O último trimestre deste ano promete fortes emoções!
Eleições em outubro, Black Friday em novembro e o adiamento dos jogos da Copa do Mundo para o final do ano. Os próximos meses serão de muita correria em alguns setores, especialmente no varejo.
A Black Friday, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, representa um momento de aquecimento do consumo, já que há uma alta expectativa nas promoções.
Mesmo que ainda faltem alguns meses, entender um pouco sobre a perspectiva do consumidor é importante para iniciar seu planejamento que deve começar agora!
Como foi a Black Friday 2021?
Antes de iniciar com as perspectivas de vendas nesse ano, vale relembrar como foi o evento no ano de 2021 e quais dados devemos analisar para desenvolver uma boa estratégia de vendas neste ano!
Total de vendas no e-commerce | R$ 4,2 Bi |
Total de número de pedidos | 5,6 MM |
Ticket médio | R$ 753 |
Principais fatores para compra não planejada
Frete grátis | 38% |
Descontos acima de 50% | 37% |
Entrega rápida | 23% |
Pagamento flexível | 16% |
Adiantar compras de natal | 13% |
E-commerce foi o canal que o consumidor mais comprou
Loja Física
Intenção de compra: 14% | Compra realizada: 21% |
E-commerce
Intenção de compra: 31% | Compra realizada: 49% |
Atenção para o universo mobile
Os aplicativos estão se se tornando um canal importante para o varejo na Black Friday. No ano de 2021, as vendas através deles cresceram 55%. Representando 21% da receita total das vendas online!
Aumento no consumo para os próximos meses
Segundo uma pesquisa realizada pelo Behup, para o segundo semestre do ano existe uma expectativa de melhora na vida financeira de 62% dos consumidores. Com isso, esperasse um aumento no consumo nas principais datas comemorativas como Dia dos Pais, Copa do Mundo e a própria Black Friday.
Copa do Mundo – Oportunidade de negócio
Marcada para acontecer entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro, ela irá agitar o mercado em diversas áreas, principalmente, no comercio, onde 56% dos consumidores afirmam que vão comprar algum produto por conta do evento.
Na intenção de compra, os produtos Roupas e Acessórios (20%) – Eletrônicos (15%) – Mercado (14%) – Calçados (12%) e Bebidas alcoólicas (12%) se destacam entre os queridinhos para compra nesse período.
E dos que pretendem comprar algo em função da Copa: 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.
O que podemos esperar para Black Friday neste ano?
Nunca tivemos uma Black Friday tão diferentemente das outras edições. Ela acontecerá em pleno clima de Copa do Mundo, verão, férias e décimo terceiro. Fatores que juntos geram uma expectativa alta para o varejo no final deste ano.
Em comparação a expectativa de compra, ela continua crescendo a cada ano. No ano de 2021, 47% tinham intenção de comprar alguma produtos. Para esse ano 50% dos consumidores afirmam que irão realizar algum comprar durante o período de promoções.
É fato que este ano o evento promete ser histórico e os fatores contribuem para resultados excepcionais. Mas isso só será possível se você se planejar com antecedência e trabalhar com parceiros que irão te ajudar a obter os resultados esperados.
Nos aqui da Afilio já iniciamos os nossos trabalhos e estamos focados em garantir as melhores oportunidades de estratégias para os nossos parceiros, anunciantes e afiliados. Se quiser saber mais informações sobre nossas propostas e perspectivas para esse ano, entre em contato com a gente por aqui!
Fonte: Publicação Veja Radar – Dados Agência Corebiz – dez/21
Fonte: Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022 – IM Globo – Mai/22 | Amostra: 2.000 pessoas