Em uma estratégia de marketing, um dos passos mais importantes é construir a persona. Você sabe o que é persona? Seu negócio já tem uma persona bem definida?
A persona desempenha um papel fundamental na formação das suas campanhas, na definição do tom de voz da sua marca e na estratégia geral de marketing, com o propósito de ampliar a geração de vendas. Continue a leitura para compreender a fundo o que envolve e como elaborar a persona ideal para o seu empreendimento!
O que é persona?
Um conceito que sempre foi trabalhado no marketing foi o de público-alvo. Todo negócio, antes de pensar no marketing, precisava ter definido seu público-alvo, ou seja, quem ele queria atingir.
Só que esse público-alvo nunca foi a personificação de um consumidor. Ele abrangia dados demográficos, como idade, sexo e localização. É fato que sempre ajudou a definir estratégias, direcionar campanhas e vender mais.
Na atualidade, estamos lidando com um consumidor cada vez mais exigente e bem informado. Essa nova dinâmica demanda por uma comunicação cada vez mais personalizada, capaz de se dirigir diretamente a ele, levando em consideração suas dores e necessidades. É nesse sentido que surge a persona, desempenhando um papel crucial como uma estratégia essencial do mercado.
No marketing, persona é um perfil de comprador que sintetiza qual é o cliente ideal. É um personagem fictício, mas que traduz as características de um cliente real. Ou seja, é aquela pessoa que você quer atingir, que você quer fidelizar como cliente e que tem tudo a ver com seu negócio.
As personas são criadas com base em pesquisas de pessoas reais. Essas pesquisas incluem informações detalhadas, não só aquelas usadas para definir o público-alvo, mas também informações pessoais e comportamentais. Alguns exemplos são: idade, localização, renda, interesses, preocupações, sonhos, dores.
Desse modo, para você entender melhor a diferença entre público-alvo e persona, veja nesses exemplos:
1) Público-alvo:
Mulheres, de 30 a 50 anos, solteiras, formadas no nível superior, com renda média mensal de R$ 3.000, que gostam de viajar.
2) Persona:
Ana Maria tem 36 anos, é jornalista e autônoma. Seu plano de vida é morar na Europa e lá fazer seu mestrado, além de aproveitar para conhecer muitos lugares novos. É solteira e quer aprimorar outras línguas. Além disso, no momento, busca informações sobre mestrado no exterior e agências que a ajudem nessa jornada.
Por que criar uma persona?
A definição de personas e a orientação do seu negócio influencia diretamente nos seus resultados de vendas.
Listamos a seguir alguns motivos para criar personas para seu negócio:
- Entender onde e como seus potenciais clientes buscam informações;
- Entender que tipo de informações seu público quer consumir;
- Definir o tipo de conteúdo que você precisa produzir para atingir seus objetivos;
- Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing;
- Definir o tom e o estilo de seu conteúdo.
Contar com uma persona bem definida desempenha um papel fundamental na simplificação do processo de desenvolvimento de conteúdo de qualidade e altamente relevante para o seu público. Além disso, permite a criação de campanhas ainda mais direcionadas. A estratégia de segmentação do seu público por meio de personas não apenas resulta em uma redução dos custos de investimento, mas também amplia consideravelmente as oportunidades de aumentar suas vendas.
Isso acontece porque assim você gasta energia e direciona seus esforços para as pessoas que realmente têm interesse no seu negócio. E com isso, não gasta tempo e dinheiro com um público não interessado.
Como criar a persona perfeita
Uma das melhores formas de definir suas personas é entrevistando seus clientes. A definição da persona vai te ajudar a responder algumas perguntas sobre o seu negócio, por exemplo:
- Quem são meus clientes hoje?
- Quem é o meu cliente em potencial?
- Que assunto interessa a esse cliente?
- Por que meus clientes usam meus produto ou serviço?
- Que expectativas meus clientes têm do meu produto ou serviço?
- Quais são os comportamentos desses clientes?
- Como meu negócio pode ajudá-los?
Você pode dividir as perguntas em diversas categorias, por exemplo: dados pessoais, profissionais, interesses e estilo de vida. Além disso, apresentamos a seguir algumas informações frequentemente utilizadas para a definição de personas:
- Idade
- Cargo
- Estado civil
- Onde você mora
- Se tem filhos
- Classe social
- Nível de escolaridade
- Metas de vida
- Dificuldades e problemas
- Sonhos
- Hábitos
- Frustrações
- Desafios
- Crenças
- Hobbies
- Estilo de vida
- Que marcas consome
- Que produtos e serviços consome
- Hábitos de compra
- Quais mídias preferem
- Que conteúdo considera interessante
- Quem os influencia
- Quais tecnologias usa
- Onde busca informação
- Critérios de decisão na hora da compra
Além das questões mencionadas, você tem a liberdade de incorporar outras perguntas relevantes de acordo com a natureza de seu negócio. Caso seu foco seja B2B, é possível indagar sobre o tipo de empresa que adquire sua solução. É importante salientar que o propósito é alcançar uma persona cada vez mais precisa do seu cliente ideal. Quanto mais minuciosa for a definição dessa persona, mais apurada se tornará sua estratégia de marketing, o que resultará em uma abordagem ainda mais precisa e eficaz.