Você já se perguntou como desenvolver um conteúdo viral e por que ele gera tanto impacto do dia a para noite?
Recentemente viralizou o podcast A Mulher da Casa Abandonada, lançado em junho pelo repórter Chico Felitti e a Folha de S.Paulo. Não se fala de outro assunto relacionado a esse segmento. A história acompanha os relatos de um crime cometido há mais de 20 anos pelo casal Margarida e Renê Bonetti, os quais mantinham uma funcionária em serviço análogo à escravidão.
Com episódios semanais, o tema ganhou relevância e existem várias razões para isso ter acontecido.
Inclusive, esse formato viral se tornou uma estratégia usada por marcas e criadores de conteúdo para aumentarem sua audiência e se destacarem. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e como você pode aplicar na sua estratégia.
O que é um conteúdo viral?
O conteúdo viral é quando algum tipo de conteúdo que se espalha rapidamente e ganha grande escala de forma voluntária em diversos veículos diferentes simultaneamente, como redes sociais, WhatsApp, entre outros.
Os usuários que navegam na internet compartilham esses conteúdos, que podem ser em diferentes formatos, como imagens, vídeos, gifs ou memes. Quanto mais compartilhamentos, mais alcance ele irá atingir. Normalmente isso acontece de forma rápida e se torna o assunto do momento.
Por que as pessoas compartilham conteúdos?
Normalmente isso acontece porque as pessoas se identificam com a mensagem ou por ela causar algum impacto. Seja porque achou engraçado ou se emocionou. O fato é que a maioria gosta de compartilhar e mostrar coisas divertidas ou comoventes para a sua rede de amigos.
Podemos dizer também, com base em alguns artifícios psicológicos que isso acontece porque o conteúdo viral ativou determinados gatilhos no cérebro humano, que fazem com que a reação das pessoas ao ver aquele conteúdo tenha a necessidade de compartilhá-lo.
Como e porque investir nessa estratégia?
Para viralizar um conteúdo é necessário uma combinação de fatores para obter o resultado esperado. Primeiro ele precisa ter valor, ser interessante e conter técnicas que estimulem o compartilhamento, porque será através dele que seu conteúdo será visto!
Além disso, você pode seguir algumas dicas que irão te ajudar a conquistar esse objetivo:
1 – Crie uma história
A maioria dos conteúdos virais possuem uma narrativa ou contam uma história. Dessa forma, você irá prender a atenção do usuário do começo ao fim.
2 – Atenção nas emoções
As emoções são o ponto forte desse conteúdo. Isso porque existe uma tendência maior nas pessoas compartilharem conteúdos que atinjam seu lado emocional. Na hora de desenvolver pense em qual sentimento você quer que sua mensagem transmita.
3 – Seja relevante
Não é apenas criar um conteúdo, vai muito além disso. Você precisa se planejar, estar atento nos assuntos que estão em alta nas redes sociais, focar em um tema que seja relevante e converse com o perfil da sua marca.
Você também pode mapear os conteúdos que mais tiveram engajamento na sua rede e aproveitar oportunidades sazonais, que costumam ser destaque em determinadas épocas do ano, como por exemplo a copa do mundo que irá acontecer no final do ano.
4 – Escolha o melhor formato e rede
Além de escolher o melhor assunto para abordar, o formato e a escolha da rede social que irá publicar esse conteúdo é super importante. Cada formato gera uma reação diferente nas pessoas, os vídeos, por exemplo, além de serem o formato que está em alta ultimamente, eles conseguem transmitir a mensagem com muito mais emoção do que apenas uma imagem.
Já a escolha da rede social, depende do tipo de conteúdo que irá desenvolver. O LinkedIn é uma rede profissional, publicar um conteúdo mais informal, como um vídeo com dancinha não é o mais indicado. Você pode escolher um tema e abordá-lo de forma diferente em cada rede.
Infelizmente, não existe uma regra certa para desenvolver um conteúdo viral. Mas a maioria dos conteúdos que tiveram sucesso possuem um desses elementos, que somados geram mais oportunidades das pessoas compartilharem e engajarem.