A Black Friday é um dos períodos mais movimentados no varejo. Uma das datas mais aguardadas pelos compradores e vendedores. A edição 2022 vem aí e promete agitar mais uma vez o mercado nacional. Lembrando que neste ano a data será compartilhada com outro grande evento, a Copa do Mundo.
No ano de 2021, o evento foi marcado por um aumento significativo, crescendo 21% comparado ao ano anterior, segundo dados da E-commerce Brasil. Em 2020 o crescimento das vendas foi de apenas 4%. Aliás outro levantamento importante foi que 54% das compras foram feitas à vista, mostrando que a maioria dos compradores se preparam para essa oportunidade, muitas vezes adiantando até compras de natal.
Contudo considerando esses aspectos e um ano atípico com eleições e Copa do Mundo no segundo semestre, se preparar nunca foi tão importante. E se engana quem pensa que começar a fazer isso em setembro está muito adiantado. Com alguns meses de antecedência é possível se preparar melhor, definir estratégias, prever resultados e comunicar com eficiência seus clientes. Portanto para te ajudar nesse processo, levantamos quatro tendências para a Black Friday 2022. Continue a leitura para conhecer todas elas.
Quatro tendências para Black Friday 2022
PIX
O pix já fez sucesso na Black Friday de 2021 e a tendência é ficar ainda mais forte esse ano. Como um método prático e seguro de pagamento, tem sido cada vez mais adotado. Com toda certeza oferecer essa opção a seus clientes pode alavancar suas vendas e quebrar a barreira de resistência na compra inicial.
Omnichannel
Uma tendência que vem ganhando mais forças e está sendo usada nos mais diversos segmentos é a da estratégia de Omnichanel. E o que seria isso? O omnichannel na tradução literal para o portugues significa “canal único”. Em outras palavras: alinhar suas promoções de Black Friday tanto nos canais digitais quanto nas lojas físicas. O objetivo aqui durante a Black Friday é garantir que um produto que o cliente viu online esteja disponível presencial e vice e versa.
No online
Live Ecommerce
Muitas pessoas já conhecem as Lives, que se popularizaram principalmente no começo de 2020. Esse modelo de venda surgiu na China e pode ser visto tanto em plataformas digitais quanto em canais pagos, onde são exibidos produtos com descontos exclusivos com o objetivo de aumentar as vendas. O sucesso das lives se estende para esse ano, com a promessa de que grandes marcas irão investir nesse modelo. Por ser pouco explorado, certamente pode gerar ótimos retornos, principalmente quando combinado com outras estratégias, como a apresentação da mesma por um influencer digital do segmento de seus produtos.
Campanhas de Marketing.
Todo anunciante que quer obter resultado, por isso precisa trabalhar uma boa campanha de marketing digital! Através dela você consegue direcionar a sua msg para um nicho específico. Aliás são diversas formas e investimentos que você pode trabalhar. Entre eles, e-mail marketing, cupom de desconto, assim como influenciadores, conteúdo. O importante é investir e anunciar sua marca no universo online.
Em conclusão dentre todas as tendências, a mais importante será aquela que faz mais sentido com seu objetivo final. Por isso, não se desespere caso não consiga aplicar todas, mas se dedique e busque parceiros que te ajude a definir qual delas faz mais sentido para sua marca. E lembre-se: para ficar atualizado sobre dicas e novidades do mercado, acompanhe nosso blog e siga a Afilio nas redes sociais.