Ter sucesso com o marketing de afiliados não é para qualquer um. É necessário que se tenha dedicação e paciência. Não é só divulgar links e chamadas nas redes sociais, mas é também pensar no retorno financeiro que a atividade trará. Por isso, confira 5 dicas para escolher um bom programa de afiliados e não se decepcionar com os resultados.
Para início de conversa, você sabe a importância de ser um afiliado e como isso ajuda no seu planejamento estratégico?
Refletir sobre os impactos da decisão é importante para que se entenda previamente que:
- a forma de consumo da sociedade muda de tempos em tempos;
- o papel do produtor de conteúdo é decisivo no aumento das vendas de uma empresa;
- fazer isso da melhor maneira altera (e muito) os ganhos.
Nas empresas, o setor que mais tem sido valorizado é o que lida com as estratégias digitais, ou seja, o de marketing.
É indispensável a um negócio obter mais lucro e se faz isso da seguinte forma: colocando o consumidor no centro e entendendo o modo como ele consome. Dessa forma, o alcance será mais rápido e eficaz.
Com o programa de afiliados essa barreira cliente vs. empresa é desfeita com facilidade. Entenda como!
O que é e como funciona um programa de afiliados
Antes de querer ganhar dinheiro com programa de afiliados ou marketing de afiliados, é preciso entender como funciona. Muitas pessoas podem acabar não conseguindo se dar bem na prática por não saber o real significado.
O programa de afiliados é uma forma de prestar serviços a uma empresa tendo remuneração a partir das conversões geradas pela divulgação. É um tipo de publicidade online onde os negócios são gerados por meio dos acessos.
Qualquer pessoa ou empresa pode se tornar um afiliado, desde que tenha um site ou blog na internet. Deve haver um espaço no site para veiculação de publicidade (como banners ou textos), sendo a forma de pagamento feita em função dos resultados.
Na prática, o programa de afiliados funciona assim: digamos que uma empresa deseja expandir suas vendas e para conseguir isso, ela se cadastra na plataforma de afiliados e divulga seus produtos e/ou serviços.
Quem deseja ser afiliado, ou seja, divulgar esses produtos em troca de uma comissão, se inscreve na mesma plataforma. Caso o afiliado se encaixe no perfil da empresa, o acordo é feito e ele é aprovado na plataforma e tem acessos aos materiais para iniciar a divulgação das campanhas.
A partir de então, todas as vendas finalizadas pelo link estarão ligadas ao afiliado, que já possui e garantiu a confiança dos seguidores. A cada venda, este receberá uma porcentagem do valor total do produto.
O papel de cada um na rede de afiliação
Como já se sabe, nesta modalidade de marketing digital as empresas buscam espaço e a moeda em troca é a remuneração.
O programa de afiliados é uma alternativa válida para todos os envolvidos no processo, desde as empresas, criadores de conteúdo e até os clientes.
O motivo disso é que todos os integrantes da rede ganham. Veja os benefícios para cada um:
– Empresa:
Por expandir os canais de divulgação e marketing, aumenta o número de vendas e, consequentemente, os produtos e serviços alcançam novos públicos;
– Afiliado:
Este receberá dinheiro pela indicação feita, facilitando o ganho de dinheiro online por meio da monetização do site;
– Cliente:
É comum que o cliente ganhe descontos, além de acesso a produtos diferenciados e de origem não duvidosa.
Quem faz parte de um programa de afiliados acaba sendo um vendedor virtual, por isso, é muito importante que antes de fechar qualquer tipo de contrato o afiliado conheça o trabalho da empresa que divulgará.
O perigo de pensar apenas na verba repassada é perder a credibilidade com seu público e não conseguir recuperá-la mais.
Tipos de programas de afiliados
Em geral, há alguns tipos de modelos de negociação no programas de afiliados, entre eles os mais conhecidos e utilizados são: CPA, CPC, CPL e CPM. Eles definem em qual formato será feito o pagamento das comissões. Entenda de forma prática e rápida como cada um funciona:
CPA – Custo por ação
É o mais utilizado nos programas de afiliados. Ao receber o link, o afiliado promove a marca ou produto e recebe comissão em cima do que foi vendido.
