O Alt Commerce, que significa Alternative Commerce, na tradução Comércio Alternativo, é uma ideia que fala muito sobre o novo consumidor, em especial os das Gerações Z e Alpha.
Esse público específico viu os primeiros smartphones quando eram crianças. Ou seja, o celular esteve “presente” na vida delas desde quando nasceram e a tendência que continue sendo a primeira tela que tenham contato ao longo dos próximos anos. Já as redes sociais também continuam e continuarão sendo o lugar por onde esse público expressa suas ideias.
Vale lembrar que, ao contrário das gerações anteriores, as Gerações Z e Alpha cresceram com a experiência das telas, ou seja, uma experiência gamificada e com a velocidade de “tudo é para ontem”. Portanto, para elas é normal que uma entrega seja rápida, assim como as compras online fazem parte da vida dessas gerações.
Por isso, para atender às expectativas e necessidades das gerações Z e Alpha, o varejo precisa se reinventar. Mas como isso é possível? O conceito de Alt Commerce te explica isso! Continue a leitura para saber mais!
+ Conheça 5 podcasts de Marketing Digital que você precisa ouvir
+ E-commerce brasileiro promete aumentar ainda mais em 2022, indica pesquisa
O que é Alt Commerce?
De forma resumida, o Alt Commerce é uma experiência social, gamificada e ao vivo. Por isso, seus canais não são tradicionais e misturam diferentes plataformas, como as sociais e o comércio físico e/ou eletrônico.
Nesse conceito a compra está introduzida no ambiente em que o consumidor vive — independentemente de qual seja. Isso significa que o conceito de Alt Commerce tem, por si só, a ideia de fugir do que é tradicional.
Isso porque as novas gerações compram em aplicativos como TikTok e Pinterest, por exemplo. Além das comunidades virtuais.
Alt Commerce e o novo consumidor
A Geração Z, nascida a partir de 1995, já corresponde a 36,7% da população mundial. A tendência é que em 2030 essa geração tenha um poder de consumo maior que as gerações mais velhas.
Para esse público, que viu os primeiros smartphones quando nem eram adolescentes, o celular é a primeira tela e as redes sociais são o lugar onde expressar sua identidade.
Já a Geração Alpha, aqueles que nasceram após 2010, possuem uma grande diferença entre a Geração Z: a interação com a tecnologia desde o nascimento.
O novo consumidor tem hábitos muito diferentes das gerações anteriores – e, por isso, pode ser difícil entender seu comportamento. É um público que cresceu com instantaneidade trazida pelo celular – e que não aceita lidar com lojas, aplicativos e empresas que não tragam uma experiência 5 estrelas, por exemplo.
Além disso, é um público que considera normal uma entrega demorar apenas 10 minutos e que não vê o mundo como “online X offline”. Para eles, tudo é uma coisa só!
Gostou de saber o que é Alt Commerce? Então se inscreva no canal no Youtube da Afilio. Disponibilizamos diversos conteúdos que vão te ajudar!