Foi na última sexta-feira que uma data mais aguardada por consumidores e marcas finalmente chegou: a Black Friday. E no artigo de hoje apresentaremos o resultado da Black Friday 2022 e também os principais insights para o próximo ano.
Todo ano, antes de novembro, milhares de pessoas se preparam para uma das datas mais fortes do comércio: a Black Friday. A data que inicialmente era forte somente nos Estados Unidos, com uma maneira de liquidar produtos em estoque depois do Feriado do Dia Ação de Graças, ganhou popularidade pelos brasileiros. Afinal, grande parte dos consumidores gosta de comprar com descontos e produtos exclusivos.
Por esse motivo, agora, a data é também uma das mais importantes para marcas, que estudam as principais tendências do evento e aproveitam a oportunidade para aumentar o faturamento.
Além disso, a edição desse ano do evento também tinha um outro fator que aumentava ainda mais as expectativas: a Copa do Mundo.
Pela primeira vez na história a Copa e a Black Friday aconteceram ao mesmo tempo. E como um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros, a colisão de ambos foi direta, impactando com intensidade os resultados da Black Friday 2022, que apesar de apresentar bons números, não atenderam as expectativas esperadas dos lojistas e varejistas.
Black Friday 2022 tinha altas expectativas
Um dos eventos mais aguardados do ano, tinhas expectativas ainda maiores nesse ano. O motivo: a data poderia ser uma grande oportunidade não apesar para realizar compras desejadas ao longo do ano, mas de datas sazonais também. Assim, produtos para acompanhar os jogos da Copa, presentear no Natal e final te ano tinham altas projeções de vendas.
Assim, como de costume, os consumidores já estavam preparados para grandes ofertas e um descontos sérios, daqueles que vale a pena. Desse modo, cupons de descontos, cash-back e outras opções de pagamento foram buscadas durante todo mês.
Por esta mesma razão, lojas e diversos fornecedores tentaram acompanhar as vontades do publico. Porem, de maneira atipíca, tal atitude acabou desconfigurando a estrutura tradicional da ação o que ocasionou um resultado para Black Friday 2022 não tão forte e vantajoso como o desejado.
Resultados Black Friday 2022
Todo mês de novembro, a Black Friday é o único grande evento esperado. Mas, dividir essa atenção com a Copa do Mundo trouxe um impacto: ela começou desacelerada em comparação com a última edição. Um dos principais motivos apontam para o jogo da seleção brasileira na Copa que coincidiu com o esquenta da liquidação, que começou na quinta-feira(24). Afinal, independente do dia, a Black friday acontece sempre na última sexta-feira do mês.
Ou seja: Com os consumidores divididos entre os jogos e as ofertas, o futebol saiu ganhando. Porém, a aceleração no dia posterior, na Black Friday em si, foi lenta.
Segundo levantamento feito pelo Estadão, os principais motivos foram a baixa disponibilidade de ofertas, o aumento da inflação e do número de incidência no país. Com ofertas afetadas pelo aumento dos preços, os consumidores ficam tímidos e receosos na hora de efetivar a compra. Além disso, muitos se sentem ansiosos devido por exemplo a polarização política em que o país se encontra.
Outro fator de peso foi que muitas ofertas foram adiantadas e distribuídas ao longo do mês. Segundo levantamento da NielsenIQ|Ebit o faturamento de Novembro de 2022 foi apenas 1% menor do que o do último ano. Muitas marcas, pensando em combinar as ofertas com estratégias de marketing para a Copa, começaram a disponibilizar as mesmas uma semana antes, aproveitando o tema em alta.
Apesar disso, conforme levantamento da Confi,Neoutros, o sábado pós Black Friday apresentou uma boa recuperação comparado com 2021. Nele, o volume de vendas foi muito parecido com o último ano, com 5,8 milhões de produtos vendidos, apenas 1,45% menor do que o ano de 2021. Dessa maneira, com essas mudanças, os segmentos que mais cresceram foram de Alimentos e Bebidas, que apesar do crescimento, ainda não são os destaques, que se mantém em Eletrodomésticos e Eletrônicos.
Em resumo, os resultados de vendas da Black Friday 2022 não foram tão altos quanto as expectativas criadas, porém reforçam a importância da data e de uma estratégia comercial exclusiva para o evento.
O que vem por aí
Em sintese, o que vemos é uma possibilidade de a Black Friday deixar de acontecer apenas em uma data. Ou seja, talvez ela venha a se tornar um final de semana ou mesmo um mês de ofertas.
O principal motivo? Com as vendas diluídas, o controle do fluxo de caixa e também da distribuição da força de trabalho fica mais simples. Apesar disso, uma máxima se mantém: inegavelmente trabalhar os dados e fidelizar os clientes dessa edição segue sendo uma ação certeira, assim como calcular de fato os custos de logistica e preço para essa mudança de estrutura..
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