Você é influenciador digital ou criador de conteúdo nas redes sociais? Este guia é para você! Não é ainda e deseja ser? Vem com a gente também! Aqui nós falaremos sobre as regras de publicidade e daremos dicas imperdíveis sobre como compartilhar links de afiliados em redes sociais. Já pode salvar na sua barra de favoritos. 😉
As redes sociais são super estratégicas para quem já é afiliado ou para quem quer entrar no universo do marketing de afiliados. De acordo com o relatório produzido pelo We Are Social e Meltwater, em um ranking de redes sociais mais usadas no Brasil, o WhatsApp está em primeiro lugar, seguido pelo Youtube, Instagram, Facebook e TikTok. Aqui, nós te ajudaremos a usar as redes sociais como aliadas e a traçar um plano eficiente para divulgar seu link de maneira assertiva para o seu público-alvo.
O que você deve saber antes de postar
Não é novidade que as redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço e popularidade entre os brasileiros, e consequentemente, a quantidade de denúncias envolvendo algum tipo de publicidade feita por influenciadores que o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) passou a receber também aumentou. Sendo assim, para não cometer nenhum erro na sua divulgação, é importante estar por dentro das regras definidas pelo Conar no Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais.
Certifique-se de cumprir as políticas de cada plataforma em relação à divulgação de links de afiliados e use apenas perfis que pertençam à você. Tenha cuidado ao postar em publicações ou comentários em páginas/perfis que não são seus. Além de estar sujeito a receber denúncias de usuários nas redes, a violação destas políticas pode descumprir os padrões de qualidade da Afilio e levar à desativação da sua conta.
Crie conteúdos úteis e não faça spam. Divulgar links de afiliados aleatoriamente, fora de contexto e em qualquer lugar não lhe trará sucesso. Compartilhe links de afiliados nas redes sociais quando forem relevantes e agregarem valor. Um bom exemplo é aproveitar o gancho de marcas que estão em alta no momento, ou trabalhando com boas ofertas e cupons.
Se você é novo na Afilio, cadastre-se na nossa plataforma e adicione seus perfis de redes sociais na V3. Se você já é afiliado, certifique-se que seus perfis sociais estejam na plataforma. Acesse sua conta e confira em: Meus Canais > Adicionar.
Após adicionar seus perfis de redes sociais em Meus Canais, cada canal terá o seu ID na plataforma. Além de usar os links e materiais disponíveis na V3, você pode usar a ferramenta de deeplink para criar URLs trackeadas de qualquer página do site do anunciante. Adicione a nossa extensão de deeplink no chrome e gere links trackeados mais rápido. Em caso de dúvidas, veja este manual. Dessa forma, saberá exatamente de onde vem o tráfego ou as vendas nos relatórios.
Abaixo, listamos como compartilhar links de afiliados no WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, Twitter, Threads, Youtube, Discord e Twitch.
WhatsApp e Telegram
O WhatsApp e Telegram são similares, você pode usar os dois da mesma maneira. As principais áreas que você pode aproveitar em ambos são os grupos e listas de transmissão.
Crie a sua própria audiência nos grupos e nas listas para divulgar seu conteúdo. Nos grupos, a mensagem é enviada para vários membros ao mesmo tempo e eles conseguem se conectar. A finalidade das listas de transmissão é enviar a mesma mensagem individualmente para várias pessoas de uma só vez. Convide para participar dos grupos e coloque na lista de transmissão pessoas interessadas pelo que você tem a oferecer, assim não perde tempo divulgando para o público errado.
Grupos de Whatsapp e Telegram
- No app, clique no ícone de mensagem no canto superior direito > Novo grupo;
- Convide pessoas para participar do grupo;
- Escolha um nome, descrição e capa que tenham um bom chamariz;
- Divulgue seus links de afiliados e engaje seu público diariamente;
- Crie relacionamento com os usuários interessados, no pré, durante e pós venda.
Listas de Transmissão
- No Whatsapp, clique em Listas de transmissão no canto superior esquerdo > Nova lista.
- No Telegram, clique no ícone de mensagem no canto superior direito > Novo canal.
