Canais de Mídia na Black Friday

Com a temporada de compras no fim de ano, a Black Friday é vista por milhares de consumidores como oportunidade para comprar os presentes para amigos e familiares antecipadamente e com desconto. Para isso, é importante trabalhar os canais de mídia para Black Friday. Entenda a melhor forma de fazer isso neste artigo.   

A Black Friday é um evento onde lojas e marcas oferecem descontos e ofertas em determinados produtos. Inicialmente surgiu nos Estados Unidos como um liquidação e posteriormente ganhou popularidade no Brasil. Assim, cada vez mais consumidores esperam e criam expectativas de compra na data. 

Além disso, algo raro está programado para o período neste ano: A Copa do mundo acontecerá durante a Black Friday.  Por isso, além da preparação normal, é importante considerar também a Copa, que é um super evento aguardado por milhares de brasileiros. Após considerar esses dois fatores, é hora de começar a desenvolver seus canais de mídia para Black Friday. 

Os principais canais de mídia

Existem muitos canais de mídia que podem ser desenvolvidos para impulsionar suas vendas, o mais importante é trabalhar bem aqueles que você escolher seguir. Além disso, lembrar sempre que o objetivo dos canais de mídia na Black Friday é divulgar as ofertas e principalmente a marca, por isso, devem estar principalmente onde seu público alvo está. Conheça abaixo os principais canais de mídia online: 

Mídia paga

Os canais de mídia paga são aqueles que a empresa paga para divulgar seus produtos ou serviços. Com esse investimento, os anúncios podem chegar a públicos pré definidos, e muitas vezes, até para regiões estabelecidas pelos anunciantes. Para utilização desse tipo de canal, é importante ter um orçamento bem definido, para investir com maestria. Anúncios e marketing de afiliação, por exemplo, são maneiras de trabalhar esse tipo de canal. 

Mídia orgânica

Os canais de mídia orgânica são aqueles em que não é necessário o investimento em espécie para transmitir as campanhas de Black Friday. São exemplos dessa modalidade, um bom trabalho de SEO em seu site ou e-commerce e a criação de conteúdo para eles e para as redes sociais.

Mídia espontânea

A mídia espontânea pode ser mais difícil de ser conseguida, mas tende a acontecer principalmente em redes sociais. Esse tipo de canal de mídia costuma também transmitir muita autoridade, pois é feito de modo gratuito por clientes da sua loja ou site. Por exemplo: um cliente divulgou uma compra na sua loja em redes sociais; um site de renome indicou seu produto de graça… É dessa maneira que o canal de mídia espontânea acontece. 

Em participação recente ao encontro online do Prêmio Black Friday de Verdade, a CEO da Afilio, Fernanda Hermanny, afirmou que mais do que desenvolver os canais de mídia na Black Friday, é importante trabalhar os clientes conquistados com esse trabalho no pós Black Friday.  Esse trabalho pode ser feito de diversas maneiras, como por exemplo, com a criação de uma lista e então envio de e-mail marketing com uma estratégia de branding e vendas. 

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de canais de mídia para Black Friday, escolha entre aqueles que mais combinam com seu negócio e se prepare com dedicação para o período com as principais estratégias e tendências para Black Friday 2022. 

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