O ano de 2023 começou e promete muitas mudanças e oportunidades, principalmente na área de divulgação e de marketing digital. E para te ajudar a aproveitar todas, listamos abaixo as principais tendências de marketing para 2023. Descubra a seguir quais são elas.
Um ano marcado por mudanças
Antes de apresentar as principais tendências de marketing para 2023, é necessário contextualizar o cenário atual. Depois de um ano muito agitado com crescimento de novas plataformas – como Tik Tok e BeReal-, copa do mundo, eleições e retomada da economia, o mercado mudou.
Clientes mais jovens, como por exemplo uma participação cada vez maior da geração Z nas compras, entregas mais rápidas e informações mais acessíveis. O ano de 2022 refletiu o avanço da tecnologia nos últimos três anos e apresentou também uma amostra do que vem a seguir.
Se você quer destacar sua marca ou seu produto, saiba que a qualidade e a familiaridade vão definir a efetividade das suas campanhas.
Lembrar desse fator ajudará você a compreender e aplicar as principais tendências durante esse ano. Conheça então quais são elas a seguir.
Tendências de marketing para 2023
Humanização nos relacionamentos com o cliente.
Cada dia que passa, o consumo vem aumentando, principalmente através do online, seja pedidos de comida, varejo ou tecnologia. Hoje em dia você encontra praticamente tudo que quiser comprar no digital. A tecnologia ajudou a conquistarmos isso, porém quando é preciso acionar o suporte, a busca por um atendimento humanizado se destaca.
Isso acontece porque as máquinas e inteligências artificiais ainda não compreendem algumas emoções humanas que são grandes influenciadoras no momento da compra. E para isso, a humanização durante o atendimento surpreenderá o consumidor e por consequência aumentará a fidelização pela marca.
Marketing de afiliação.
Anunciar na internet está cada vez mais caro nas plataformas mais comuns, como por exemplo Facebook Ads e Google Ads. E é aí que entra o marketing de afiliação, na contra mão dos meios tradicionais.
Ao utilizar o marketing de afiliação você encontrará uma forma mais rentável de divulgar suas campanhas de mídia.
A Afilio tem mais de 14 anos de experiência no mercado do marketing de performance e afiliação, e se você tem interesse em incluir o marketing de afiliação na sua estratégia de mídia em 2023, fale com o time de novos negócios e saiba mais sobre as possibilidades!
Nostalgia em alta.
No final de 2022, clássicos do passado voltaram com tudo. Seja nos cinemas, como por exemplo a re-exibição de Harry Potter e de Crepúsculo, ou mesmo nos produtos, como o relançamento da coleção especial da Boticário do Bubbaloo e do perfume Ma Chérie . As pessoas estão com saudades do passado e estão cada vez mais refletindo isso sobre suas compras.
Combinar alguma tendência com um fator nostálgico pode ser uma grande oportunidade para deslanchar sua campanha.
Posicionamento.
Uma tendência de marketing que seguirá em alta em 2023 é o posicionamento. Grande parte dos consumidores não buscam mais apenas conteúdo ou mesmo um produto ou serviço. Eles querem essência.
Isso inclui todas as vertentes de imprensa da marca: virtual, física entre outras. Como a marca se posiciona perante temas pertinentes ao meio importa. Principalmente para as gerações Z e millennials.
Conclusão
Em resumo, fique atento a essas tendências que prometem ser destaque nesse ano e aproveite o início do ano para inseri-las no seu planejando! Use as tendências entre si e esta combinação com sabedoria.
Gostou do conteúdo? Além dele, você também pode gostar de ler sobre as principais datas do e commerce 2023 e os eventos para anunciar também neste ano. Boa leitura e até a próxima!