Atualmente, as pautas sociais estão cada vez mais em alta – principalmente com a ascensão das redes sociais. Dessa forma, tornou-se ainda mais importante que as empresas se importem e pratiquem um Marketing Social.
Mas, o que é o Marketing Social? É simplesmente “lacrar” com alguma pauta em alta ou ‘surfar’ em alguma onda do momento?
É o que você vai descobrir neste artigo!
O que é o Marketing Social?
O marketing como um todo já tem sido um grande aliado de muitas empresas, que têm conseguido crescer e alcançar novos horizontes com estratégias importantes. Mas, e o Marketing Social? Como ele se aplica?
Nada mais é do que uma prática. Nela, as empresas praticam os mesmos princípios e estratégias do marketing tradicional, porém promovendo:
- causas sociais;
- propagando novas ideias;
- compartilhando atitudes responsáveis;
- divulgando comportamentos socialmente conscientes.
Todas essas práticas que são divulgadas são sempre focadas no bem-estar da sociedade, como um todo.
Essas pautas podem abranger: pautas raciais, religiosas, de opção sexual, de meio-ambiente, de tecnologia e muitos outros temas que podem impactar positivamente a sociedade de maneira geral.
Qual é a importância do Marketing Social?
O Marketing Social é importante por diversos fatores, mas o principal é que ele já virou um dos critérios para que os clientes escolham comprar ou ser influenciados por determinada marca. Você sabia?
Isso mesmo! Antigamente, a qualidade do produto ou serviço e as especificações eram o que mais importava. No entanto, o cliente já sabe e consegue descobrir (apenas com o celular) tudo e mais um pouco.
Dessa forma, os valores de uma marca começaram a virar critério para comprar e ser fiel a ela. Afinal, quem vai querer estar associado a uma empresa que não apoia determinada causa ou nunca se posicionou sobre determinado assunto – ou se já se posicionou e foi totalmente contrário ao que a sociedade acredita.
Quais são as vantagens de aplicar este tipo de marketing?
Embora o Marketing Social já seja uma realidade muito presente, ainda existem muitos negócios que nem mesmo sabem o que significa. Mas, o que também não sabem é que existem muitas vantagens para quem escolhe investir neste tipo de abordagem.
Uma das principais vantagens é se diferenciar da concorrência, principalmente se ela ainda não se preocupa socialmente com atitudes responsáveis.
+ Conheça 5 podcasts de Marketing Digital que você precisa ouvir
Além disso, existem outras vantagens para quem escolhe apostar no Marketing Social:
- Maior credibilidade da marca;
- Associação a projetos sociais;
- Mais rentabilidade;
- Reconhecimento social;
- Mais vendas;
- Melhor branding;
- Fortalecimento da marca; e
- Exposição publicitária.
Gostou deste conteúdo? Então continue lendo outros assuntos e veja como melhorar a experiência do cliente na sua empresa.