- Selecione os membros, escolha um nome e uma capa para a lista.
No Instagram, existem três áreas onde você pode colocar links clicáveis: sua Bio, Stories e Canal de Transmissão. Você também pode criar posts para o feed, mas não tem a opção de colocar links clicáveis por lá.
Bio do Instagram
O Instagram permite que todos os usuários postem um link nesta seção, mas você está limitado a um único link.
- Navegue até o seu perfil do Instagram e clique em Editar perfil e adicione o link para o site
- Se você tiver mais links para compartilhar com seus seguidores, ferramentas como LinkTree e Linkme.bio podem ajudá-lo a adicionar vários links de afiliados em um só lugar.
Stories
Todos os usuários do Instagram podem adicionar um link de afiliado clicável por meio de um adesivo de link nos stories. (Antes de novembro de 2021, a adição de links para Stories era limitada a contas com mais de 10 mil seguidores).
No app do Instagram, navegue até o seu perfil e clique no ícone do sinal de + no canto superior direito e selecione Story (ou deslize para a direita para chegar mais rápido na tela do Story).
- Crie seu story tirando uma foto ou vídeo, ou colocando algum banner pronto para a divulgação. Baixe os materiais da campanha na V3, em Criativos.
- Depois de inserir o conteúdo, clique no ícone de adesivo no canto superior direito.
- Selecione Link > copie e cole a sua URL trackeada > se preferir, edite o texto que aparecerá no link > clique em Concluir.
- É importante incluir uma chamada para ação no seu Story para que seus seguidores saibam que devem clicar.
- Confira o story que você criou e publique!
Os stories ficam disponíveis por 24h, então o céu é limite. Poste à vontade!
Canal de Transmissão do Instagram
O canal de transmissão do Instagram é um recurso que foi inaugurado em fevereiro deste ano e já é usado pela maioria dos usuários. Esta ferramenta permite que os criadores de conteúdo enviem mensagens em diversos formatos (texto, links, enquete, áudio, fotos e vídeos) pelo direct, facilitando uma comunicação mais próxima com seus seguidores.
Veja o passo a passo para criar seu canal:
- Seu perfil precisa estar configurado para conta de criador de conteúdo.
- Navegue até a tela de directs, clicando no botão canto superior direito do Feed.
- Toque no botão de nova mensagem no canto superior direito.
- Toque em Criar canal de transmissão. Nessa área, você pode:
- Insira o nome de um canal.
- Escolha um público para o canal.
- Escolha quando o canal termina.
- Escolha mostrar seu canal no seu perfil.
- Pronto! O canal está criado e pronto para ser divulgado.
O Facebook permite que você compartilhe links de afiliados em sua linha do tempo – no perfil pessoal, grupos e páginas – e na seção Sobre.
Grupos do Facebook
- Abra sua conta, no canto esquerdo clique em Grupos > Criar novo grupo. Convide pessoas para participar do grupo.
- Se você já for dono de um grupo, selecione seu grupo e faça a publicação na parte superior, em Escreva algo.
- Se for participante de grupos de terceiros, siga as regras do administrador para fazer sua divulgação.
- A frequência diária é ideal para atualização dos posts. Atualizar uma vez por semana é o mínimo ideal.
Página do Facebook
- Abra a sua conta do facebook e navegue até a sua página.
- Crie um post na parte superior do Feed, em No que você está pensando, [nome]?.
- Insira o link trackeado, uma imagem se necessário, e qualquer descrição sobre a divulgação.
- Ao aparecer a visualização da URL de destino, confira sua publicação e clique em Postar.
Informações mais detalhadas sobre a edição de URLs e imagens em posts podem ser encontradas neste artigo da Central de Ajuda do Facebook.
Sobre
Você também pode incluir links clicáveis
TikTok
O TikTok só permite links de afiliados no perfil de contas empresariais, não há a opção de adicionar links clicáveis nos stories ou publicações do feed. Para se inscrever em uma conta comercial ou mudar sua conta pessoal para comercial, use o app do TikTok, pois a versão desktop não tem a opção de mudar de tipo de conta.
