Expectativas de fim de ano para a Black Friday e para o Varejo

Uma das épocas mais movimentados do ano para as vendas online está chegando! Para te auxiliar nesse período, convidamos Thiago Sarraf, que tem mais de 20 anos de experiência em vendas e mais de 1.000 projetos de e-commerce para compartilhar conosco suas principais dicas, recomendações e expectativas para a Black Friday e para o final do ano.

Confira a entrevista exclusiva

  • 1- A Black Friday está sendo um dos temas mais comentados em 2022. Em partes porque irá acontecer durante a Copa do Mundo, e também pois pela primeira vez depois de dois anos com restrições da pandemia, ela acontecerá novamente em lojas físicas. Pensando que as vendas online terão novamente essa “concorrência” e “disputa de atenção” com as lojas físicas, como garantir que o cliente prefira comprar pela internet?

Thiago: Acredito que a pandemia ajudou muito não apenas aos lojistas a se digitalizarem, mas também aos consumidores . Tivemos a entrada de milhares de novos consumidores durante os dois últimos anos, e muitos que vieram para ficar com as compras online.

Hoje o brasileiro está buscando mais promoções online de diferentes lojas. Ele sabe que pode encontrar maiores opções de produtos e mesmo ofertas online do que no shopping local. Quando falamos em Black Friday é claro que o que vem primeiro na cabeça são os menores preços. Mas a muito mais que isso!

Por exemplo: a internet oferece uma grande vantagem em questão condições de comprar como: frete grátis, formas de pagamento, condições de parcelamento, e ás vezes até mesmo brindes exclusivos do evento. Trabalhar um destes aspectos é ótimo para incentivar as compras online.

Investir em um dia ou apostar no período?

  • 2– A Black Friday é uma data fixa, porém no Brasil, muitas lojas e players fazendo promoções antecipando o período e principalmente fazendo ofertas antes do dia em questão. Pensando no on-line, como você acha ideal para o vendedor se posicionar: aproveitar todas as deixas ou investir em um momento único?

Thiago: Deixar para apostar tudo em um único momento é arriscado, especialmente para lojas menores.

O que não cansamos de ver durante o dia da Black são os sites caindo por conta de tráfego súbito, uma vez que a expectativas para a Black Friday pelos consumidores também é enorme. Portanto, se a sua loja é menor e está em uma plataforma mais simples, optar por dissolver o dia da black na semana ou mesmo no mês é uma opção para não acontecer nenhum imprevisto de vendas.

Outra questão são os grandes players durante a Black. Marketplaces como Mercado Livre, Shoppe, Magazine Luiza e afins são muito grandes para competir diretamente. Por isso, antecipar o dia da Black com as promoções é uma ótima estratégia para diluir o pico das vendas e também oferecer mais tempo para seu consumidor avaliar os produtos e condições. Às vezes sua loja não oferece o melhor preço, mas sim as melhores condições de pagamento e entrega, o que podem conquistar muitos consumidores.

Diversificar é importante

3– Pensando que para muitos essa é a primeira Black Friday e estão começando a crescer no digital, quais são na sua opinião, os principais erros que as pequenas marcas cometem ao trabalhar campanhas de marketing na Black Friday?

Thiago: Temos que entender que a Black é uma data muito disputada já no Brasil. Em muitas lojas representa 50% do faturamento anual. Por esse motivo, as expectativas para Black Friday são muito altas.

Em suma, isso significa que a concorrência é tão grande quanto. Então, não adianta investir mil reais esperando retornos absurdos e dizer que a Black Friday não vale a pena. Na internet, especialmente para lojas novas, é necessário entender que a sua marca quase não existe e que se você não divulgar, os resultados não aparecem.

A Black Friday é uma ótima oportunidade para divulgação de produto e marca. Aproveite para anunciar seus produtos com melhores preços e condições e certifique-se que tudo no site está em ordem. Não adianta gastar caminhões de dinheiro em atrair o usuário para a sua loja se por exemplo o produto divulgado não está mais disponível; se a navegação da loja está ruim; se o site demora para carregar; e muitos outros fatores que podem influenciar na desistência da compra.

Não faça campanhas também somente dos produtos que estão encalhados. Afinal, se eles estão nessa posição há um motivo e não é na Black Friday que você vai mudar isso.

Trabalhe o pós-venda

  • 4– Para fechar, hoje em seus conteúdos você compartilha muito a importância de se trabalhar bem suas listas de clientes, principalmente via e-mail. Pensando agora na relação dos afiliados com sua audiência, trabalhar maillings também é uma maneira viável para potencializar vendas?

Thiago: Com certeza. A Black Friday é o momento de aumentar sua lista de leads. São as compras feitas, possíveis descontos oferecidos por e-mail e muitas outras estratégias. Então, você tem um ano todo para trabalhar estes consumidores a comprar novamente das suas ofertas e de sua loja. É muito mais barato você investir na comunicação com pessoas que já compraram ou se interessaram por seus produtos, do que ficar conquistando novos usuários todos os dias.

Não deixe o pós compra de lado depois do período. Peça avaliações do seus produtos, envie e-mails, envie promoções novas para acionar carrinho abandonado. Não deixe de trabalhar a audiência conquistada durante a Black Friday.

Assim, é possível estabelecer uma comunicação com seu consumidor e no evento do próximo ano talvez oferecer produtos com condições exclusivas e muitas outras estratégias.

Aliás, no meu canal do Youtube falo bastante sobre a Black Friday, números, estratégias, expectativas e muito mais para lojistas de todos os portes e inclusive para consumidores ficarem atentos durante o período! Convido vocês a conferirem meu conteúdo!

Oportunidade para crescer

Em resumo, agradecemos imensamente ao Thiago por contribuir conosco nessa jornada intensa e cheia de encantos que é o setor de vendas online! Sem dúvida nenhuma o final do ano é uma oportunidade para crescer e se desenvolver em vendas e marketing digital. E se você tem interesse no assunto aproveite para descobrir como se destacar, seja você anunciante ou afiliado!

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