Tendências no mercado de mídia online, com Agata Amadeo

O ano de 2023 começou agitado! Com diversas mudanças e tendências no mercado de mídia online, a melhor maneira de se preparar para o período, é conversando com alguém que entende do assunto. Por isso, convidamos Agata Amadeo, Diretora de Novos Negócios da Afilio, para compartilhar suas perspectivas para o ano.

Quem é Agata? 

Para quem está atuando no mercado há algum tempo, Agata sem dúvidas deve ser uma pessoa que você conhece ou já ouviu falar! Há anos no mercado, atuou nos mais diversos nichos de vendas, com destaque para a atuação voltada para afiliadas. Este foi o ponto chave para aproximar a Agata da Afilio, onde assumiu no final do ano de 2022 o cargo de Diretora de Novos Negócios na empresa. 

Como grande profissional, hoje compartilha conosco algumas ideias e insights para ficar atento, principalmente quando falamos de tendências para mídia online. Confira esse bate papo abaixo e se prepare para encontrar muitas dicas para você se destacar no mercado digital. 

Entrevista Exclusiva com Agata Amadeo

1–  Para começar, considerando sua experiência de mais de dez anos em mídia online, quais são suas expectativas para o mercado em 2023, especialmente para os investimentos em mídia online? 

No primeiro semestre de 2022 os investimentos em campanhas de publicidade digital no Brasil somaram R$14,7 bilhões, um aumento de 12% em relação ao investimento do primeiro semestre de 2021. Ou seja: apesar dos desafios enfrentados em 2022,  houve crescimento, este inclusive que vem acompanhado de uma série de tendências! 

Por esse motivo, acredito que essas tendências irão se solidificar no mercado digital e que seguirão em ascensão ao longo de 2023. Com isso, tenho uma expectativa de um crescimento de investimento em mídia online em 2023.  Porém, teremos uma tendência no afunilamento de escolha de canais: canais muito mais estratégicos em conversão de negócios e com potencial de se trabalharem em uma segmentação mais direcionada. 

2– Considerando as mudanças no perfil do consumidor nos últimos três anos, cada vez mais digitalizados e adaptados ao e-commerce, você acredita que ainda há espaço para crescer nas vendas online? 

Sim, sem dúvidas a caminhada ainda será grande! 

As expectativas de crescimento para o comércio eletrônico brasileiro é de 185,7 bilhões em 2023, segundo a ABComm.Este setor está em constante evolução, por esta razão ainda há espaço para novas tecnologias que sejam para otimizar o alcance com o público ou ainda para melhorar a experiência de compra.

Investimento em Midia para criar um marca forte

3– Crescer uma marca e torná-la um ativo reconhecido pelos consumidores tem sido uma decisão cada vez mais importante e crucial para se destacar no mercado. Na sua opinião, qual o papel do investimento em mídia online nesse quesito? Esse investimento agrega em uma construção mais sólida? 

Estamos em um momento no mercado de grandes mudanças, adaptações e desafios. O cenário pandêmico impulsionou, de certa forma, o hábito da compra online. Além disso, eventos como a Copa do Mundo abriram oportunidades para a publicidade em plataformas digitais, algo nunca explorado anteriormente.

Outro ponto importante, foram acontecimentos como a guerra na Ucrânia, que impulsionou uma desaceleração econômica. Como consequência, motivou diversas empresas a adotarem cortes orçamentários.

Frente a todos esses acontecimentos, a mídia online buscará estratégias de marketing eficientes, limitando seus gastos com publicidade, trabalhando com métricas e dados concretos e canais que ofereçam resultados, conversões e vendas para os seus negócios. 

Portanto, as marcas que aplicarem essas práticas corretamente tendem a conquistar mais espaço na mente e na consideração do público.  E é neste momento que o marketing de afiliados terá destaque, uma vez que ele aproxima as marcas do seu público de modo que seus consumidores a vejam como autoridade no assunto.  

Marketing de Afiliação – Na contra Mão dos Gastos

4 – Com uma previsão de economia instável para este ano, muitas marcas estão reduzindo  os investimentos em mídia. Como o Marketing de Afiliação pode ser uma boa opção de estratégia e ajudar as marcas nesse período?

Sim, o marketing de afiliado é uma estratégia que traz a segurança no investimento proposto, ou seja, o anunciante só paga quando tem o retorno de negócio efetivo, Além disso, é uma mídia com poder de escalabilidade de formatos diferentes, empoderando o marketing digital da dependência de canais convencionais.  

5– O Marketing de afiliação é muito conhecido pela sua entrega em campanhas de performance, mas muitos não sabem que ele consegue entregar bons resultados em campanhas de branding. Como você acha que o Marketing de Afiliação agrega para as campanhas de branding? 

Mesmo que o foco de marketing de afiliação seja performance e conversão, nossos parceiros participam de alguma forma da jornada de compra do usuário final. Por exemplo, temos parceiros da vertical de conteúdo com mais de 12 milhões de acessos e Influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores. Isso amplia muito a visibilidade. 

Portanto, hoje este mercado está preparado para gerar engajamento e fortalecimento de marca para canais de topo de funil de conversão e também para entregar performance e venda em canais de final de funil de conversão.

Considerações Finais

6– E por fim, mas não menos importante: como é para você gerenciar um time? Sabemos que o mercado profissional ainda exige muito e possui uma abertura mais resistente para mulheres, mas que isto está mudando e que existem diversas histórias para inspirar! Fique a vontade para compartilhar um pouco da sua história, caso se sinta à vontade! 

Não enxergo como gerenciamento e sim liderança. Meu principal objetivo é se tornar um exemplo para as pessoas que lidero, participando da operação e construindo juntos os resultados da empresa. É gratificante estar nesta posição, evoluir a cada dia com o time, sentir que está sendo inspiração e participar do processo de crescimento de cada um. 

Quando fiquei grávida, escutei muito do mercado dizendo: “Depois que ganhar filho, pretende parar de trabalhar?”. Isso me fazia refletir que eu não seria capaz de ser uma grande profissional sendo mãe. Ou que nem seria reconhecida pelo meu esforço por que não estaria 100% focada no trabalho. A sociedade vem evoluindo muito para quebra de paradigmas sim, mas temos uma sociedade cultural que não se desvincula desses hábitos e pensamentos.

Felizmente, apesar de comentários desse tipo, as palavras mais presentes durante a minha carreira como gestora mulher foram inspiração e empatia.  Hoje sou mãe, esposa, dona de casa e uma grande profissional, portanto você que ainda presencia esta sociedade cultural ultrapassada, não se desmotive e nem se julgue, mostre que é capaz, quebre paradigmas e escreva sua própria história do seu jeito!

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