Expectativas do mercado para o Natal em 2023

O mês de dezembro, marcado pelas comemorações de Natal e ano novo, sempre exerce uma grande influência no comércio e na economia brasileira. O período de decorações festivas, luzes e presentes sempre encanta os consumidores. Neste artigo, vamos falar sobre as oportunidades e expectativas do mercado para o Natal em 2023.

Este ano está prometendo um salto de 5,6% nas vendas de Natal em relação ao ano passado, de acordo com um levantamento feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). As condições de consumo e o mercado de trabalho vem melhorando durante este ano: a desaceleração da inflação, da taxa média de juros e do desemprego, além da distribuição de vagas temporárias no varejo, são fatores que contribuem para esta expectativa e a CNC estima uma melhora ainda maior para o final deste ano e início do ano que vem.

A intenção de compra dos brasileiros no Natal

Em uma pesquisa nacional realizada pela Globo, através da plataforma PiniOn, 92% dos brasileiros pretendem comemorar o Natal em 2023. Além de representar uma oportunidade para o comércio, isto é um reflexo do desejo coletivo de compartilhar alegria e afeto por meio da troca de presentes, já que 58% (frente a 54% que compraram em 2022) dos brasileiros pretendem comprar presentes para alguém. Dos 58% que pretendem presentear alguém, 44% desejam presentear esposo(a) ou namorado(a), 41% filho(a) ou enteado(a), 39% pai ou mãe e 18% sobrinho(a) ou afilhado(a). Isto só consolida a data como um período de prosperidade emocional e econômica.

O desejo de fazer compras para si também cresceu: 28% desejam fazer compras para si mesmo no Natal deste ano, frente a 27% que compraram em 2022.

A intenção de compra dos consumidores no Natal (para si mesmo ou para alguém) destacou as categorias:

  • Roupas e calçados: 51%;
  • Perfumes e cosméticos: 40%;
  • Brinquedos: 31%;
  • Chocolates e doces: 31%;
  • Artigos esportivos: 25%;
  • Roupas íntimas: 24%;
  • Bebidas alcóolicas: 18%;
  • Smartphones: 17%;
  • Produtos para casa: 17%;
  • Livros: 16%;
  • Eletrodomésticos e eletrônicos: 12%;
  • Jogos de computador ou videogame: 8%;
  • Viagens: 11%.

Como o 13º influencia nas compras do Natal

O 13º salário também contribui para o aumento das vendas neste período! O levantamento feito pela Globo mostra que 32% dos brasileiros não recebem 13º, porém, dos 68% que recebem, 45% irão utilizar todo ou parte dele para realizar as compras de Natal. Em média 50% dos brasileiros pretendem gastar entre R$50 e R$300 reais com presentes de Natal esse ano.

Além da facilidade na hora da compra, cupons de desconto e ofertas, prazo de entrega, variedade e qualidade dos produtos, valor do frete, formas de pagamento, experiência do consumidor… O principal fator para a escolha do canal de compra é o preço. Como marca, é importante diversificar os canais:

  • 52% dos brasileiros pretendem pesquisar preços e/ou informações sobre os produtos nas lojas físicas e online antes de realizar a compra;
  • 59% gostam da opção de comprar o produto pela internet e retirar na loja física;
  • 72% gostam da opção de comprar o produto na loja física e receber em casa.

Comportamento dos consumidores na hora de comprar

Por que é tão importante ter uma presença online e criar conteúdos personalizados sobre a data? Ainda de acordo com o estudo realizado pela Globo:

  • 41% dos brasileiros gostam de acompanhar dicas de presentes para o Natal;
  • 38% gostam de ver e prestam atenção em publicidade na internet e 45% se sentem impactados pelo anúncio;
  • 17% consideram publicidades dos sites / redes sociais;
  • 11% considera a recomendação de influenciadores.

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