vez mais comum durante essa época — ainda mais com o aumento das vendas online.

Neste ano a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro — sempre cai na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças que é celebrado nos Estados Unidos. Todo ano, a data atrai milhares de consumidores às lojas físicas e agora — mais do que nunca — também nas virtuais.

Ou seja, clientes e empresas mudam hábitos e prioridades ao longo dos anos. Por isso, a Black Friday 2021 e as otimizações de SEO que você precisa fazer também serão afetadas!

Quer saber mais como SEO para Black Friday pode ser importante para o seu e-commerce? Então continue a leitura desse texto para descobrir!

Tendências da Black Friday 2021

Se a Black Friday de 2020 foi a mais digital dos últimos tempos, o que esperar desta edição de 2021? Para esse ano a expectativa é que as empresas possam atrair um perfil mais amplo de clientes com o mesmo objetivo: aproveitar as melhores condições de compra. Por isso, as expectativas para este ano são:

  • Aumento de compras no formato online. No entanto, poderá haver uma maior integração entre online e offiline;
  • Experiência de outros consumidores se torna referência para compras seguras.

De fato, vale lembrar que a pandemia ainda não acabou. Mesmo com o avanço na vacinação e relaxamento das medidas de isolamento social, o e-commerce continuará em destaque. Isso quer dizer que as vendas online são uma tendência que veio para ficar.

Cerca de 30% dos consumidores afirmam que durante a pandemia iniciaram ou aumentaram as compras de produtos online. E, desses, 24% pretendem manter esse hábito. Os dados são da Behup, na Pesquisa Retomada do Consumo 2021, encomendada para Inteligência de Mercado Globo.

Essa mesma pesquisa mostra outra tendência para Black Friday 2021: as pessoas podem estar dispostas a gastar mais. Aproximadamente 50% dos consumidores têm a expectativa que a situação financeira melhore no segundo semestre deste ano.

+ Saiba o que esperar da Black Friday 2021

A importância do SEO para a Black Friday

Considerando que o Google é o principal canal onde os usuários realizam suas pesquisas online, o SEO — também conhecido como Search Engine Optimization — é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade do seu e-commerce durante a Black Friday 2021.

Ou seja, ter um olhar mais atento para definir estratégias de SEO para o seu negócio pode potencializar ainda mais as suas vendas. Afinal, a pesquisa nos buscadores é a principal ferramenta para os clientes que procuram os melhores descontos e oportunidades nessa época do ano.

Isso quer dizer que o seu negócio precisa se preparar para aparecer nessas buscas e oferecer a melhor experiência aos usuários Mas lembre-se: é necessário que isso seja feito não apenas na data da Black Friday, mas antes e depois também!

Você já imaginou, por exemplo, quantas oportunidades de venda podem ficar para trás se você não aparecer nos resultados orgânicos? E quantas vendas você já perdeu por que não quis investir em tráfego pago? Ambas estratégias são importantes para um e-commerce!

Isso porque ao investir cedo na otimização sazonal, você pode garantir boas posições à frente da concorrência para capturar mais tráfego e converter mais em vendas.

Pessoa escreve a expressão 'Black Friday' em um notebook

Além disso, ter uma boa estratégia de SEO pode reduzir o custo de aquisição de clientes na Black Friday 2021, mas também ao longo dos próximos meses. Para isso, as estratégias de SEO devem:

  • posicionar no Google os produtos e conteúdos importantes para a Black Friday;
  • atrair tráfego orgânico;
  • trabalhar bem as palavras-chave e conteúdos;
  • fazer o usuário encontrar todas as informações sobre o produto;
  • corrigir falhas no site que possam atrapalhar a compra e a experiência do usuário.

3 estratégias de SEO para a Black Friday do seu e-commerce

A seguir, você vai saber sobre as principais estratégias de SEO para aplicar no seu negócio na Black Friday. A ideia é que essas técnicas ajudem a aumentar as suas vendas durante o período de promoções. Acompanhe as dicas:

1. Defina palavras-chave estratégicas relacionadas à Black Friday

Faltando menos de um mês para a Black Friday, os clientes já começaram a fazer pesquisas de termos relacionados ao evento. Por isso, já está na hora de definir as palavras-chave mais estratégias para adicionar ao seu e-commerce.

Apesar de ser tentador trabalhar as palavras-chave de maior volume, como “Black Friday 2021” e “promoções Black Friday”, lembre-se de que esses termos são abrangentes e extremamente concorridos.

Por isso, uma boa estratégia, nesse caso, é se concentrar em palavras-chave long tail, ou seja, que são mais longas e específicas. Um exemplo é: “notebook preto core i5 black friday” ou “televisão 55 polegadas black friday”

Esses termos, por exemplo, podem ter mais chances de ranqueamento.

2. Otimize as fotos no seu site

Além das fotos de produtos serem muito importantes para a decisão de compra dos clientes, elas também têm chances de aparecer nos resultados das buscas no Google Imagens. Ou seja, pode ajudar a gerar tráfego para o e-commerce.

Pensando nisso, é essencial investir em fotos de qualidade e que sejam atrativas para o cliente, mostrando os produtos em seus diferentes ângulos e detalhes.

Vale lembrar, porém, que a velocidade de carregamento do site é um fator que conta na experiência do usuário. Por isso, para não sobrecarregar, vale a pena salvar as imagens em tamanhos reduzidos e formatos compactos, como PNG.

3. Atualize o seu e-commerce para a Black Friday

Com as palavras-chave de Black Friday definidas, é hora de inseri-las em locais estratégicos nas suas páginas de produtos, tais como:

  • título e intertítulos;
  • descrição do produto;
  • meta título (título da página no buscador);
  • meta descrição (descrição da página no buscador).

Além disso, aproveite também para otimizar e complementar as suas páginas, colocando descrições detalhadas e recursos para avaliação dos clientes.

Viu, só? Há estratégias eficientes de SEO para a Black Friday. Além dessas dicas, há outras opções de técnicas que você pode inserir no seu e-commerce para vender mais nessa época. Mas, além de tudo isso, você também precisa dar atenção as outras ações de marketing para a data. Então, é preciso se organizar para dar conta de tudo.

Precisa de uma mãozinha para alcançar os melhores resultados no seu e-commerce com a Black Friday 2021? Então entre em contato com o nosso time!

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