Conseguir medir o desempenho de todos os setores de uma empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio! Isso porque só assim é possível identificar falhas nos processos e implementar medidas para torná-los mais efetivos. E a melhor forma de conseguir medir isso é utilizando KPIs.
Com certeza, você já deve ter se deparado em algum momento com esse termo por aí. Mas você sabe do que se trata? E por que as KPI’s são importantes para quem tem um negócio? Para não deixar mais dúvidas, explicamos neste texto sobre isso! Continue a leitura para saber mais.
+ E-mail marketing ainda é uma estratégia válida?
KPIs: o que são? Onde vivem?
A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que pela tradução significa Indicador Chave de Desempenho. Como o próprio nome sugere, as KPIs são indicadores usados para calcular o desempenho das atividades e processos de uma empresa.
KPIs eficientes devem ser:
- mensuráveis: por serem informações em nível de análise, costumam ser apresentados em forma de porcentagens ou números absolutos, para facilitar a leitura e comparação com outros dados;
- periódicos: bons KPIs se repetem ao longo do tempo. Dessa forma, é possível analisar a melhora ou piora nos números mês a mês ou ano a ano, por exemplo;
- compreensíveis e simples: os dados devem ser diretos e de fácil compreensão, já que serão compartilhados com todos os funcionários da empresa. Logo, se as informações não forem entendidas, não terão utilidade.
KPIs é a mesma coisa que métricas?
A regra aqui é simples: KPI’s não são a mesma coisa que métricas. Porém, uma métrica pode vir a se tornar um indicador chave de performance. De início, parece um pouco confuso, não é? Mas é simples de entender.
Isso porque os KPI’s, como já falamos acima, são indicadores de extrema importância para o negócio e o objetivo estratégico de uma empresa, enquanto uma métrica é apenas uma medicação. Porém, quando uma métrica adquire relevância para a estratégia de um negócio, aí sim que ela se transforma em KPI.
Ou seja, uma métrica vira KPI quando auxilia na tomada de decisão dentro de uma empresa, visto que o indicador chave deve ser importante para o negócio e auxiliar a gerência a tomar decisões inteligentes dentro da empresa.
Qual a importância dos KPIs para uma empresa?
Um dos benefícios de usar KPIs é transformar números avulsos em conhecimento sobre o negócio. Com esses dados em mãos, os gestores conseguem fazer previsões e identificar problemas no andamento das atividades, o que possibilita fazer ajustes na estratégia caso haja necessidade.
Em outras palavras, os KPIs dão um diagnóstico preciso da organização, o que torna os erros no planejamento cada vez menores. Além disso, ajuda a empresa a melhorar seu posicionamento no mercado.
Outra vantagem de utilizar KPI’s é a inclusão de todos os funcionários na estratégia do negócio. Por isso, ao compartilhar os KPIs com os colaboradores, o gestor faz a equipe se sentir importante e entender o quanto seus esforços contribuem para o crescimento organizacional.
Além disso, fornecer dados relevantes, mensuráveis e de fácil entendimento ajuda a elaborar metas para os funcionários. Com o auxílio desses números, eles saberão exatamente o que devem fazer e aonde precisam chegar.
Viu, só? KPI’s são extremamente importantes para as estratégias de um negócio. Além disso, podem mudar de acordo com o momento de negócio e com a forma como ela escolhe se posicionar diante do mercado.
Quer aprender sobre outros assuntos sobre negócios e Marketing Digital? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.