As mídias digitais e sociais são uma excelente vitrine para uma empresa. A partir delas é possível não apenas alavancar as vendas, mas aumentar o alcance da sua marca. Se você montou um negócio recentemente ou se a empresa está há anos no mercado sem
reconhecimento e valor, apostar no marketing de afiliados pode abrir muitas portas.
O programa de afiliados é uma estratégia de marketing e divulgação. Por meio das redes sociais, sites ou blogs, a empresa é divulgada por terceiros, que recebem remuneração a partir do cliques e vendas realizadas pelo link disponibilizado.
Mas o que, de fato, os afiliados podem fazer para aumentar o alcance da marca? O que fazer para garantir a eficácia dos métodos de divulgação e marketing? O que o engajamento tem a ver com isso?
Neste artigo responderemos a estas questões e mostraremos como você, dono ou dona de um negócio, pode melhorar seus números – inclusive de vendas – por meio do marketing de afiliados.
Por que o engajamento é importante para a marca
O engajamento é a interação que um usuário tem com a marca, ou seja, é o quantitativo de curtidas, comentários, compartilhamentos e reações feitas em uma publicação/postagem. Estes seguidores que acompanham a página ou perfil são a audiência da marca. São as pessoas com quem a marca deve manter um relacionamento.
A criação de um relacionamento – de curto ou longo prazo – com um cliente se dá por diversos fatores. Mas apesar de o termo ser quantitativo, as métricas são apenas indícios de um bom trabalho, seja por meio de excelentes materiais de divulgação ou criação de uma relação saudável com o público alvo.
Quando se fala de afiliados, a interação com o público é o que faz com que se tenha sucesso na divulgação da empresa. Quando o afiliado se identifica com o propósito e produtos da marca, certamente o marketing será mais certeiro porque ele conseguirá falar com mais propriedade sobre os produtos e serviços disponíveis.
Para que isso aconteça é preciso que se estabeleça uma cultura empresarial e não só isso: que as práticas sejam coerentes com a identidade e percebidas por quem acompanha os perfis da empresa na internet.
Anunciante: o que fazer para aumentar o alcance da sua marca
Os benefícios do programa de afiliados para as empresas são inúmeros. Obviamente, o objetivo central é fazer com que os anunciantes recebam mais clientes e, com isso, aumentem seu mercado de atuação. Mas há outros diversos motivos para investir na afiliação.
A seguir, listaremos cinco maneiras de intensificar e aumentar o alcance do seu negócio por meio do marketing de afiliados.
Aumento de resultados
O programa de afiliados é baseado inteiramente em resultados, logo, o próprio afiliado se responsabiliza pelo seu desempenho. A problemática é que se o afiliado não gerar resultados a partir do modelo de afiliação escolhido, não terá o lucro esperado pela parceria. Por isso, quanto mais afiliados engajados, melhor.
Crescimento da exposição
Uma marca que está na rede certamente terá mais resultados. E o programa de afiliados faz com que o anunciante esteja em diferentes tipos de plataformas e atinja públicos que não seriam atingidos com a publicidade tradicional.
Otimização de campanhas
Por haver diversas possibilidades e formatos de divulgação por meio dos afiliados, a publicidade pode ser feita de maneira mais extensa e certeira, de acordo com a relevância do afiliado. Isso fará com que sua marca alcance pessoas que utilizam com frequência diferentes plataformas.
Os afiliados costumam trabalhar com os seguintes meios: e-mail marketing, links de texto em sites/blogs, cashback, plugins, anúncios nativos, banners, cupons de desconto e muitas outras possibilidades.
Novas portas para parcerias
“É impossível ser feliz sozinho”, já dizia a canção de Tom Jobim. O programa de afiliados é uma porta de entrada para novos parceiros que se identificam com o perfil do seu negócio. O que começa com afiliação pode se tornar uma relação muito mais próxima e intensa com o afiliado. Trabalhos em conjunto, troca e produção de conteúdo e promoção de eventos são apenas algumas das possibilidades.
Baixo custo de manutenção
O afiliado só recebe se o seguidor – ou visitante, no caso de sites e blogs – clique no anúncio, baixe algum arquivo ou finalize a compra. Com isso os riscos são mínimos para a empresa e o anunciante só paga após obter os resultados.
É comum que a empresa disponibilize materiais para que o afiliado divulgue em suas redes, mas a responsabilidade do alcance e direcionamento é inteiramente do afiliado.