Dicas de como comprar online com segurança no final do ano

Muito se fala sobre as facilidades de se comprar online, mas pouco sobre as medidas de segurança para se proteger de fraudes e perdas de dados, então continue lendo esse artigo para descobrir como comprar online com segurança.

Uma das épocas mais agitadas do varejo está chegando: o final do ano. E com o período, a busca por produtos e serviços aumenta à medida que confraternizações e datas especiais, como natal e ano novo, se aproximam. Além de que esse ano em especial, o período terá também a Copa do Mundo para incluir na lista de eventos.

 E para evitar filas e aglomerações, ou mesmo, aproveitar melhores descontos e otimizar tempo, muitos consumidores têm optado pelas compras online. Com diversas campanhas acontecendo, relacionadas à virada do ano e ao campeonato mundial, é importante sempre verificar com atenção as informações que você compartilha na internet, e para quem elas são. 

Como comprar online com segurança?

Realizamos uma pesquisa e também conversamos com nosso time de tecnologia sobre o assunto e trouxemos algumas dicas relevantes para tornar a experiência de compra online ainda mais segura. Conheça abaixo quais são elas: 

Verificar sempre o NOME do site na barra do endereço ao ser redirecionado.

Alguns falsificadores criam páginas idênticas nas lojas oficiais e impulsionam “ofertas” através das redes sociais ou mesmo pelo google. E muitas vezes na correria do dia a dia ou na busca pelas melhores ofertas fica difícil verificar no próprio anúncio. Por isso, sempre verifique na própria barra de navegação. 

Para isso, leia atentamente o nome do site. Se ele estiver em forma redutiva, sem ser por extenso, suspeite. Além disso, você pode clicar no cadeado que aparece no navegador do Google e ainda abrir uma outra guia, digitar o nome da loja que você deseja comprar e procurar a oferta pelo próprio buscador da mesma. Caso não encontre, feche a página falsa e limpe o histórico do seu computador. 

Nunca usar a mesma senha.

Apesar de ser raro, infelizmente algumas lojas de grande porte são invadidas por hackers que roubam as senhas e outros dados dos usuários da loja. Com isso, além da loja ter um super prejuízo tanto na confiança do cliente quanto no número de acessos, seus dados ficam na mão de pessoas desconhecidas. Por isso, crie senhas diferentes para cada loja online que fará compras. 

E ainda falando de senha, uma outra dica super importante é: construa senhas fortes, ou seja: senhas que não sejam óbvias. Opte por senhas que possuam sempre letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Dessa forma, fica mais difícil de robôs, os chamados boots, conseguirem imitar e clonar sua senha. 

Usar preferencialmente cartões virtuais para efetuar o pagamento. 

Hoje em dia, realizar compras online está muito mais seguro que há alguns anos. Isso porque agora diversos bancos oferecem a possibilidade de gerar cartões de crédito virtuias para efetuar pagamentos, perfeito para comprar online. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu banco e buscar pela opção de cartão virtual ou digital.

Esse cartão tem uma sequência de números que são gerados aleatoriamente e que expiram depois de alguns minutos. Assim, a vida útil dele é válida somente para uma compra. Desse modo, caso alguém copie suas informações, será impossível utilizá-las. 

Se atentar a ofertas milagrosas.

Parece uma dica muito simples, mas é muito importante reforçar essa ideia. Isso porque no calor do momento, deixamos de nos atentar a coisas óbvias. Por exemplo: você avisa pesquisado um produto que gostaria de comprar e inicialmente estava custando R$150. Agora, o valor dele é de somente R$15. Atente-se.

Mesmo em liquidações e promoções, as lojas ainda precisam arcar com os custos básicos do produto, por isso, raras as ocasiões em que se é possível encontrar ofertas com mais de noventa por cento de desconto. E muitas vezes, tais ofertas são de uma campanha estratégica, ou seja, já são enquadradas como “concurso” ou “sorteio”. Por isso, repita os passos anteriores ao encontrar tais milagres. 
Em resumo, com essas dicas aqui apresentadas, seja para o final do ano, Cyber Monday, Black Friday ou mesmo para o Dia Das Crianças: você poderá comprar online com tranquilidade. 

Se inscreva em nossa newsletter

Veja também:

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Concordar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.  Leia mais

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como podemos ajudá-lo?