Entenda o que é Alt Commerce e quem é este novo consumidor

O Alt Commerce, que significa Alternative Commerce, na tradução Comércio Alternativo, é uma ideia que fala muito sobre o novo consumidor, em especial os das Gerações Z e Alpha.

Esse público específico viu os primeiros smartphones quando eram crianças. Ou seja, o celular esteve “presente” na vida delas desde quando nasceram e a tendência que continue sendo a primeira tela que tenham contato ao longo dos próximos anos. Já as redes sociais também continuam e continuarão sendo o lugar por onde esse público expressa suas ideias.

Vale lembrar que, ao contrário das gerações anteriores, as Gerações Z e Alpha cresceram com a experiência das telas, ou seja, uma experiência gamificada e com a velocidade de “tudo é para ontem”. Portanto, para elas é normal que uma entrega seja rápida, assim como as compras online fazem parte da vida dessas gerações.

Por isso, para atender às expectativas e necessidades das gerações Z e Alpha, o varejo precisa se reinventar. Mas como isso é possível? O conceito de Alt Commerce te explica isso! Continue a leitura para saber mais!

+ Conheça 5 podcasts de Marketing Digital que você precisa ouvir

+ E-commerce brasileiro promete aumentar ainda mais em 2022, indica pesquisa

O que é Alt Commerce?

De forma resumida, o Alt Commerce é uma experiência social, gamificada e ao vivo. Por isso, seus canais não são tradicionais e misturam diferentes plataformas, como as sociais e o comércio físico e/ou eletrônico.

Nesse conceito a compra está introduzida no ambiente em que o consumidor vive — independentemente de qual seja. Isso significa que o conceito de Alt Commerce tem, por si só, a ideia de fugir do que é tradicional.

Isso porque as novas gerações compram em aplicativos como TikTok e Pinterest, por exemplo. Além das comunidades virtuais.

Crianças abrem os braços para comemorar uma venda feita no computador
As Gerações Z e Alpha cresceram com a experiência das telas

Alt Commerce e o novo consumidor

A Geração Z, nascida a partir de 1995, já corresponde a 36,7% da população mundial. A tendência é que em 2030 essa geração tenha um poder de consumo maior que as gerações mais velhas.

Para esse público, que viu os primeiros smartphones quando nem eram adolescentes, o celular é a primeira tela e as redes sociais são o lugar onde expressar sua identidade.

Já a Geração Alpha, aqueles que nasceram após 2010, possuem uma grande diferença entre a Geração Z: a interação com a tecnologia desde o nascimento.

O novo consumidor tem hábitos muito diferentes das gerações anteriores – e, por isso, pode ser difícil entender seu comportamento. É um público que cresceu com instantaneidade trazida pelo celular – e que não aceita lidar com lojas, aplicativos e empresas que não tragam uma experiência 5 estrelas, por exemplo.

Além disso, é um público que considera normal uma entrega demorar apenas 10 minutos e que não vê o mundo como “online X offline”. Para eles, tudo é uma coisa só!

Gostou de saber o que é Alt Commerce? Então se inscreva no canal no Youtube da Afilio. Disponibilizamos diversos conteúdos que vão te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Concordar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.  Leia mais

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como podemos ajudá-lo?