CPC – Custo por clique
Neste formato o afiliado é pago por cada clique no banner ou link divulgado em seu canal. Esse modelo só é válido se tiver um número grande de visitas no site. Caso não tenha, não compensa muito.
CPL – Custo por lead
Meio termo entre o CPA e o CPC, o custo por lead exige que o possível cliente não apenas clique no link, mas que se cadastre preenchendo um formulário. Ele pode não comprar nada, mas deve informar e-mail e outros dados.
CPM – Custo por mil impressões
Nesse caso, o afiliado recebe comissão a cada mil acessos em sua página ou banner. Por ter um preço inferior, esta opção acaba sendo deixada de lado nas negociações.
Como começar um negócio com a afiliação
Com o foco no aumento das vendas, as empresas vêm adotando esse tipo de estratégia por ter baixo custo, ser simples de ser implementado, não precisar se preocupar com a operação da campanha e ter grandes chances de sucesso.
Confira o passo a passo de como transformar o programa de afiliados em um negócio.
Tenha um site de qualidade
Se o seu desejo é profissionalizar o site, é crucial que capriche não apenas na aparência, mas também no conteúdo oferecido. Além disso, é essencial transparecer confiança por meio dele para garantir que mais pessoas comprem e se sentindo seguras. Portanto, investir na estética e no conteúdo de qualidade é fundamental para conquistar a confiança dos visitantes e potenciais clientes.
Foque em um nicho de mercado
Sobre o que você gosta e costuma falar com seu público? É nesse nicho, portanto, que deve centralizar as parcerias. Se, por exemplo, prefere falar sobre moda em vez de discutir economia, faz mais sentido vender produtos relacionados à moda e a segmentos semelhantes. Além disso, ao direcionar suas parcerias para o tópico de maior interesse, você poderá aumentar a afinidade com sua audiência.
Escolha o programa de afiliados
A etapa principal no processo de inserção em uma rede de afiliados é a procura por um bom programa. Para quem deseja começar a montar um negócio e já planejou as etapas anteriores, chegou o momento de decidir qual das opções do mercado mais combina com você. Escolha o que reúne as melhores características em relação a comissões, portfólio de anunciantes e outros.
Distribua os anúncios
Após escolher o nicho e o programa, é a hora de posicionar os anúncios no site. Utilize as técnicas corretas para implementação, seja na lateral da página ou em locais de sua escolha. Lembre-se que não é adequado encher a página de anúncios, por isso, tente utilizar de maneira correta o que possui.
5 dicas de como escolher um bom programa de afiliados
Como já vimos, a principal decisão da afiliação é a escolha do programa de afiliados. Existem dezenas de opções no mercado, cada qual com suas particularidades.
Para escolher um bom programa de afiliados, separamos cinco dicas. Confira!
1. Procure por boas comissões
É óbvio que quem entra numa rede de afiliação procura por mais lucro. Por isso, veja as comissões pagas por cada programa e considere a mais lucrativa. Mas também fique atento a outros itens do programa além do financeiro.
2. Prefira produtos com boa aceitação
Como já foi dito, divulgar produtos ruins pode destruir sua imagem pessoal e a do site, fazendo com que perca a credibilidade em relação aos seguidores. Veja quais empresas estão no programa para garantir sucesso em relação à marca.
3. Verifique o método de pagamento
Como o programa paga os afiliados? Veja a melhor forma de pagamento de cada um e a regularidade. Além disso, confira no Reclame Aqui a reputação do seu programa de interesse.
4. Prefira marcas que você usa
Para saber a qualidade do produto, utilize e incentive testes. Caso a marca não ofereça o produto, avalie se vale a pena comprar e tornar-se cliente da marca. Procure redes de afiliados que contam com anunciantes que você já usa e conhece.
5. Analise as promoções que o programa permite
É comum que certos programas não permitam divulgação no Facebook em formato de campanhas. Caso o afiliado tenha uma página com grande movimentação, por exemplo, não é um bom negócio entrar em programas que possuem esta restrição. Veja se é possível utilizar o link de afiliados para campanhas de newsletter, redes sociais e afins porque isso pode ser um problema no alcance de novos compradores.
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