6 dicas para ser mais produtivo no home office

Com a chegada da quarentena em 2020, o home office se potencializou. Muitas empresas resolveram aderir ao esquema de trabalho remoto para estimular o distanciamento. Após mais de um ano e meio, ele virou o ‘queridinho’ dos trabalhadores.

A praticidade que home office traz, além da flexibilidade e conforto, fizeram com que muitos trabalhadores se apaixonassem por esse estilo de trabalho. E mais, atualmente muitos nem querem mais voltar para o presencial.

Entretanto, em meio a tanta popularidade, ainda há quem não consiga se organizar 100% e encontre dificuldade de ser produtivo. 

E isso pode acontecer com qualquer pessoa, até aquele mais adaptado. Afinal, tudo tem sido novo e são diversos fatores externos que podem se tornar desafios durante a rotina de trabalho.

Pensando nisso, a Afilio separou algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a se tornar ainda mais produtivo durante o dia a dia de trabalho no home office.

Dicas para um home office com produtividade

Como ser produtivo trabalhando em casa? É possível e a gente tem como provar! 

Afinal, não à toa uma pesquisa recente da Universidade Harvard Business School apontou que 81% das pessoas que estão em home office em razão da pandemia preferem continuar após o fim da crise.

Por isso, a expectativa é que após a pandemia o home office se torne ainda mais uma tendência e não vá embora. As empresas reagiram bem e os funcionários também.

E você vai precisar manter a produtividade em dia. Veja as dicas a seguir!

1) Estabeleça uma rotina

Para ser produtivo no home office é muito importante ter uma rotina. Mesmo trabalhando de casa, é preciso que você se organize, principalmente com horários e tarefas.

Você acorda qualquer horário, almoço quando dá e faz as suas tarefas aleatoriamente? Então saiba que isso é extremamente prejudicial e vai te fazer um profissional improdutivo.

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Trabalhar remotamente não é sinónimo de fazer aleatoriamente e desconsiderar os processos básicos de uma rotina de trabalho. O seu organismo precisa se acostumar que você está em casa mas está trabalhando.

Por isso, monte um cronograma e tenha horários. Mesmo o home office tendo uma grande flexibilidade, estabeleça prioridades e processos. Isso vai ajudar bastante a não deixar nenhuma tarefa pendente.

2) Tenha um local silencioso

Trabalhar em casa vai requerer uma mudança de hábitos, principalmente no que diz respeito à família. Peça a colaboração dos parentes para que você tenha um local de trabalho harmonioso.

Se for preciso, faça alguns ajustes nos cômodos da casa para que você consiga trabalhar de maneira confortável.

Ruídos e excessos de distrações podem atrapalhar a sua produtividade.

3) Mude a cara de casa

Agora que você já escolheu um local, ele é silencioso e está à sua disposição, que tal transformá-lo em um ambiente de trabalho? Quanto mais ele tiver a cara de um escritório, melhor.

Opte por uma cadeira confortável, por uma mesa que caiba todas as suas papeladas e anotações, se precisar, compre utensílios e recursos essenciais de acordo com a sua profissão.

mulher sentada trabalhando em home office com notebook aberto
Evitar distrações ajuda a manter uma rotina de trabalho mais produtiva durante o home office

4) Estabeleça metas e prazos

O principal erro de quem trabalha home office é achar que tudo acontece sozinho. E sabemos que isso é impossível, não é mesmo? Por isso é muito importante que você estabeleça metas e prazos.

Um planner ou quadro de avisos podem ser bem úteis, ou até mesmo um grande calendário de mesa. Você precisa ter todas as suas demandas e tarefas visíveis e com prazos estipulados para ser um profissional produtivo.

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Quanto mais distante de você, as chances de esquecer e deixar passar um compromisso ou tarefa importante são grandes. Outra dica é usar a tecnologia como aliada. Atualmente, diversos aplicativos ajudam atuando como organizador de tarefas.

5) Retire as distrações

Se elas são dispensáveis no seu dia a dia de trabalho, tente retirar algumas distrações, como celulares, televisão, vídeos, redes sociais, e até mesmo as tarefas domésticas.

Adicionar tudo isso ao seu dia a dia pode atrapalhar a sua produtividade, já que você vai ter que dividir a atenção e pode não dar a prioridade correta. Mas, em alguns casos, o uso de redes sociais e celular é essencial. 

Para isso, evite navegar por sites e locais que tirem o seu foco.

6) Saiba a hora de parar

Mas, lembre-se: você não é uma máquina!

Embora você precise ser produtivo e tenha que ficar livre de distrações, saiba respeitar o seu limite. Cuidado com o excesso de trabalho e o acúmulo de tarefas e horários. 

Vão ter horas que o seu corpo e sua mente vão pedir pausa. Se permita parar, descansar, levantar um pouco da cadeira, ver a luz do dia e até mesmo conversar com alguém fora do ambiente de trabalho.

Só tenha cuidado para não passar muito tempo ocioso e esquecer das suas prioridades.

E aí, essas dicas te ajudaram? Que tal colocá-las em prática para ser ainda mais produtivo no home office? E não deixe de compartilhar para que elas possam ajudar outras pessoas!

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