Você tem algum comércio virtual, vende pela internet ou trabalha com clientes? E qual é o canal que você usa para conseguir se comunicar de forma eficaz? Atualmente, o WhatsApp para e-commerce é a ferramenta que proporciona uma melhor experiência.
Engana-se quem pensa que o WhatsApp serve apenas para trocar mensagens com amigos e familiares, ou para compartilhar memes entre os grupos.
A rede social de mensagens tem ajudado empreendedores e empresas que usam o WhatsApp para e-commerce a terem uma melhor experiência com o usuário.
Afinal, uma boa comunicação é fundamental, seja ela no pré ou pós-venda.
Mas, quais seriam as vantagens que WhatsApp para e-commerce tem? Você já conhece a versão business? Então confira todas essas dicas valiosas!
WhatsApp é a segunda rede social mais usada no Brasil
Se te perguntassem: “você conhece alguém que não tem WhatsApp atualmente?” A resposta tem muitas chances de ser negativa. Afinal, é o principal canal de comunicação atualmente adotado pela população.
E, é claro, as empresas não ficam e nem poderiam ficar atrás.
Para você ter uma ideia, o WhatsApp é a terceira maior rede social do mundo, de acordo com o Relatório Digital 2021.
O app de mensagens fica atrás apenas do Youtube. No mundo, ele ocupa a terceira colocação, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, ficando atrás também do Youtube e do Facebook.
Leia também:
+ Como usar a Inteligência Artificial
WhatsApp Business: o que é e como funciona?
Para ajudar as empresas e empreendedores, o aplicativo lançou a versão business. Você já conhece? Essa é uma versão com mais ferramentas, opções e estratégias voltadas às empresas.
Ali, você pode ter uma comunicação mais direcionada ao cliente, com respostas automáticas, adicionar cardápio e tabela de preços, bem como criar mensagens instantâneas, de acordo com o seu horário de funcionamento.
Os MEI’s são profissionais que têm aproveitado bastante o WhatsApp Business para estabelecer uma comunicação mais profissional com o seu público. Além disso, é possível organizar as mensagens com etiquetas e ajuda na organização e categorização.
WhatsApp para e-commerce: veja as vantagens
E quais são as vantagens do WhatsApp para e-commerce? No decorrer deste artigo você já viu algumas, como: ele te permite categorizar, uma comunicação mais eficaz e é um dos aplicativos mais usados, ou seja, (praticamente) todo mundo está inserido.
Mas, existem outras! Quer saber quais? Veja a seguir:
Rapidez na comunicação
Sabemos que o WhatsApp é um canal de mensagens instantâneas. E, além disso, as chances do seu cliente estar online quando você chamá-lo é grande, ou ao menos receber a notificação. Por isso, o processo é mais ágil do que em um e-mail, por exemplo.
Mais proximidade
Muita gente considera a comunicação por meio do WhatsApp mais informal e por isso não adere. Mas por esse motivo, há a opção do Business, que você pode trazer mais proximidade e continuar tendo uma postura profissional.
Possibilidade de expor os seus produtos
O WhatsApp Business vem com a opção de catálogo. Por isso, você consegue expor os seus produtos e assim que o cliente salva o seu contato ele já consegue ver o que você colocou no seu perfil. Dessa forma, agilizando o atendimento e a comunicação.
+ Confira dicas para se tornar um afiliado de sucesso
Links compartilháveis
Outra funcionalidade do WhatsApp Business é permitir a criação de links compartilháveis. Você pode colocá-lo em suas redes sociais e compartilhá-los de forma que o seu cliente possa falar com você sem necessariamente salvar o contato.
Etiquetas personalizadas
Também é possível criar etiquetas para você categorizar os seus clientes. Por exemplo, colocar respondido ou sem resposta. Outro exemplo é pago, aguardando pagamento ou pendente. São várias as possibilidades de personalizar a conversa por cliente.
Integração com a Web
Assim como a versão principal, o WhastApp para E-commerce, ou business e também consegue se conectar com a internet. É possível, por meio do qr code, se conectar no WhatsApp Web e usá-lo pelo computador.
Gostou dessas vantagens? Já usa o WhatsApp no seu e-commerce? Então deixe seu comentário e diga como tem sido a sua experiência para ajudar outros empreendedores!