Quando falamos em e-commerce, surgem muitas dúvidas: O que é um e-commerce? Qual a vantagem de ter um e-commerce? O que explica o crescimento do e-commerce no Brasil? Por isso, hoje explicaremos todas as questões e muito mais. Continue a leitura para encontrar as respostas.
O que é e-commerce ?
Para iniciar esse conteúdo, nada melhor do que explicarmos a origem dele. O termo e-commerce vem do inglês: e de internet e commerce de comércio. Em tradução literal “comércio na internet”. Ao explicar o significado da palavra, fica muito mais fácil entender o que é um e-commerce.
Deste modo, e-commerce é uma loja virtual sediada na internet. O objetivo é distribuir os produtos de uma loja ou companhia a diversas pessoas, das mais inúmeras localidades, ampliando as vendas e gerando lucros.
A vantagem de se ter um e-commerce ao invés de uma loja física, são os custos do aluguel, documentação, funcionários, entre outros. Gerando oportunidade para empresas de pequeno e médio porte investirem nesse formato. No Brasil, o crescimento do e-commerce ganhou forças principalmente por conta desses fatores.
Com mais lojistas migrando suas atividades iniciais para o meio digital, as ofertas disponíveis aos usuários brasileiros aumentaram consideravelmente. Além disso, uma vez que os gastos com unidades físicas e funcionários para atender esses ambientes são extintos, a tendência é oferecer produtos mais baratos, livres destes custos em seu valor final.
Esses fatores nos mostram que o e-commerce é uma oportunidade para diversas marcas e também uma chance para consumidores encontrarem produtos desejados com mais facilidade. Por esse motivo, houve um crescimento acelerado do e-commerce no Brasil, inclusive maior do que em toda a américa latina, principalmente durante a pandemia.
Pandemia: impulsionamento do e-commerce
Durante os anos de 2020 – 2022 o Brasil – e o mundo- passou por um acontecimento que mudou a dinâmica das relações: a pandemia de covid-19. Com o isolamento social acontecendo em diversas cidades, a população passou a utilizar mais serviços digitais, como banco, educação e principalmente compras – no e-commerce.
Com isso, além das pessoas que já eram adeptas a essa modalidade, muitas pessoas também passaram pelo processo conhecido como “alfabetização digital”, onde além de acessar, passaram também a interagir e realizar ações no meio digital.
Neste momento, termos e ações antes desconhecidos passaram a ser parte do vocabulário diário e também das rodas de conversas. O digital se integrou ainda mais com o mundo físico.
Assim, o público aumentou de maneira considerável. Se antes apenas jovens e adultos realizavam compras online, agora até mesmo idosos aprenderam a fazer o mesmo, ou ao menos, a indicar a seus familiares itens que teriam interesse em consumir para que os mesmos realizassem a compra.
Outro ponto importante foi um maior alcance da internet. Muitos municípios passaram a disponibilizar mais pontos de acesso para seus moradores. Além de claro, a chegada do 5G ao Brasil.
Um mundo de possibilidades
Considerando todos os fatores apresentados anteriormente e as recentes novidades, podemos afirmar que o crescimento do e-commerce no Brasil é um mundo de possibilidades fartas, principalmente para aqueles que tiverem coragem de investir.
Em 2022 o crescimento do ecommerce no Brasil bateu recordes e segundo pesquisas, o Brasil é um dos países que tendem a crescer mais nos próximos anos nesse segmento. Confira a imagem abaixo:
Por isso, para aproveitar o crescimento do e-commerce no Brasil e impulsionar suas vendas, é necessário se atentar a alguns pontos:
- Quais são os objetivos do seu e-commerce?
- Fique atento às principais datas para vendas no ano, como a Black Friday;
- Invista em SEO para ter um bom ranqueamento no Google;
- Encontre parceiros que ofereçam estratégias de mídia que irão ajudar a impulsionar suas vendas;
- Sempre acompanhe as questões técnicas do site, como servidor e plataforma para não prejudicar suas vendas.
Em suma, com atenção a esses pontos, dedicação e parceiros estratégicos, você irá obter grandes resultados e aproveitar o bom momento do digital para crescer junto!
E se você tem um e-commerce e quer impulsionar ainda mais suas vendas, invista em marketing de afiliação! Além de ser seguro e rentabilizar suas campanhas de mídia, é uma maneira dinâmica de trabalhar sua marca. Fale com nossos time e saiba mais sobre nosso trabalho.