Como vender pelo Instagram? Veja passo a passo

Vender pelo Instagram já é uma realidade para milhares de empreendedores no mundo inteiro. A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos também pode ser usada como uma plataforma para realizar vendas e fidelizar clientes.

Mais de 99 milhões de brasileiros usam o Instagram diariamente, de acordo com a Cuponation. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com mais usuários conectados.

Com tantas pessoas acessando essa rede social todo dia, por que não expor produtos e serviços nela? Pensando nisso, o próprio Instagram oferece um recurso para compras direto na plataforma: o Instagram Shopping.

Assim, empreendedores podem maximizar seu alcance e rentabilizar ainda mais seus negócios. Sobretudo diante da pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social.

Se você está pensando em vender pelo Instagram, veja o passo a passo a seguir:

Crie um perfil comercial

O primeiro passo para vender pelo Instagram é criar um perfil comercial. Esse tipo de conta permite acesso a métricas, impressões, interações e insights de novos conteúdos.

Além disso, é possível ver informações sobre os seguidores, como localização, gênero e faixa etária. O que pode ser muito importante para entender o público e suas peculiaridades.  

Quem tem um perfil comercial no Instagram também consegue promover publicações, de forma a alcançar um número ainda maior de pessoas.

É muito importante que seu perfil tenha uma Bio chamativa e que explique bem o seu ramo de atuação. Se tiver um site ou e-commerce próprio para vendas, inclua na Bio.

Tenha boas fotos e vídeos

Uma foto vale mais que palavras. Quando falamos sobre vendas essa frase faz todo sentido. Para o cliente sentir segurança sobre o produto e finalizar a compra, ele precisa ver e comprovar a qualidade.

Por isso, invista em boas fotos para compartilhar em seu perfil no Instagram. Mostre o produto de diferentes formas e ângulos.

Um truque é gravar vídeos com o produto em uso. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, filme diferentes combinações das peças. Isso traz maior credibilidade e dá maior segurança para o consumidor fechar a compra.

Mescle conteúdos de venda pelo Instagram com dicas

Não basta apenas publicar fotos dos produtos para vender pelo Instagram. Essa é uma rede social que busca criar conexões e relacionamento entre as pessoas. Por isso, postar só fotografias dos seus itens pode ficar monótono.

Crie conteúdo de valor e de qualidade. Dê dicas de como usar seu produto, como aumentar a durabilidade, mostre os bastidores da produção, por exemplo. É fundamental que o público crie um elo e se sinta parte do processo.

Use os stories e IGTV

Os vídeos estão em alta! E no Instagram não é diferente. Portanto, invista em gravações da rotina de trabalho, da confecção dos produtos, das formas de uso de cada item. Vídeos com mais de um minuto devem ser publicados no IGTV.

Mas, se você quiser algo mais descontraído e direto, a melhor opção é o story. Ele é uma ferramenta do Instagram para estabelecer relacionamento com a audiência e mostrar um pouco dos bastidores. Por esse motivo, é importante explorar todas as opções que ele oferece: enquete, caixinha de perguntas, quiz.

Uma dica que pode aumentar suas vendas pelo Instagram é usar a caixinha de pergunta para ver quais são as principais ‘dores’ do seu público. Pergunte, por exemplo, como você pode ajudar, no que seus produtos podem melhorar.

Essas respostas são fundamentais para entender melhor como oferecer um produto/serviço que atenda as expectativas do público.

Poste vídeos no Reels

A ferramenta dentro do Instagram que tem o maior alcance hoje em dia é o Reels. São vídeos de até um minuto que tem uma aba exclusiva na rede social. Por isso, tente explorá-lo no seu perfil.

Confira os assuntos que estão em alta, grave vídeos e compartilhe com seus seguidores.

Faça gravações de vídeos para vender pelo Instagram
Invista em vídeos para passar maior credibilidade e vender mais pelo Instagram

Engana-se quem pensa que para ‘bombar’ no Reels é preciso fazer dancinhas ou vídeos engraçados. Tudo é possível de adaptação para o seu nicho de atuação. Dessa forma, veja as tendências e use a criatividade.

Crie uma loja no Instagram Shopping

O Instagram possibilita que marcas cadastrem e vendam seus produtos direto pela rede social. O chamado ‘Instagram Shopping’ reduz o caminho de compra do cliente, que não necessita sair da plataforma para adquirir as mercadorias.

Para fazer uma loja no Instagram é preciso ter uma conta comercial e uma página do negócio no Facebook.

Depois, basta vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios e fazer a marcação dos produtos nos posts.

Faça parceria e ofereça descontos

Por último, uma dica valiosa para vender pelo Instagram é fazer parcerias com influenciadores digitais. Eles detêm um público fiel e que se identifica com os produtos recomendados.

Por isso, faça uma lista com influenciadores digitais do seu ramo de atuação e proponha parcerias. Você pode oferecer permutas ou pagar pelos serviços de divulgação do profissional.

É válido também oferecer descontos ou cupons. Isso serve para fidelizar o público e aumentar as vendas. Legal né?

Gostou das dicas para impulsionar as vendas pelo Instagram? Agora é só colocar em prática! Mão na massa!

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