Atualmente, a facilidade de acesso à internet permite que transmissões online sejam realizadas de qualquer lugar, sobretudo em época de pandemia devido à Covid-19. Com isso, é possível gerar conteúdo para diversas pessoas utilizando, por exemplo, o formato de webinar. Mas, contudo, surge a dúvida: webinar é melhor que evento presencial? Como escolher?
Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste texto, pois iremos falar sobre cada um dos formatos.
O que é um webinar?
A palavra webinar vem da junção das palavras web-based + seminar em inglês e significa “seminário baseado em rede”, em português.
Ou seja, o webinar é um tipo de seminário ou conferência online, que na maioria das vezes ocorre ao vivo para participantes cadastrados previamente.
Enquanto o palestrante ou convidado apresenta o conteúdo online, os espectadores assistem e interagem tirando suas dúvidas. O conteúdo apresentado também pode ser gravado e utilizado posteriormente pela sua base de contatos.
Além disso, a transmissão de webinars pode facilitar também a vida do telespectador, pois ele não precisa sair da sua casa ou do seu trabalho para ter acesso ao conteúdo.
+ Calendário e-commerce: confira datas importantes para o seu negócio
Evento online x evento presencial: o que levar em consideração na hora de escolher
A diferença entre os eventos online e presencial se dá principalmente pela forma com que acontecem. Contudo, ambos exigem uma organização, programação e estrutura para que aconteçam.
Separamos as principais diferenças entre eles:
Valores
Normalmente o evento online tem um custo menor para ser realizado, uma vez que acaba exigindo menos estrutura para que ele aconteça. Isso porque ele pode ser transmitido pelo canal do YouTube ou outras redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo. E, por isso, não há necessariamente um gasto com a sua transmissão.
Já os eventos presenciais costumam ter valores mais altos, afinal é preciso criar uma estrutura para comportar os palestrantes e os participantes do eventos, criando uma experiência de evento presencial.
Será necessário, por exemplo, pensar no espaço, no número de pessoas, como será feita a acomodação, material eletrônico, som, iluminação etc.
Localização
A escolha do local é muito importante e exige alguns cuidados, tanto para os eventos que acontecem online quanto os que são presenciais, pois faz parte da experiência do usuário que estará participando.
Se você for realizar um evento presencial é necessário levar em consideração a quantidade de pessoas para escolher um local adequado para receber os convidados e palestrantes, por exemplo.
E se for um evento online as opções de local são um pouco maiores, uma vez que existem mais possibilidades para serem exploradas.
Interação
Interagir com outras pessoas é essencial – e não menos importante quando falamos de webinar, por exemplo. Isso porque estamos fadados a criar conexões com os outros. No entanto, esse senso de comunidade é mais percebido em eventos presenciais, onde as pessoas estão inclinadas a fazer mais contatos espontâneos.
Mas também é possível conhecer e fazer um bom networking com pessoas atrás das telinhas. Isso porque o engajamento é uma parte fundamental do marketing, e o webinar se destaca nesse quesito.
Isso porque chamar uma pessoa para apresentar o webinar já humaniza o conteúdo e aumenta, ainda mais, as chances de criar vínculos reais com os participantes.
Viu, só? Agora você sabe as principais diferenças entre um evento online e presencial. Com isso, consegue identificar qual é a melhor opção para o seu negócio, certo?
Por isso, que tal continuar navegando em nosso site para aprender mais? Leia agora mesmo: “Inbound Marketing: o que é e como aplicá-lo ao seu negócio” e fique ainda mais por dentro do assunto!