O dia das mulheres está chegando. E para inspirar ainda mais a celebração desse dia, apresentamos sete mulheres que estão transformando o mundo do marketing digital para você conhecer -ou rever- e motivar sua jornada profissional!
Por que é comemorado o Dia das mulheres ?
O Dia das Mulheres é comemorado para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na religião.
A não muito tempo atrás, as mulheres não podiam nem mesmo estudar e votar, que hoje, são direitos básicos. Isto é, as raízes da comemoração são ligadas às greves e protestos que já ocorreram ao redor do mundo contra a desigualdade de gênero.
A data escolhida, dia 8 de março, foi oficializada pela ONU na década de 1970 e coincide com o dia em que 125 mulheres e 25 homens morreram queimados em uma fábrica em Nova York. Contudo, apesar da data ter sido escolhida para comemoração, ela simboliza uma série de protestos e greves que aconteceram no século XX, principalmente nos Estados Unidos.
Participação das mulheres no mercado de marketing digital
Assim como diversas áreas que possuem defasagem da participação de mulheres, o segmento de marketing também enfrenta essa situação. Essa diferença foi motivada por diversos fatores, mas hoje felizmente vem diminuindo.
Além do comprometimento e dedicação, diariamente mulheres das mais diversas idades provam que são capazes de assumir os desafios do mercado de marketing digital. Seja nas áreas de criação, atendimento, gestão e liderança, elas dão conta da missão e deixam sua marca registrada por onde passam.
Outro ponto importante são as políticas inclusivas que cada vez mais empresas adotam em seus processos seletivos. Através deles, oportunidades são dadas de modo igualitária. Por isso, apesar do mercado publicitário majoritariamente ser machista, ele está cada vez mais diferente.
Seguindo essa inspiração, conheça a seguir mulheres que estão mudando essa realidade e inspirando outras a participarem do mundo corporativo!
Mulheres para se inspirar
Fernanda Hermanny.
Atual CEO da Afilio, única empresa totalmente brasileira de marketing de performance e afiliação, que conta com mais de 100 mil afiliados, Fernanda Hermanny está há mais de dez anos em cargos de liderança, possui anos de experiência no mercado de marketing digital e acredita que os desafios que enfrentou foram essenciais para o crescimento na carreira. Aliás em sua participação no Didaticocast, Fernanda contou mais sobre sua trajetória!
Lisiane Lemos.
Uma grande referência, Lisiane sobre tudo leva um pouco de vida por onde passa. Começou como presidente da AIESEC Pelotas e nunca mais parou. Já atuou em empresas como Microsoft. Além disso, está sempre abordando assuntos relevantes em sua página no Linkedin em pró da equidade e inclusão, inspirando mulheres a participarem do mundo corporativo. Atualmente atua no Google e certamente esse é só o inicio de uma incrível jornada.
Renata Maluf.
Com anos de experiência no segmento de viagens e-commerce, Renata atualmente é Diretora de Marketing da Gol e portanto segue na missão de encantar os clientes. Uma missão e tanto, considerando que assumiu uma das áreas que mais foram impactadas pela pandemia. Esse ano a Gol foi eleita Top of Mind pelo quinto ano consecutivo. Sem dúvidas, é uma inspiração para muitos ver Renta participando dessa conquista nos últimos três anos!
Marcia Esteves
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de agências, Marcia já atuou na construção de diversas marcas. Só para exemplificar, sob sua gestão, as agências por onde passou conquistaram os mais altos reconhecimentos, desde Grand Prix e leões em Cannes, Effie e El Ojo, até a indicação ao Prêmio Caboré, grandes prêmios da publicidade.
Será a primeira mulher a comandar a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), algo muito importante, depois de 73 anos de existência da agência. Em outras palavras: um exemplo a se admirar.
Whitney Wolfe Herd
Fundadora do Bumble, aplicativo de namoro onde as mulheres começam a conversa, buscou criar um aplicativo que trouxesse mais controle às mulheres, para que pudessem evitar comentários e tentativas de assédio que muitas vezes acontecem no online.
Antes de criar o Bumble, Whitney foi inclusive uma das fundadoras do Tinder. Ela saiu do negócio ainda em 2014, após ter conflitos com um ex parcerio de trabalho o qual se relacionava e, em seguida, processou a empresa e o grupo do qual o Tinder faz parte por assédio sexual.
Hoje, além de bilionária, abriu capital na bolsa de valores de Nova York e se tornou a mais jovem CEO a alcançar esse feito. Além disso, se tornou também um símbolo na luta contra o assédio, pois teve coragem de falar do assunto.
Thais Rei
Mesmo tão nova, já atua no segmento de mídia há mais de sete anos e promete ser um nome cada vez mais forte no mercado. Com experiências em grandes players, como NuBank, hoje trabalha como Account Manager no Google.
Em suma, elas merecem os parabéns todos os dia! Aliás, quer conhecer outras datas importantes para o mundo e para o e-commerce em 2023? Confira nossa lista com o calendário e commerce aqui no blog. E lembre-se: além destas, existem outras mulheres incríveis que representam muito quando o assunto é marketing!
Conhece alguma mulher protagonista da própria história? Pois então conte mais sobre essa mulher nos comentários!
Texto por Maria Eduarda Cerchiari