Você já conhece o cashback? Faz uso desse recurso? O cashback tem ganhado cada vez mais espaço e popularidade no Brasil. E se você é um afiliado ou pretende ganhar dinheiro com afiliação, precisa estar de olho nisso.
Essa técnica é mais comum no e-commerce do que nos comércios físicos mais tradicionais. Consiste em uma forma de atrair clientes e tornar a compra mais vantajosa, gerando mais vendas nas lojas virtuais.
Neste artigo, vamos explicar o que é cashback e as vantagens de adotar esse modelo no seu negócio.
O que é cashback
A palavra cashback significa, em português, “dinheiro de volta”. E é literalmente isso que acontece. Quando o consumidor faz uma compra, recebe de volta parte do valor total gasto.
Pode parecer loucura, mas é justamente assim que marcas estão vendendo mais e atraindo mais clientes para seus sites. Afinal, é muito vantajoso ter de volta uma parte do valor gasto em uma compra. Que consumidor não gosta?
De acordo com a Associação Nacional de Comércio Eletrônico (ABComm), os e-commerces devem faturar R$ 185 bilhões em 2023. Se tomarmos como base um site de cashback que oferece média de 5% do dinheiro de volta, os consumidores poderiam recuperar até R$ 9,2 bilhões.
Como funciona
O processo de funcionamento do cashback é bem simples. Basicamente, o consumidor faz uma compra e ganha parte do dinheiro de volta.
Para que esse trâmite aconteça de forma efetiva, existem as plataformas de cashback. Elas são responsáveis por conectar empresas parceiras e os consumidores.
A cada compra, elas recebem uma comissão, que dividem com o consumidor. Por isso, as compras com cashback precisam ser feitas por meio dessas plataformas. Não é possível ter o dinheiro de volta diretamente dos e-commerces, sem passar por essas plataformas especializadas.
Para o consumidor, é bem simples participar. Basta fazer o cadastro na plataforma e conferir as empresas parceiras e ofertas disponíveis. Estando logado, ele é direcionado para o e-commerce e realiza a compra normalmente.
Ao efetuar a compra por meio de uma plataforma de cashback, o sistema reconhece e registra o valor que será reembolsado. Vale lembrar que esse dinheiro de volta varia de acordo com cada loja. Normalmente, pode ser de até 5%.
Na plataforma de cashback, o usuário vai acumulando seus reembolsos e pode fazer o resgate a partir de um determinado valor. As transações são gratuitas para o consumidor e os depósitos de devolução de dinheiro acontecem em dias e frequência determinados pela plataforma, por exemplo, uma vez ao mês todo dia 5. Lembrando que o dinheiro pode ser devolvido em bônus nas lojas ou como crédito na sua conta.
Cashback X desconto
Muitas pessoas comparam cashback com desconto, mas eles são ferramentas bem diferentes de promoção das lojas.
O desconto é dado sobre o valor total do produto e calculado no ato da compra, antes de o pagamento ser efetuado. Assim, o consumidor já paga o valor com desconto, e a compra termina aí.
No modelo cashback, o consumidor paga o preço integral do produto. O pagamento ocorre, assim, com base no valor total, ciente de que a plataforma de cashback computará uma porção do valor da compra para reembolso ou bônus.
Cashback X programa de fidelidade
Outra confusão que fazem é comparar o cashback como um programa de fidelidade, como os oferecidos por cartões de crédito. Eles também são diferentes.
No programa de fidelidade, cada compra gera pontos. O consumidor converte suas compras em pontos que podem, futuramente, ser trocados por descontos em lojas parceiras, produtos, serviços ou outros benefícios.
Nesse modelo, é preciso acumular um determinado mínimo de pontos para resgatar os benefícios, e o consumidor fica limitado às ofertas do programa de fidelidade (lojas, condições e produtos específicos).
Já no cashback, o usuário ganha o dinheiro de volta na conta corrente, podendo gastar onde e como quiser. Sem ter que ir em busca do que vale a pena ou não dentro do programa de fidelidade.
Vantagens do cashback
O cashback já é bem consolidado no comércio online, por ser uma estratégia de marketing de performance baseada no modelo de ganha-ganha. Nele, todas as partes têm benefícios: loja, plataforma de cashback e consumidor. Confira a seguir algumas vantagens de trabalhar com esse recurso.
1) Atrair novos clientes
Como já falamos aqui várias vezes, quem não gosta de desconto e promoção? Poder pagar mais barato sempre é atrativo para consumidores. Poder receber parte do dinheiro gasto de volta, então, é mais atrativo ainda.
O consumidor hoje em dia está mais atento e exigente. Ele está de olho nas marcas que realmente oferecem vantagens e conseguem crescer vendas e lucro sem deixar o consumidor na mão.
Com o cashback, as lojas virtuais podem atrair mais clientes, converter mais vendas e deixar seu consumidor mais feliz por ter a vantagem do dinheiro de volta.
Além disso, é interessante para as plataformas de cashback a divulgação das ofertas em massa, aumentando o alcance e visibilidade das marcas.
2) Aumentar a fidelização
A partir do momento que experimenta um benefício realmente vantajoso, o cliente não vai pensar duas vezes em repetir a compra no mesmo formato.
Por isso, consumidores que experimentam o cashback costumam adotar essa prática em suas compras futuras. Isso estimula novas conversões e fideliza o usuário.
O cashback atua diretamente na retenção de clientes. Isso acontece porque todo o seu princípio é o de que o cliente deve fazer compras nos estabelecimentos cadastrados para aproveitar os benefícios.
Quanto mais saldo acumular no cashback, mais dinheiro o cliente recebe de volta. Portanto, é vantajoso manter-se fiel a determinadas lojas.
3) Regras transparentes
Não é difícil ver promoções com aquele “*” especificando as condições. Quantas vezes você não comprou achando que estava fazendo um bom negócio e depois viu que não era bem assim?
Através de uma plataforma que oferece cashback, é possível determinar com precisão a quantia de dinheiro que receberá de volta. O consumidor sempre vê claramente a porcentagem do valor que vai retornar à sua conta, o que torna o modelo mais transparente.
4) Perfil do consumidor
Não é de hoje que as lojas precisam entender seus consumidores e analisar os dados coletados para melhorar a experiência dos usuários. E, claro, aumentar as vendas.
As plataformas de cashback podem recolher dados de consumo importantes para as estratégias de marketing. Por exemplo, produtos mais vendidos, produtos com baixa aceitação, influência de preço e porcentagem de cashback na decisão de compra e muitos outros fatores.
É uma forma de conhecer a fundo o perfil do consumidor e usar isso para definir novas estratégias de marketing a favor do negócio.
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