As datas comemorativas são excelentes oportunidades para dar um boom em qualquer negócio e, como consequência, lucrar bastante. Em dezembro, o cenário não muda. Com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo, todo mundo quer vender mais no final de ano.
Você que chegou até este artigo com certeza não está de fora dessa lista, né? É uma época importante para o comércio e você tem tudo para aproveitar.
Para se ter uma ideia, as vendas no final de ano devem crescer 4,9% e essa projeção é durante todo o mês de dezembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Vale destacar que este crescimento já vem sendo visto nos últimos meses. Em julho, foi de 1,2% e o comércio tem alcançado um dos maiores índices dos últimos 21 anos.
E você, quer ajuda para vender mais? Veja a seguir as dicas que separamos e tente aplicar!
7 dicas para vender mais no final de ano
Se está em busca de dicas para conseguir inovar e vender mais durante este final de ano, continue lendo este artigo. Ah, e não deixe de anotar tudo para adaptar ao seu negócio!
Crie promoções com cautela
O erro do vendedor iniciante é querer colocar tudo em promoção nesta época festiva, visando se adequar aos concorrentes e conseguir vender muito. Mas, calma, não é assim que funciona.
Vender muito não é sinônimo de lucro e é disso que você precisa no final das contas, certo?
Criar promoções é de suma importância, mas, antes disso, você precisa fazer todo um estudo e planejamento dos impactos. E se ela trará prejuízos.
É importante entender que tudo precisa ser feito sob medida para não atrapalhar o seu planejamento, além de orçamento e lucro final.
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Entenda o que o seu público almeja
Essa época de final de ano pode ser o momento perfeito de você conhecer o seu público e fazer aquele produto que estava empacado ter um bom desempenho de vendas.
Estudo o seu público e veja o que ele realmente precisa e deseja. Quais são as dores dele, principalmente nessa época. O que ele mais compra, busca e precisa?
Tendo essas respostas, você vai poder criar promoções, descontos e campanhas direcionadas e que tem muito potencial para dar certo.
Atenção ao estoque
O final de ano é uma época de muita procura. Por isso, você não pode realizar nenhum anúncio sem antes checar o seu estoque. Certifique-se de que será possível suportar uma alta demanda.
Além disso, monitore-o durante todo este período. Tome bastante cuidado para não deixar nenhum cliente na mão.
Lance um novo produto ou coleção
As vendas de final de ano podem ser o momento ideal para um lançamento. Afinal, muita gente vai estar em busca de uma novidade para se diferenciar da maioria.
Por esse motivo, o seu produto ou serviço pode se tornar bem fundamental e um sucesso.
Mas, você precisa ter um bom esquema de lançamento, pensando que essa é uma época de bastante concorrência de divulgação. Busque investir nas suas redes sociais, em um bom marketing, tráfego pago e boas fotos.
Mais 3 dicas para vender mais no final de ano
Faça parcerias
Essa é uma época de muitos investimentos e gastos para conseguir entregar o melhor para o público e garantir muitas vendas. Dessa forma, conseguir fazer parcerias com empresas, fornecedores e empreendedores pode te ajudar a ter gastos menores.
Mas, cuidado com essas parcerias. Busque somente profissionais recomendados pelo mercado ou que você já tenha trabalhado anteriormente. Irro reduz o risco e os prejuízos.
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Divulgue bastante para vender mais
Não basta fazer promoções se ninguém ficar sabendo, né? Por isso, invista bastante em divulgação.
Ter uma agência por trás te ajudando com a produção de conteúdo, planejamento de postagens e até mesmo no gerenciamento das suas redes sociais com certeza ajudará no boom das suas vendas.
Capacite a sua equipe
Essa é uma época muito agitada, com excesso de público e uma correria fora do normal. Por isso, você precisa ter uma equipe preparada para suportar esses dias.
Neste caso, calma, pois não é necessário nenhuma ação radical. Basta realizar pequenos treinamentos para garantir que seus colaboradores estarão prontos para encarar essa rotina junto com você.
Capacitar a equipe é fundamental, principalmente se você for aproveitar o período para realizar algum lançamento.
Gostou das dicas? Então ajude um amigo seu empreendedor e compartilhe este artigo com ele! Afinal, ele precisa saber como vender mais no final de ano.