Se você se deparou recentemente com essa abreviação, saiba que a sigla CPL vem das palavras em inglês Cost per Lead. Ou seja, em português: Custo por Lead. Para entender o significado dessa expressão e como usá-la, continue lendo esse artigo.
O que é um lead?
Antes de explicar o que é CPL, precisamos entender o que é um lead. A palavra lead também vem do inglês, da tradução direta “liderar”. Porém, quando falamos em vendas, como é o caso comum no marketing digital, a palavra se refere a aquele que “lidera o interesse de compra”. Em outras palavras, um lead significa uma oportunidade de negócio.
Digamos por exemplo que você tem uma loja virtual e está com uma campanha de tráfego de anúncios dos seus produtos. Muitas pessoas vão acessar sua loja, mas nem todas vão fechar a compra. Mesmo assim, algumas podem se interessar por ela e desejar receber informações e novidades futuramente. .
Quando isso acontece,o visitante pode ter a possibilidade de realizar um cadastro informando, por exemplo, seu nome e seu email. Caso o visitante realize esse cadastro, então sua loja conseguirá um lead!
Apesar disso, não basta apenas abandonar a lista: é necessário se trabalhar esses leads! Afinal, os leads representam uma grande oportunidade de vendas para o negócio. Por isso, é importante ter uma boa base de leads – clientes que você possui mais informações, como nome e email- para que você consiga fazer ofertas mais efetivas e com maior conversão.
O que é CPL?
Agora que você já sabe o que é um lead, é hora de entender o que é o CLP,ou seja, o custo por lead. Para isso, acompanhe o exemplo abaixo:
Imagine que essa campanha de campanha de tráfego que usamos no exemplo acima custou no total mil reais. No final dela, além dos clientes que compraram na sua loja virtual, você conseguiu uma lista com 10 pessoas que se cadastraram deixando nome e email, ou seja, você conseguiu dez leads. Nesse caso, o custo por lead foi de cem reais.
Em outras palavras, o custo por lead é a divisão do valor gasto em sua campanha dividido pelo número de pessoas que mostraram interesse.
É importante destacar que custo por lead é uma métrica de desempenho, mas pode ser também uma estratégia incluída em seu planejamento de mídia.
Nesse caso,vale a máxima “Ao se compreender qual solução permite que se gere mais leads a um custo mais reduzido, é possível decidir com propriedade onde os recursos da empresa devem ser alocados”- Rocket Content.
O custo por lead é então uma forma de medir a eficiência das suas campanhas. O custo por lead é também uma forma de avaliar se suas campanhas estão trazendo os resultados esperados para esse tipo de análise.
O que é CPL no marketing digital?
No marketing digital, o CLP é uma métrica comumente utilizada. Através desta métrica é possível descobrir o custo de cada lead para as campanhas feitas. E o cpl é também uma estratégia.
Por isso, quando falamos de marketing digital, principalmente de marketing de afiliados, o cpl é uma das métricas mais observadas. Afinal, é importante divulgar suas campanhas para os públicos que têm interesse nos produtos divulgados. Nesse sentido, essa ação é importante para marca, que tem um CPL menor, e para o afiliado, que recebe as comissões mais altas com públicos assertivos.
Nesse sentido, é extremamente importante que o afiliado saiba medir seus resultados! Só assim, ele vai conseguir saber de fato, quais campanhas tem sido mais rentáveis para si.
Como calcular o CLP?
Para descobrir o custo por lead basta dividir o investimento em marketing pelo número de leads!
CLP= investimento em marketing / N. de leads.
CPA, CPC e outras métricas
Além do CPL, existem diversas outras métricas importantes no marketing digital que podem ajudar você a avaliar os resultados das suas campanhas e de suas vendas. Abaixo você você confere alguma das mais importantes:
CPA: CPA significa “custo por aquisicao”. Nesse modelo, a pessoa que anuncia paga pelo anúncio quando tem uma aquisição, ou seja, uma ação concluída. Um exemplo de aquisição pode ser um cadastro. Isso significa dizer que a pessoa só pagaria à uma fonte de tráfego quando um cadastro fosse feito.
O CPA também pode ser usado com o objetivo de compra de um produto. Ou seja, é feito um anúncio com a finalidade de venda de certo item e, quando a transação é concluída por daquele anúncio, o anunciante paga o custo por aquisição à fonte de tráfego.
CPC: A sigla CPC significa custo por cliente. Ela considera que uma vez que um anúncio é feito, existem muitas pessoas que podem clicar nele. Assim, CPC é uma métrica baseada em cliques, onde considera quantos usuários vá até sua página
E se você quer saber sobre outras métricas, aproveite para ler sobre elas também aqui em nosso blog.