Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia 5G

A tecnologia 5G já está tornando realidade as conexões ultra rápidas e o potencial máximo da Internet of Things. Ou seja: a maior parte dos setores serão impactados, como os carros automáticos, escolas, empresas e muito mais.

O que é tecnologia 5G?

Basicamente, 5G é um conjunto de padrões de rede sem fio. A letra “G” significa “geração”, pois essa é a quinta geração de tais padrões.

Cada nova geração de padrões é marcada especialmente pela transmissão de dados. Um dos fatores mais marcantes do 5G é permitir um grande número de dispositivos conectados simultaneamente a uma rede sem fio.

Quais são as gerações?

1G: Criada de maneira analógica nos anos 80 apenas para codificar áudio através de sinais de rádio. Ela chegou a ser usada nos primeiros modelos de celulares.

2G: Desde o início da década de 90, permitiu o uso da voz digital e mensagens de texto.

3G: Com lançamento em 2000, permitiu o uso de dados e internet em celulares.

4G: Em 2010, tornou-se possível a reprodução de vídeos em HD.

Nesse sentido, o 5G vem para agregar a todas as etapas alcançadas e atingir níveis de qualidade e quantidade maiores ainda.

Como funciona?

Em outras palavras, de maneira mais rápida e econômica, o 5G vai permitir a conexão virtual entre as pessoas, máquinas, dispositivos e objetos, conhecida como Internet das Coisas. É interessante destacar que o 5G é um dos grandes fatores que vão apoiar o crescimento do Metaverso.

Isto é, partimos do princípio que os dados são compartilhados em um ambiente virtual, estes que são transmitidos em uma faixa específica de bandas e frequências, que podem ter certa lentidão. Afinal, o 5G veio para superar tais limitações usando uma faixa de frequências mais alta.

Quais os benefícios do 5G?

Quando pensamos no conceito de smart city, a tecnologia 5G promete transformar esferas no curto, médio e longo prazo.

A alta velocidade na entrega de dados e a redução de custos são uns dos principais benefícios. Assim, o tempo entre “dar uma ordem” ao nosso aparelho e ser cumprido será muito menor.

Além disso, um dos pontos mais importantes vai ser o maior número de dispositivos conectados a uma rede sem fio, chegando a uma escala de milhões por quilômetro quadrado.

Não por acaso, segundo os dados divulgados pela organização 5G Americas, a tecnologia atingiu a marca de 700 milhões de usuários em todo o mundo, já simbolizando o impacto de seus prós.

Nesse sentido, se manter conectado nas atualizações tecnológicas são essenciais para guiar os rumos de várias áreas, inclusive do marketing, negócios e outras oportunidades. Acesse o nosso blog para mais materiais interessantes!

Se inscreva em nossa newsletter

Veja também:

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Concordar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.  Leia mais

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como podemos ajudá-lo?