Outubro acabou de começar, mas a nossa cabeça já está na Black Friday, que está marcada para o dia 24 de novembro. A real é que a gente nunca parou de pensar nela… Ao longo deste mês, vamos falar bastante sobre este tema, trazer dicas para afiliados, anunciantes e consumidores. Antes de tudo, não podemos deixar de falar sobre as expectativas de consumo para este ano – que são positivas! A edição de 2023 está prometendo entregar resultados bem melhores que os do ano passado.
O que esperar da Black Friday 2023?
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico aponta que o faturamento do e-commerce deve aumentar em 10%. Somente no primeiro semestre deste ano, o faturamento das vendas em e-commerce alcançou a marca de R$80,4 bilhões. Além disso, segundo o Panorama do Consumo de 2023, estudo realizado pelo time de Inteligência de Mercado da Globo, 62% da classe AB pretende comprar na Black Friday de 2023.
Sabemos que em 2022 não foi o maior sucesso para o varejo como um todo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, foi a primeira vez em que houve uma queda nas vendas online desde o início do evento no país em 2010. A alta taxa de juros, a inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra, o cenário político do país e principalmente a copa do mundo foram fatores que contribuíram para a queda das vendas.
Entretanto, a tendência para a Black Friday 2023 é extremamente positiva! “A Black Friday passou por três anos atípicos. Para esse ano, tanto o varejo quanto os consumidores estão mais otimistas com a data”, diz Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google Brasil. Além disso, a jornada de consumo amadureceu. O consumidor está mais exigente, e, de acordo com a pesquisa do Google, os consumidores consultam seis canais em média antes de executar uma compra. A maioria (91%) dos brasileiros vão usar canais on-line para obter informações sobre preços, descontos e produtos.
Ainda de acordo com o Panorama do Consumo – 2º Semestre/2023, 24% dos consumidores comprariam smartphones; 22% comprariam calçados; 21% roupas e acessórios; 20% perfumes e cosméticos. 19% eletrônicos; 18% eletrodomésticos; 16% móveis; 15% utilidades domésticas, 10% brinquedos e itens de mercado; 9% livros e viagens. E você, já sabe o que pretende comprar? Ou vender?
Para finalizar, vai o nosso conselho de amigo: ainda dá tempo de se tornar um afiliado e aproveitar esta época para fazer uma renda extra. Clique aqui para se cadastrar na nossa plataforma e ganhe comissões vendendo produtos de grandes marcas. E não percam nossas dicas de planejamento para a Black Friday.