Para todo profissional de marketing – ou demais áreas do mundo digital – uma das maiores preocupações é fazer com que o visitante permaneça em seu site e, obviamente, realize uma compra ou faça download de algum arquivo importante.
É aí que começa a busca por um relacionamento. A melhor maneira de começar a conversão de visitantes em potenciais clientes é gerar leads. Para isso, as Landing Pages são utilizadas. Existem diferentes formatos de exibição com objetivos e hora ideal de aplicação. É válido conhecer mais sobre o tema.
Quer construir uma Landing Page ideal para aumentar as vendas? Veja neste artigo como as empresas alcançam grandes taxas de conversão com páginas criativas e práticas.
O que é uma Landing Page
Também conhecidas como páginas de destino, as Landing Page têm como principal função a conversão dos visitantes em lead. São páginas com poucos componentes nas quais o foco é evitar as distrações comuns e fazer com que o visitante realize algum comando.
Imagine que o site da sua empresa está conseguindo mensalmente um número de acessos considerável em suas páginas, mas isso não faz com os visitantes se transformem em compradores. É para isso que servem as Landing Pages.
Páginas específicas são criadas e fazem com que o visitante dê atenção apenas ao que é indispensável e realize determinada ação. Apesar de haver outros tipos, o tipo de Landing Page mais comum é aquele box que se abre automaticamente quando você entra em um site.
No geral, é preciso preencher um pequeno formulário em troca de infográficos, planilhas, e-books ou qualquer outro conteúdo bom o suficiente que valha o fornecimento dos dados. Também há aquelas que oferecem descontos especiais em determinada compra, promoções e afins.
Por que é importante para um negócio gerar leads
Os leads importam para uma empresa porque são considerados uma oportunidade de negócio. Gerar mais visitas no site é bom, mas apenas isso não faz as vendas aumentarem. Por isso, as Landing Pages são tão essenciais na estratégia de marketing.
Quando uma empresa está focada em gerar leads certamente irá produzir um conteúdo atraente e mais criativo. Ao fazer isso, a marca mostrará seu valor e alcançará mais contatos. Com as informações básicas de um potencial cliente é possível:
– construir um relacionamento de confiança;
– entender quem acessa o conteúdo do site;
– segmentar contatos;
– diminuir gastos com aquisição de clientes.
Como construir uma Landing Page e vender mais
Agora que você sabe a importância de uma Landing Page, entenda que é fundamental que atendam a principal demanda de um negócio: conversão de visitantes em leads e de leads a clientes. Para conseguir isso, há alguns elementos indispensáveis. Confira:
1. Atenção com os títulos
O título deve conter a mensagem do que está sendo oferecido na Landing Page para que, além de interessada, não se sinta enganada. Pense em um título que chame a atenção e seja simples e compreensível.
É ruim para a empresa quando oferece algo e entrega outro produto. Portanto, deixe claro o que as pessoas irão receber se cadastrarem seus dados.
2. CTAs adequadas
Para que a estratégia funcione, são usados os CTAs – calls-to-actions – que são botões, imagens ou mesmo texto que chamem para uma ação específica. Os mais utilizados são:
– Baixe agora mesmo;
– Agende gratuitamente;
– Receba o material;
– Acesse o conteúdo.
3. Crie uma boa descrição
Este item é vital para o sucesso da Landing Page porque é aqui que será descrito o objetivo da oferta feita. Neste momento, é preciso passar a mensagem de forma clara e sucinta para que não haja mal entendido.
Se seu objetivo é, por exemplo, fazer com que o usuário baixe um e-book, escreva algo como:
“Criamos este Manual de Finanças Pessoais para quem deseja tomar o controle da vida financeira. Nele você poderá ter uma visão geral de como montar um orçamento mensal e a criar estratégias para manter as finanças em dia.”
4. Pense no conteúdo visual
O título e a descrição são importantes para ajudar o visitante a entender o que está sendo oferecido, mas uma Landing Page deve ser atraente visualmente. Quando um conteúdo é passado de maneira didática e de fácil compreensão provavelmente o visitante irá cadastrar seu e-mail e dar as informações necessárias.
5. Coloque as informações que precisa no formulário
Chegamos ao que interessa numa Landing Page: o formulário de cadastro. Ele é o responsável por todo esforço em criar um conteúdo diferenciado e compartilhar gratuitamente com o público. É o que a empresa recebe em troca do conhecimento compartilhado com os visitantes.
Devido sua importância, é preciso colocar nele todas as informações necessárias. Mas, atenção, não complique a vida de quem irá se cadastrar. Seja o mais breve possível, dando opções de preenchimento ou campos suspensos.
Tenha cautela ao inserir campos no formulário, extraindo as informais mais essenciais para a criação do seu banco de dados. Afinal, existe um modelo ideal? Não. Mas há duas informações óbvias e indispensáveis em todos os formulários: nome e e-mail.
As demais são de acordo com as características do negócio. No fim das contas, quanto mais valor agregado tiver e mais complexo for o produto oferecido, mais dados podem ser solicitados. Para conteúdos mais simples, não são necessários tantos elementos.
Como otimizar uma Landing Page
Após sua criação, pense em como otimizar e fazer sua Landing Page chamar mais atenção. Você pode usar algumas estratégias para ter melhores resultados. São elas:
– Benchmarks: uma análise profunda sobre as práticas e fatores que aumentam – ou não – a performance, além de definir métricas essenciais para melhorar as estratégias de marketing.
– Testes nos CTAs: antes de colocar no ar, teste a imagem, as cores, o formulário e tudo mais que estará disponível em sua Landing Page. Dessa forma, evitará problemas na conversão dos leads.
– Estratégias de SEO: é possível utilizar estas técnicas em uma Landing Page e é, inclusive, indicado. Foque nas palavras-chave e demais comandos para conseguir ranquear a página.