Você já ouviu falar sobre marketing de afiliados, não é? Estamos falando de um modelo de negócios que cresceu 72% durante a pandemia. Essa é uma excelente estratégia de marketing que ajuda as empresas a aumentarem seus lucros, enquanto possibilita ao afiliado ganhar comissão pelas vendas.
Em linhas gerais, o marketing de afiliação envolve três pilares-base: a empresa que tem um produto ou serviço que deseja vender, o potencial cliente interessado na compra e o afiliado, que fará a mediação da operação.
A cada conversão, o afiliado é remunerado — e é sobre isso que falaremos nas próximas linhas. Entenda o tema abaixo!
Entenda o mercado de afiliados
É importante entender que existem diversos modelos comerciais que mensuram a forma de ganhar comissão, conforme falaremos mais adiante. Mas o que você precisa saber de antemão é que é necessário se dedicar.
Muitas pessoas entram no mercado digital atraídas pelos diversos benefícios, como o fato de ser gratuito e não demandar altos investimentos, a possibilidade de liberdade geográfica e de tempo e até mesmo a não existência de um chefe — é você mesmo que define sua rotina de trabalho.
Todos os pontos acima são verdadeiros e maravilhosos, mas vale ressaltar que, para se manter como um afiliado de destaque, é primordial investir em conhecimento, aperfeiçoamento e estudo.
É comum que o afiliado foque todos os seus esforços apenas em vender, mas existem alguns passos anteriores que ajudarão a ter mais resultado, como definir muito bem um nicho de atuação e um público alvo.
Outro ponto importante é conhecer de perto seus produtos, sejam eles físicos ou digitais. Isso faz com que a venda seja concluída mais facilmente, já que o afiliado sabe do que está falando.
Escolha um programa confiável de afiliação
Para ganhar comissão, você também terá que se cadastrar em um programa. Já existem diversas plataformas que trabalham com marketing de afiliados, mas é preciso estar atento a alguns pontos para não errar na escolha.
Um deles é o tempo de mercado: quanto mais veterana for a plataforma, mais seguro é trabalhar com ela. A Afilio, por exemplo, soma mais de 12 anos de experiência nos mercados nacional e internacional.
Outro ponto que merece sua atenção são os materiais de divulgação. Quanto maior for a quantidade e qualidade desses arquivos, maiores as suas chances de converter.
Não devemos esquecer, ainda, da importância de ter variedade de segmentos, que permite que o afiliado encontre as campanhas que mais têm a ver consigo mesmo e com seus clientes.
Por último, mas não menos importante, a plataforma de afiliação ideal deve contar com diversos modelos de comissão. Entenda quais são a seguir.
Veja como ganhar comissão na Afilio
Se você chegou até aqui, deu para entender que, para ganhar comissão, é necessário fechar vendas. No entanto, existem outros tipos de ação que também geram lucro, como fazer com que baixem um aplicativo ou que cliquem em um banner de um site.
Por tanto, o que gera comissão para o afiliado não é necessariamente uma venda de produto ou serviço, mas também outros tipos de conversão, ou seja: fazer com que determinado usuário conclua determinada ação no meio online.
A Afilio trabalha com diversos modelos comerciais, que aumentam as chances de ganhar comissão e faturar mais. Veja as principais:
1. Custo por clique (CPC)
A cada clique efetuado em um banner dentro do seu site, o afiliado será comissionado. Muito comum em campanhas de branding e tráfego.
2. Custo por lead (CPL)
É o preenchimento de um cadastro utilizado para aumentar os interessados pelo produto ou serviço oferecido por um anunciante.
3. Custo por aquisição ou ação (CPA)
Toda vez que um visitante realiza uma compra, o parceiro é comissionado. A comissão é uma porcentagem da venda ou um valor fixo.
4. Custo por mil impressões (CPM)
A cada 1000 vezes que o banner aparece na tela dos visitantes do seu site, o afiliado vai ganhar comissão.
5. Clique duplo
A comissão é contabilizada toda vez que é gerado um tráfego qualificado, um usuário com real interesse no produto.
6. Custo por Instalação
Baseado na instalação de um app ou software e toolbars.
7. Custo por View ou Visita
Custo por view ou visita. Ideal para branding.
8. Custo por dia (CPD)
Baseado na contratação de disparo de e-mail marketing para bases qualificadas.
Como você pôde ver, é possível ganhar comissão de diversas maneiras diferentes dentro do universo da afiliação. Independentemente de qual seja a escolhida, sempre é importante se manter atualizado, investir em capacitação e optar por uma plataforma confiável para trabalhar.
Que tal se cadastrar na Afilio? Faça parte agora mesmo!