Fala a verdade, quem nunca respondeu uma mensagem com alguns GIFs ou uma figurinha animada porque ela representa melhor o que você quer expressar?
Desde 2007, os GIFs marcam presença na internet, se estendendo para diferentes sites, redes sociais, aplicativos e smartphones.
Em uma época em que as pessoas estão escrevendo cada vez menos, um GIF consegue traduzir palavras com apenas 1 mensagem.
E isso também se amplia para as marcas como uma estratégia para se aproximar e fortalecer o relacionamento com seu público.
Continue a leitura e veja como incluir os GIFS na sua estratégia de marketing!
Por que usar GIFs?
De maneira geral, GIFs tem um tom mais humorístico, o que pode ser uma ferramenta de mexer com o emocional do público e gerar mais engajamento.
Através de reações, danças e movimentos, eles são um jeito de encurtar mensagens e humanizar o atendimento e marca do seu negócio no meio digital.
Além disso, a produção e acesso deles é muito mais fácil do que vídeos e funcionam em diferentes formatos, como celulares, monitores, e-mails, aplicativos de conversas, etc.
Em qual momento usar GIFs na estratégia?
Usar GIFs na sua estratégia de marketing serve não apenas para melhorar seu engajamento com o público, mas também criar e fortalecer uma conexão com a persona, assim, criando oportunidades de negócio.
Você pode:
- incluir eles na estruturação do branding do seu negócio, para customizar conteúdos autênticos;
- usá-los na comunicação com o público, para tornar um canal interativo;
- usar GIFs para quebrar a “mesmice” e deixar uma marca no contato com clientes;
- divulgar uma campanha ou ação específica na sua empresa.
Conheça as diferentes formas de usá-los
Chatbots
Usar GIFs em chatbots tem o intuito de humanizar o atendimento automático. O Messenger, do Facebook e Twitter já possuem essas opções!
E-commerce
Podem ser usados para um CTA ou incentivar promoções temáticas (Páscoa, Black Friday) ou temporárias (cronômetros, relógios, pessoas correndo) quando relacionadas ao seu nicho. Aqui, eles são decisivos para gerar proximidade com um possível consumidor e levá-lo à próxima ação do funil de vendas.
E-mail Marketing
Dentro de um e-mail os GIFs podem ser usados para quebrar os blocos de texto e repetição de e-mails semelhantes. Para o e-mail marketing, é possível divulgar um produto, anunciar uma novidade, expressar uma reação e várias outras opções, desde que usadas de uma maneira que faça sentido com o resto do texto.
Redes sociais
É indispensável ser criativo e surpreender na hora de usar nas redes sociais. Com diversas opções, o ideal é usar aqueles que façam sentido com a proposta (divulgar um evento, postar um encontro, novos produtos, anúncios).
É um ponto positivo quando os GIFs também estão relacionados a sua marca/página de perfil!
A Afilio já aderiu a esta estratégia de GIFs!
É isso mesmo! Nós já temos a nossa própria página no Giphy.com e até o dia dessa postagem (13/06/22) ela já atingiu 5.3 mil visualizações. Dentro da plataforma, temos 120 GIFs com os colaboradores do nosso time em uma variedade de reações. Dê uma olhada neles aqui.
Fazemos um convite para você não para a leitura por aqui! O nosso blog oferece vários artigos sobre as novidades do marketing digital, negócios e muito mais. Para continuar a leitura, acesse o blog neste link.