Veja como adicionar links de afiliados no TikTok:
- Clique nas três linhas no canto superior direito para abrir Configurações e Privacidade > Conta.
- Escolha Mudar para conta comercial e uma categoria para a conta.
- Em Editar perfil, adicione um link de afiliado no campo de site.
- Se você tiver mais links para compartilhar, ferramentas como LinkTree e Linkme.bio podem ajudá-lo a adicionar vários links de afiliados em um só lugar.
- Na V3, ao escolher a campanha que será divulgada, baixe os materiais disponíveis em Criativos.
- Acesse o Pinterest e clique no botão “+” para criar um pin.
- Arraste e solte ou clique para enviar a imagem para o Pinterest.
- Adicione seu link trackeado como link de destino. Você também pode usar a ferramenta de deeplinks para divulgar uma página de sua escolha. Adicione uma descrição para o pin.
- Escolha o quadro que deseja fixar e clique em Salvar.
Veja mais informações sobre as diretrizes de publicidade do Pinterest neste artigo.
Twitter (o novo ‘X’)
No Twitter, é fácil adicionar links de afiliados:
- Para colocar nos tweets, clique no botão de +, no canto direito inferior para criar um tweet. Escreva o seu tweet, cole o link trackeado e carregue uma imagem ou vídeo, se quiser.
- Na seção da bio ou mensagens diretas, digitando ou colando o URL trackeada, como faria ao compartilhar qualquer outro link.
Threads
Lançado em julho de 2023, Threads é o novo aplicativo da Meta que permite aos usuários compartilhar atualizações de texto e participar de conversas públicas. Dizem que é o novo ‘X’… Os usuários fazem login usando sua conta do Instagram. O Threads não tem restrições atuais quanto ao uso de links de afiliados nas postagens.
As postagens no Threads podem ter até 500 caracteres e incluir links, fotos e vídeos de até cinco minutos de duração. Os usuários podem adicionar links de afiliados diretamente nas postagens.
Você pode adicionar um link clicável de afiliado ao Threads de três maneiras:
- Compartilhe um link de afiliado em uma nova Thread.
- Adicione um link de afiliado à sua biografia do Threads.
- Responda as Threads com um link de afiliado quando tiver contexto (lembre-se: crie conteúdos úteis, não faça spam).
YouTube
No YouTube, links de afiliados podem ser postados na descrição do vídeo ou nos comentários abaixo da descrição. Adicionar muitos links pode violar as regras do YouTube em relação a spam, portanto, limite sua escolha de links em cada vídeo.
Faça você mesmo! Organize a criação do seu conteúdo: você mesmo pode aparecer nos vídeos ou criar vídeos de animação, comunique-se com o seu público na hora de divulgar as campanhas.
Descrição do vídeo
Fornecer links nesta área ajuda os seguidores a aprender mais sobre os produtos ou serviços que você apresentou em seu vídeo. Links para suas outras propriedades promocionais (site e canais sociais) são permitidos desde que estejam registrados em sua conta do YouTube.
Comentários
Se permitir comentários abaixo da descrição do vídeo , você poderá incluir o link trackeado em um de seus próprios comentários, desde que esteja relacionado ao vídeo. Publicar links nas seções de comentários de outros vloggers é uma violação das políticas do YouTube.
Plataformas de transmissão ao vivo
As plataformas de streaming de vídeo usadas principalmente para jogos geralmente permitem conteúdo do usuário, incluindo links nas seções Bio, Bate-papo e Sobre mim.
Discord
Você pode arrastar e soltar links de texto na caixa de bate-papo do seu próprio servidor para compartilhá-los com a sua audiência. Não publique seus links de afiliados em servidores pertencentes a outros membros. É uma prática recomendada divulgar que se trata de um link de afiliado.
Twitch
O conteúdo do usuário, incluindo links, pode ser incluído no Stream Chat. Twitch permite conteúdo gerado pelo usuário em toda a plataforma em praticamente todas as mídias disponíveis de acordo com seus Termos de Serviço.
Agora é hora de colocar a mão na massa. Boa criação de conteúdo!
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