Carnaval- Dicas de segurança para se proteger online

O Carnaval está chegando e a época de folia é também uma das épocas que ocorrem muitas tentativas de golpes online e até mesmo roubos, por isso, hoje apresentamos cinco dicas de segurança para proteger seus dados e seu dinheiro nesse carnaval.

#1 Evite usar redes públicas

Essa dica parece boba, mas é de alta importância. Imagina que você está no meio de uma festa ou bloquinho e a sua internet móvel acabou. Ou que você está em um lugar que o sinal ainda não é 5G e quer conectar no wifi para carregar as informações mais rapidamente. 

Em ambos os casos é preferível utilizar a conexão de um amigo ou conhecido, uma vez que ao conectar em um wifi público além de expor seu celular a vírus, você pode deixar também seus dados visíveis a oportunistas digitais. Risco desnecessário em? 

#2 Defina um tempo de uso de tela para seu celular.

Ao definir um tempo de uso para seu celular, a tela se travará sozinha ao atingir aquele tempo pré-estipulado. Com isso, apenas com a senha do aparelho, será possível acessar o mesmo novamente. 

Seja realista na hora de definir um tempo de uso ou tempo de tela, dependendo do modelo do seu celular, e pense em quanto tempo você costuma usar e reduza um pouco. 

Alguns modelos oferecem a opção de definir um limite de tempo de uso somente para aplicativos específicos, o que pode ser uma opção também, como por exemplo incluir aplicativos bancários nessa limitação. 

#3 Tenha senhas diferentes para suas redes sociais.

A terceira dica de segurança para se proteger online é simples: Tenha senhas diferentes para cada uma de suas redes sociais. Assim, caso uma de suas redes seja acesa de maneira indevida, será impossível acessar outras.

Essa dica é muito relevante principalmente para você que trabalha como Influenciador digital, afinal, suas redes são seus meios de trabalho. 

#4 Não clique em nenhum link não solicitado.

A dica número quatro de segurança para o carnaval vale mesmo para você que não pretende sair de casa. Caso receba algum link para resetar ou mesmo alterar senha de algum site ou rede social que não solicitou, não clique. 

Seus dados podem ter sido encontrados em alguma rede wifi ou mesmo algum amigo pode ter sido vítima de um roubo e estão tentando conseguir seus dados também. Sempre verifique previamente com o remetente se possível. 

#5  Não compartilhe suas senhas.

A última mas não menos importante dicas de segurança para se proteger online no carnaval é: Não compartilhe suas senhas. Não importa se é rapidinho, ou se você vai falar baixo ou apagar a mesma depois de enviar a mensagem. Melhor prevenir do que remediar. 

Com essas dicas de segurança para o carnaval, você estará protegido online e pode curtir o carnaval com tranquilidade! E claro: compartilhe essas dicas com outras pessoas que você acredita que precisam conhecê-las. Se você gostou dessa materia, poderá gostar de ler também Dicas para comprar online com segurança .

Se inscreva em nossa newsletter

Veja também:

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Concordar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.  Leia mais

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como podemos ajudá-lo?