Após o Carnaval, o Dia do Consumidor e uma sequência de grandes eventos, o Dia das Mães 2023 promete agitar ainda mais o e-commerce neste primeiro semestre. Afinal, essa é uma data comemorativa que sempre trouxe muito retorno pela questão afetiva e emocional.
Em pesquisa realizada pelo Fecomércio AM, 92% dos entrevistados revelaram que têm intenção de presentear as mães na data e 8% pretendem não presentear. Por esse motivo, é você indispensável pensar em estratégias e atualizações para lucrar ainda mais e aproveitar o boom que o mês de maio deve ter.
Como o Dia das Mães 2023 acontece sempre no segundo domingo do mês, esse ano ele será no dia 14 de mais. Assim, ainda dá tempo para quem não se estruturou correr atrás e desenvolver um plano de vendas!
Veja 5 dicas para lucrar mais no Dia das Mães 2023
Pensando em te ajudar, nos da Afilio separamos algumas dicas valiosas e importantes que poderão te fazer vender ainda mais neste Dia das Mães 2023. Anote-as e pratique para que o sucesso do seu negócio seja garantido!
#1 Personalize seu e-commerce
O seu cliente precisa saber que você está com promoções, produtos especiais, ofertas e campanhas específicas para este dia. Para isso, personalize o seu e-commerce. Invista em um ambiente – seja virtual ou presencial – que esteja decorado para chamar atenção de quem passar.
Mudar a aparência e personalizar um banner, colocar um vídeo de abertura no seu site… tudo isso poderá influenciar na compra do seu cliente. Além disso, ajuda a gerar valor e identificação.
#2 Crie ações e traga novidades
É importante ter ofertas voltadas para o Dia das Mães 2023. E este é um dos principais erros de quem trabalha com e-commerce e pretende vender mais em datas comemorativas.
Não tente pegar o que você já vende no dia a dia e coloque para vender também na data comemorativa. Você precisa trazer para o seu cliente uma proposta diferenciada.
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Busque um diferencial. Tente se esquivar da concorrência e busque trazer novidades – seja em preços ou produtos. Vale investir também em novos modelos para divulgar suas ações de Dia das Mães, como live e-commerce ou conteúdos virais para o TikTok.
E lembre-se: Ninguém quer dar o mesmo presente todo ano.
#3 Reforce o seu estoque
Em datas comemorativas como o Dia das Mães 2023 é muito comum que a demanda aumente. Afinal, terão muitas pessoas procurando presentes e você vai ter que separar, inclusive, pronta entrega para produtos que só faz por encomenda.
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Por isso é importantíssimo reforçar o seu estoque e deixar tudo preparado para esse período e para a data. Além disso, se você tiver uma equipe, peça para que ela esteja à disposição para ajudar.
#4 Organize as entregas e frete
Como já comentamos por aqui, o e-commerce está cada vez mais forte e os brasileiros mais habituados a realizarem suas compras online. Por isso, um e-commerce que realiza entrega e tem um frete atrativo faz toda a diferença para qualquer cliente.
Organize bem a logística para que o seu cliente possa encontrar conforto, segurança e também um diferencial para escolher o seu negócio e não o concorrente.
#5 Invista em divulgação
Apostar nas redes sociais e em qualquer tipo de divulgação é de suma importância para qualquer e-commerce em datas comemorativas. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
E certamente o seu concorrente estará divulgando o produto dele. Por isso, não fique para trás, principalmente nas redes sociais, onde certamente o seu público está inserido. Invista em criatividade e fotos profissionais para realizar uma divulgação atrativa.
Em suma, como você pode observar, das comemorativas como essa são últimas oportunidades para aumentar suas vendas, se aprofundar ainda mais no seu negócio e conhecer o seu público. Assim, além de lucrar você consegue entender melhor o que e como se preparar para outras datas fortes do comércio e do e-ccomerce. Uma sugestão que fazemos é analisar seus últimos resultados! E como fazer isso?
Pegue os resultados de vendas do Dia das Mães 2022 ( que foi no dia 12 de maio) e estabeleça os bom como uma métrica a ser mantida e os ruins como uma métrica a ser superada. Ao fim do período de vendas do Dia das Mães 2023 compare resultado e analise o que tem funcionado e o que não tem. Assim, você otimiza nossas dicas e ainda aprende mais sobre a dinâmica de compra na data para seu público
Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando as novidades da Afilio! E se você não quer se preparar de última hora, confira também as principais datas do e-ccomerce em 2023 e comece a se organizar para as próximas desse ano!