Diferente do que diz o senso comum, o e-mail marketing continua vivo e com muitas novidades. Agora, para manter uma base de leads engajada e que crie um relacionamento, é importante entender alguns pontos. Continue a leitura!
Como saber se você precisa reconquistar sua base de leads no e-mail?
Segundo dados da Hubspot, você perde aproximadamente de 23% do seu banco de dados de e-mail todos os anos. Entre esses contatos, estão pessoas que ficam inativas, cancelam a assinatura ou deixam de se interessar pelos seus envios.
O principal indicador é o baixo engajamento, no qual você precisará investigar. É importante entender como os leads chegaram na sua base, o que aconteceu após eles estarem lá e quais as comunicações têm sido enviadas.
Qual problema uma base desengajada pode acarretar?
Quanto menor a taxa de abertura do seu e-mail, menos relevante ele vai ser. Ou seja, ninguém vai lembrar de você! Mesmo que você tenha um conteúdo excepcional, promoções, eventos e mais, isso não está chegando, de fato, ao seu lead.
Baixa conversão, marcação como SPAM e baixa procura são alguns dos principais problemas que uma base desengajada gera.
O que são e-mails de reengajamento?
São envios montados para incentivar leads inativos a uma interação com a sua marca. Neste caso, deixa de ser um e-mail genérico para ser mais direcionado a um escopo específico: uma lista de contatos sobre determinado tema que faça sentido para eles.
O que meu e-mail precisa conter?
- Recorra às emoções: use gatilhos mentais e tente desenvolver um vínculo;
- Atraia os leads com promoções, cupons ou descontos;
- Forneça informações úteis: um material rico, artigos valiosos, atualizações no site, eventos;
- Segmente corretamente sua lista de e-mails. Ou seja, separe os leads conforme o conteúdo, onde você conseguiu eles, qual o objetivo de reconquista da base;
- Compartilhe o que mudou desde a última vez que entrou em contato com eles;
- Simplicidade é o máximo da sofisticação! Seja direto ao ponto e entregue os conteúdos prometidos.
Quais os benefícios de reconquistar uma base de leads no e-mail
O objetivo desse tipo de esforço é engajar os leads. Passando essa etapa, você alcança algumas vantagens, como aumento nas conversões, leads mais segmentados e melhores taxas de cliques no que você quiser divulgar.
Além disso, os resultados ficam evidentes após as aplicações mencionadas no tópico anterior, como mais oportunidades (vendas, contatos, ações tomadas) e o desenvolvimento de um relacionamento com seu lead.
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