O mundo está mudando e com a internet os influenciadores digitais, ou influencers como são popularmente conhecidos, o mercado de consumo também está. Saiba mais sobre esse tema nesse artigo e como avalie com interpretar essa transformação.
Influencers – Unindo o mundo virtual ao físico
Cada dia mais jovens desejam virar influenciadores, ou como são conhecidos mundialmente: influencers. Um ato que começou muitas vezes por oportunidade e disponibilidade, hoje já é uma profissão cobiçada e que cada dia mais impacta o mercado e o mundo.
Conhecidos por serem pessoas que alcançam uma larga audiência através das redes sociais, tais como tiktok ou youtube, os influencers estão presentes na vida de centenas de pessoas. Diariamente, eles criam conteúdos, focados ou não em determinado segmento, e passam assim a fazer da rotina – e da vida- de seus seguidores.
Desse modo, muitos são conhecidos também como “figuras públicas” e muitas vezes compartilham até momentos íntimos, como pedidos de casamento ou namoro, para toda sua rede. E essa coragem e autenticidade (em alguns casos) é compensada de uma maneira simples: publicidade.
Dentre as diversas formas de ganhar dinheiro como influencer, uma das mais queridas, principalmente para influenciadores digitais que contam com milhares de seguidores, é a publicidade. Afinal, além de muitas vezes ser prática, como por exemplo através de uma única postagem, ela também é muito rentável.
Dessa forma, eles são os principais responsáveis por unir os mundos virtuais ao físico. Principalmente quando falamos de consumo.
O crescimento do mercado digital e os influencers
Desde que identificaram a oportunidade de ganhar dinheiro com publicidade, os influenciadores têm feito muito bem o papel de transmitir mensagens e divulgar produtos. Com isso, além de garantir verba para continuarem mantendo suas produções e conteúdos, eles criaram também uma fonte de renda.
No início, esse movimento foi ótimo pois permitiu que pequenas e médias empresas chegassem a públicos que jamais teriam possibilidade através das mídias tradicionais. Impulsionados pela confiança criada a partir do “contato” frequente, muitos seguidores passaram a consumidor produtos indicados pelos influenciadores.
Porém, durante 2020 – 2022 o mundo passou por um acontecimento que mudou a dinâmica das relações: a pandemia de covid-19. Com o isolamento social, muitas pessoas tiveram seus empregos impactados e se afastaram das compras.
Porém, ao mesmo tempo, parte da população que não utilizava a internet precisou começar a utilizar serviços digitais. Com isso serviços como banco, educação e principalmente compras migraram para o digital, ou seja, para o e-commerce.
Com isso, diferente do que se imaginava, os influenciadores digitais continuaram tendo o mesmo papel de importância na decisão de compra. Ou na realidade, talvez até mais do que antes.
Pesquisas mostram, por exemplo, que 40% dos brasileiros já compraram ou consumiram produtos por indicação de influenciadores digitais. Por esse motivo, temas como social e commerce marketing de influência, ou marketing de influenciadores, estão cada vez mais em alta no Brasil.
O impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo
Diante desse fato e de outros dados, como o impacto de vendas de campanhas inspiradas em trends digitais, contar com a participação dos criadores de conteúdos nessa época tão dinâmica é importante para se alcançar melhores resultados nas vendas online.
Afinal, a internet tem um papel cada vez maior na atual sociedade de consumo. As gerações Y e Z, por exemplo, trazem traços dessa rotina virtual atual até mesmo para o mercado de trabalho.
Em resumo, com as redes sociais e os influencers o mundo nunca mais vai ser o mesmo. A menos que a internet deixe de existir.
Por essa razão, conte com a Afilio e nossa rede forte de influenciadores digitais para impulsionar suas vendas online. Aqui na Afilio, contamos com parceiros de diversos segmentos e sem dúvidas um deles funciona e se comunica perfeitamente com seu público-alvo.