O rápido avanço das tecnologias possibilitou uma mudança em diversas áreas da sociedade, incluindo o comércio. O consumidor 4.0 tem acesso constante a tecnologia, e os negócios precisam se preparar para atender esse tipo de conteúdo.
Continue a leitura para conhecer esse novo consumidor e veja dicas de como preparar o seu e-commerce para atraí-los.
Quem é o consumidor 4.0?
Os hábitos de consumo vêm se transformando pelo grande uso da tecnologia e o fácil acesso à informações. É justamente neste ponto que a figura do consumidor 4.0 surge com expectativas maiores a serem atendidas.
O consumidor 4.0 leva em todas as etapas da jornada de compra (topo, meio e fundo) para determinar se irá de fato comprar um produto em determinado local.
Além da comunicação próxima, o consumidor 4.0 exige personalidade no atendimento, experiência positiva e facilidade na usabilidade.
Para entender mais o cenário atual, conheça as etapas anteriores!
As etapas antes do consumidor 4.0
Cada momento na história tinha suas necessidades e comportamentos diferentes de hoje em dia. Por conta disso, o marketing e divulgação realizados eram desenhados conforme essas demandas:
- Consumidor 1.0: para ele, o valor agregado tinha pouca importância. O importante era apenas o que o produto poderia trazer como solução;
- Consumidor 2.0: Precisavam escolher entre diferentes empresas que ofereciam o mesmo produto. A exigência cresce junto da concorrência entre empresas;
- Consumidor 3.0: Busca pontos de identificação com a empresa e personalidade da marca;
Por fim, o consumidor 4.0 é a união dessas etapas passadas, combinadas as transformações digitais. A seguir, conheça mais das características desse tipo de consumidor.
Como meu e-commerce pode atender às expectativas do consumidor 4.0?
Múltiplos canais de contato
Manter um contato próximo é um dos pontos mais importantes. Seja por WhatsApp Business, Facebook Messenger, DM do Instagram, chat, e-mail ou telefone, um canal de atendimento faz parte de uma experiência próxima e que resolva os problemas.
Portal do cliente
Conforme o seu negócio, um portal para o seu cliente consultar solicitações, pedidos, cupons é interessante para personalizar a experiência. É uma página de controle do seu consumidor, e sua, dentro do site.
Presença online
As redes sociais representam uma grande oportunidade para preencher a presença online. Facebook, Instagram, Linkedin, Site ou um blog servem para construir a personalidade da sua marca, e o consumidor 4.0 vai sem dúvida conhecer você através de alguma delas.
E lembre-se! Responda seus clientes e interaja com eles, assim, você cria um vínculo!
Personalização
Uma das características marcantes do consumidor 4.0 é a de buscar o que realmente atenda às necessidades, deixando de lado compras por impulso.
Procure personalizar seu serviço e entender de fato o que o seu cliente precisa.
Layout
É importante manter uma identidade visual positiva no mundo digital, pois passa uma boa impressão no meio de outros concorrentes. A maneira que seus produtos ou serviços são exibidos em algum site podem definir o sucesso, ou até fracasso, nas vendas. Vale a pena ficar atento!
Para conduzir um e-commerce é preciso estar pronto para se relacionar com o consumidor 4.0. Aplicar esses conceitos na estratégia é essencial para manter a posição da sua empresa, pois quem tem serviços apenas físicos não pode proporcionar uma experiência completa.
Se quiser continuar por dentro das novidades da tecnologia, marketing digital e negócios, nosso blog é o lugar ideal para você. Clique aqui e continue suas leituras!