O maior reality show do Brasil começou e seja você é fã do programa ou não, é preciso admitir: além de impactar milhares de pessoas, também é possível aprender importantes lições de marketing com o Big Brother Brasil. Essas lições são validas para todos negócios, principalmente na era do digital. E se você quer descobrir quais são elas, continue a leitura.
Como tudo começou
Antes de falarmos sobre as lições de marketing para aprender com o BBB, é necessário explicar o programa e sua história.
O Big Brother Brasil começou em janeiro de 2002, com uma edição que durou apenas dois meses, mas cativou o público. A temática de reality show trouxe aos brasileiros a combinação de duas coisas que amam: uma narrativa, como as novelas, e o senso de pertencimento, dando ao telespectador o poder de decidir quem fica e quem vai.
Continuando, logo, diversas marcas começaram a observar o potencial de anunciar em um dos programas com maiores índices de audiência do Brasil. Afinal, ter uma boa rentabilidade em campanhas de mídia é um dos aspectos mais importantes do marketing.
Mas, o alcance foi diminuindo à medida que o acesso à internet crescia no país e a falta de regras no programa – como cenas quentes entre os participantes – aumentava. O segundo ponto principalmente, incomodou o público. Isso porque apesar de ser exibido durante a noite, muitas crianças acabavam vendo o reality com a exibição das cenas inapropriadas e as conversas muitas vezes repletas de palavras de baixo calão.
Esses dois fatores combinados levaram ao declínio do reality. O reality cogitou ser cancelado, mas optou por testar mudanças na estratégia do jogo antes de encerrar por fim o mesmo. Em 2018, com personagens com idades bem distintas, o programa voltou a ganhar força. Com isso os anunciantes voltaram a se interessar no mesmo.
A volta por cima
Mas foi somente em 2020, com novas regras, que o programa recuperou o estigma dos primeiros anos. Isso aconteceu por diversas mudanças no jogo e porque essa edição coincidiu com a primeira onda do covid no Brasil, onde as pessoas isoladas em suas casas buscavam por entretenimento.
Além disso, foi nesse ano jogo passou a contar com participantes do “Camarote”, ou seja, que já era conhecidos ao público. Com isso, os participantes do camarote, mudaram o jogo aplicando estratégias de marketing – fora da casa- o que destacou ainda mais a edição. Essa estratégia também impulsionou ainda mais os jogadores depois do programa, gerando contratos publicitários ainda mais caros.
Por esse motivo, muitas pessoas seguem se inscrevendo para o programa, apesar do prémio estar defasado em relação à primeira edição.
As marcas também continuam apostando alto no programa, afinal o BBB 2023 já garantiu ao menos 30 patrocinadores, o que deve gerar para a Globo mais de R$ 800 milhões em patrocínios. Mas para se destacar no programa, tanto as marcas quanto os jogadores precisam pensar em boas estratégias de marketing, como já aconteceu em edições passadas.
Quer saber quais estratégias de marketing foram essas? Pois saiba que algumas delas inclusive são tendências de marketing em 2023 e você pode aplicar em suas campanhas. Então, confira abaixo quais são elas.
Lições de marketing para aprender com o Big Brother Brasil
Investir em marketing de conteúdo é cada vez mais importante.
Seja para um jogador ou uma marca, o marketing de conteúdo se mostra cada vez mais importante e pode ser o fator decisivo na hora de ganhar autoridade.
Além de ser importante para divulgar os valores e objetivos da pessoa ou da empresa, o marketing de conteúdo também é essencial para criar um vínculo com os clientes e aproximá-los das soluções oferecidas.
No caso de influenciadores a situação se repete em diferentes questões. Por exemplo, a semifinalista da edição de 2020, Manu Gavassi, soube usar bem o marketing de conteúdo para impulsionar seu avanço na casa. isso porque antes de entrar, produziu conteúdo para diversas possíveis situações, que foram publicadas quando necessárias.
A estratégia rendeu a jogadora uma posição na lista Under 30 da Forbes, e claro, vaga na semifinal de uma das edições mais assistidas do programa.
Festas e Eventos são poderosas fontes de divulgação para a marca.
Brasileiros amam uma festa, e quando isso é associado ao bom trabalho de marca, os resultados são claros.
Um exemplo disso foi uma festa organizada pelo McDonald ‘s Brasil na edição de 2020, que influenciou os espectadores a fazer um pedido online e obteve recorde de vendas.
Para edição deste ano o Carrefour promete aproveitar com sabedoria esse tipo de oportunidade, ao voltar a ser o supermercado oficial da edição depois de anos. Preparados para uma possível festa inspirada na marca?
Um plano de mídia pode fazer toda a diferença para seu negócio
Não basta somente publicar, é necessário saber o que publicar e divulgar, isso é claro, considerando todo o trabalho que já foi feito pelo sua marca. Assim, definir objetivos e meios para investir é um passo essencial na hora de construir um plano de mídia.
Seguindo o exemplo de Manu Gavassi, outras participantes adotaram a estratégia de marketing de conteúdo. Inclusive, algumas foram além: investiram também em um planejamento de mídia.
Em outras palavras, novos conteúdos foram associados a conteúdos já publicados, aumentando o alcance e engajamento de publicações talvez esquecidas. O resultado? Um impulsionamento de diversos conteúdos e trabalhos já divulgados. Viih Tube utilizou essa estratégia na edição do BBB 2021 e aumentou seus lucros com o Youtube.
O melhor está por vir
Em suma, essas são as principais lições de marketing para aprender com o BBB. Mas uma coisa é certa: outras tendências e lições estão por vir! E se você gostou desse conteúdo, leia também 6 filmes que falam sobre marketing e nos siga nas redes sociais!