Conheça os principais KPIs do Marketing Digital e suas vantagens para o negócio

Você tem clareza a respeito dos pontos fortes e fracos do seu negócio? Consegue identificar quais aspectos precisam ser melhorados e como fazer isso? Se a resposta foi não, você precisa conhecer os principais KPIs do Marketing Digital. Eles vão te ajudar a tomar decisões mais precisas e a desenhar uma estratégia de crescimento para a sua empresa.

Quer entender esse tema com detalhes? Então continue a leitura!

Primeiro, o que são os KPIs?

KPI é a sigla de Key Performance Indicators, que traduzindo para o português significa indicadores-chave de desempenho. Como o nome sugere, eles servem como indicadores para mensurar os resultados da empresa.

É muito importante que os gestores entendam quais são os KPIs relevantes do seu negócio. Só assim é possível monitorá-los, analisá-los e criar estratégias para melhorá-los. São dados como esses que tornam as tomadas de decisão estratégicas dentro de uma empresa, já que estão pautadas em informações reais e atualizadas.

Os KPIs podem ser utilizados em todas as áreas, do comercial ao atendimento, mas aqui focaremos nos de Marketing Digital, conforme veremos adiante:

Por que os KPIs do Marketing Digital são importantes?

O sucesso do marketing, assim como várias outras áreas da empresa, dependem de melhorias que só podem ser implementadas após compreender como o público se comportou diante de determinadas campanhas ou ações.

Quanto antes for possível identificar o sucesso ou o fracasso das ações de Marketing, mais rápido a empresa poderá pensar em melhorias que resultem em mais rendimentos ou lucros.

No Marketing digital, os indicadores que costumam ganhar mais destaque são os relacionados a aquisição de clientes, volume de vendas, captação de contatos, retorno sobre investimentos e outros. Veja quais são abaixo:

Quais são os principais KPIs do Marketing Digital?

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Os KPIs do Marketing Digital ajudam a traçar estratégias de crescimento

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Esse é um dos principais KPIs do Marketing Digital porque mede o percentual de lucro em relação ao valor investido em uma campanha. O objetivo de todo negócio é ter um ROI cada vez mais alto e fazer o cálculo dessa taxa é simples: basta dividir o total de capital recebido pelo dinheiro investido.

Por exemplo, se você investiu R$200 em anúncios para produtos de afiliados e conseguiu um retorno de R$1000 em vendas, significa dizer que você teve um ROI de 5, ou seja: o Retorno sobre o Investimento foi 5 vezes maior do que o capital injetado.

Taxa de conversão

É o KPI que mede quantas pessoas executaram uma tarefa esperada dentro de uma campanha de Marketing. Imagina que você passou a divulgar uma página de cadastro para recolher e-mails para uma newsletter.

A taxa de conversão consiste na razão entre pessoas que acessaram a página em relação às que efetivamente se inscreveram. A conversão pode ser qualquer outra ação esperada, como fazer uma compra ou visualizar uma página, por exemplo.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Toda empresa tem um custo de aquisição de clientes, ou seja, um valor investido para atrair mais clientes. Esses custos podem estar diluídos entre anúncios online ou offline, contato direto do time de vendas, entre outros.

O objetivo é conseguir novos clientes sempre a um custo menor e para isso é importante avaliar a CAC atual para investigar gargalos e pontos de melhoria. Assim, é possível criar estratégias de atração e engajamento de novos consumidores.

Número de visitantes do site

Qualquer negócio que trabalhe com Marketing Digital tem um site e dentro dele também há KPIs importantes. O número de visitantes é um deles, que como o nome sugere, indica quantas pessoas acessam seu portal em determinado período.

Tempo médio de navegação

Ainda falando sobre os sites, o tempo médio de navegação também é importante. Assim é possível entender quanto tempo as pessoas passam consumindo o conteúdo da sua página e, se não for um bom número, torna possível criar estratégias para aumentar esse tempo.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate, indica o número de visitantes que abandonaram o site da empresa sem ter nenhuma interação com ele. A rejeição é computada quando o usuário fecha a página, clica no botão voltar, clica em um link para outro site ou fica inativo por mais de 30 minutos.

Geralmente, uma taxa de rejeição alta indica um engajamento ruim no site. Como é possível mapear a bounce rate de cada página do site, fica mais simples entender quais são os conteúdos e layouts mais ou menos atrativos e quais mudanças são necessárias.

Agora que você conheceu os principais KPIs do Marketing Digital, já pode ficar mais atento em relação às métricas importantes para o seu negócio e elaborar estratégias para melhorar os resultados. 

Para te ajudar a progredir, leia 7 dicas para se tornar um afiliado de sucesso!

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